A EDUCAÇÃO NÃO FORMAL NAS LICENCIATURAS EM ARTES VISUAIS DA PERSPECTIVA DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS

Autores/as

  • Cayo Honorato Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.19179/2319-0868.833

Palabras clave:

educação não formal, educação em museus, mediação cultural

Resumen

Considerando a publicação da Resolução CNE/CP no 2, de 20 de dezembro de 2019, que trata da BNC-Formação, este artigo retoma o problema do lugar da educação não formal na formação assegurada pelos cursos de Licenciatura em Artes Visuais. Duas problemáticas organizam a sua discussão: (1) a relação entre teoria e prática e (2) a vinculação dos estágios à escola. Assumindo que a possibilidade do estágio na educação não formal é limitada por essa Resolução, o artigo decide por evidenciar suas incongruências, para além de criticar suas formulações. Em suma, se participar das manifestações culturais é uma das competências que o professor deve desenvolver, por que ele não poderia atuar nos espaços que são próprios a essas manifestações?

Biografía del autor/a

Cayo Honorato, Universidade de Brasília

Professor Adjunto no Departamento de Artes Visuais (VIS) do Instituto de Artes (IdA) da Universidade de Brasília (UnB), na área de História e Teoria da Educação em Artes Visuais.

Citas

ALBINO, Ângela C. A.; SILVA, Andréia F. da. BNCC e BNC da formação de profes-sores: repensando a formação por competências. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 13, n. 25, p. 137-153, jan./mai. 2019. Disponível em: . Acesso em: 14 mai. 2020. DOI: https://doi.org/10.22420/rde.v13i25.966

ALENCAR, Valéria P. de. O mediador cultural: Considerações sobre a formação e profissionalização de educadores de museus e exposições de Arte. 2008. Disser-tação (Mestrado em Artes) – Instituto de Artes, UNESP, São Paulo, 108 p.

ANFOPE; FORUMDIR. Manifesto em defesa da formação de professores. Notícias da Anped, 17 dez. 2018. Disponível em: <http://www.anped.org.br/news/manifesto-anfope-em-defesa-da-formacao-de-professores>. Acesso em: 14 mai. 2020.

BARBOSA, Ana Mae; COUTINHO, Rejane G. (org.). Arte/educação como media-ção cultural e social. São Paulo: UNESP, 2009.

BRANDÃO, Carlos R. A educação como cultura. Campinas, SP: Mercado das Le-tras, 2002.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e ba-ses da educação nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 14 mai. 2020.

___. Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008. Dispõe sobre o estágio de estudan-tes; […] e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11788.htm>. Acesso em: 14 mai. 2020.

CNE (Conselho Nacional de Educação). Resolução n. 1, de 30 de setembro de 1999. Dispõe sobre os Institutos Superiores de Educação […]. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp001_99.pdf>. Acesso em: 14 mai. 2020.

___. Resolução n. 1, de 18 de fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superi-or, curso de licenciatura, de graduação plena. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/res1_2.pdf>. Acesso em: 14 mai. 2020.

___. Resolução n. 2, de 19 de fevereiro de 2002. Institui a duração e a carga horá-ria dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da Educação Básica em nível superior. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CP022002.pdf>. Acesso em: 14 mai. 2020.

___. Resolução n. 1, de 16 de janeiro de 2009. Aprova as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Artes Visuais e dá outras providências. Dis-ponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/2009/rces001_09.pdf>. Acesso em: 14 mai. 2020.

___. Resolução n. 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Na-cionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf/file>. Acesso em: 14 mai. 2020.

___. Resolução n. 07, de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira […] e dá outras providências. Disponí-vel em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=104251-rces007-18&category_slug=dezembro-2018-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 14 mai. 2020.

___. Resolução n. 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curricula-res Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educa-ção Básica (BNC-Formação). Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file>. Ac-cessor em: 14 mai. 2020.

FALK, John H.; DIERKING, Lynn D. Lessons without limit: how free-choice learn-ing is transforming education. Walnut Creek, CA: AltaMira Press, 2002.

FARIAS, Isabel M. S. de. O discurso curricular da proposta para BNC da formação de professores da educação básica. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 13, n. 25, p. 155-168, jan./mai. 2019. Disponível em: . Acesso em: 14 mai. 2020. DOI: https://doi.org/10.22420/rde.v13i25.961

FERRAZ, Maria H. C. de T.; FUSARI, Maria F. de Rezende e. Arte na educação escolar. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

GOHN, Maria da G. Educação não formal e o educador social: atuação no desen-volvimento de projetos sociais. São Paulo: Cortez, 2010. DOI: https://doi.org/10.22347/2175-2753v1i1.1

___. Educação não formal no campo das artes. São Paulo: Cortez, 2015.

GROS, Frédéric. Desobedecer. São Paulo: Ubu Editora, 2018.

JACOBI, Daniel (ed.). Culture et éducation non formelle. Québec: Presses de l’Université du Québec, 2018. DOI: https://doi.org/10.2307/j.ctt20p56qw

LÖWY, Michael. A teoria da revolução no jovem Marx; tradução de Anderson Gonçalves. São Paulo: Boitempo, 2012.

MAGALHÃES, Ana Del T. V. Ensino de arte: perspectivas com base na prática de ensino. In: BARBOSA, Ana Mae (org.). Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2002, p. 161-74.

MARANDINO, Martha. Faz sentido ainda propor a separação entre os termos edu-cação formal, não formal e informal? Ciência & Educação, Bauru, v. 23, n. 4, p. 811-816, out./dez. 2017. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1516-731320170030001>. Acesso em: 14 mai. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1516-731320170030001

MEUNIER, Anik. L’éducation dans les musées: une forme d’éducation non formelle. In: JACOBI, Daniel (ed.). Culture et éducation non formelle. Québec: Presses de l’Université du Québec, 2018, p. 15-32. DOI: https://doi.org/10.2307/j.ctt20p56qw.7

MEC (Ministério Da Educação). Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília, [S.n.], 2018a, 600 p.

___. Proposta de novas normas para a formação do professor avança. Portal do Ministério da Educação. 18 dez. 2018 [2018b]. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/50631>. Acesso em: 14 mai. 2020.

___. Resolução define diretrizes para formação de professores. Portal do Ministé-rio da Educação. 11 fev. 2020. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/busca-geral/12-noticias/acoes-programas-e-projetos-637152388/85481-resolucao-define-diretrizes-para-formacao-de-professores>. Acesso em: 14 mai. 2020.

MOURA, Lídice R. de. Arte e Educação: uma experiência de formação de educa-dores mediadores. 2007. Dissertação (Mestrado em Artes) – Instituto de Artes, UNESP, São Paulo, 185 p.

NAKASHATO, Guilherme. A educação não-formal como campo de estágio: con-tribuições na formação inicial do arte/educador. 2009. Dissertação (Mestrado em Artes) – Instituto de Artes, UNESP, São Paulo, 121 p.

PIMENTA, Selma G.; LIMA, Maria S. L. Estágio e docência. 6. ed. São Paulo: Cor-tez, 2011.

RODRIGUES, Larissa Z.; PEREIRA, Beatriz; MOHR, Adriana. O Documento “Pro-posta para Base Nacional Comum da Formação de Professores da Educação Bá-sica” (BNCFP): Dez Razões para Temer e Contestar a BNCFP. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 20, p. 1-39, jan./dez. 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u139>. Acesso em: 14 mai. 2020. DOI: https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u139

SILVA, Edileuza F.; BENTO, André. Concepções e discursos sobre a docência: ten-sões, embates e perspectivas. Ensino em Revista, v. 27, n. 1, p. 15-39, jan./abr. 2020. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.14393/ER-v27n1a2020-1>. Acesso em: 14 mai. 2020. DOI: https://doi.org/10.14393/ER-v27n1a2020-1

VARELA, Noemia de A. A formação do arte-educador no Brasil. In: BARBOSA, Ana Mae (org.). História da arte-educação. São Paulo: Max Limonad, 1986, p. 11-27.

VÁZQUEZ, Adolfo S. Filosofia da praxis; tradução de Luiz Fernando Cardoso. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1968.

Publicado

30/06/2021

Cómo citar

Honorato, C. (2021). A EDUCAÇÃO NÃO FORMAL NAS LICENCIATURAS EM ARTES VISUAIS DA PERSPECTIVA DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS. Revista Da FUNDARTE, 45(45), 1–19. https://doi.org/10.19179/2319-0868.833

Artículos similares

<< < 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.