REPENSANDO AS NOÇÕES DE INFÂNCIA PARA A DOCÊNCIA EM ARTES VISUAIS
DOI:
https://doi.org/10.19179/2319-0868.804Palabras clave:
Cultura Visual, Artes Visuais, InfânciasResumen
Desenvolvo esta escrita partindo de minhas experiências como docente de Artes Visuais e pautada pela perspectiva da Cultura Visual. Busco aqui discutir como construímos nossas concepções e discursos acerca das infâncias e de como é urgente compreender esta etapa da vida, tentando transcender velhos conceitos naturalizados sobre o tema. Ainda, partindo da premissa de que as crianças interagem de modo ativo com as visualidades que atravessam seus cotidianos, não apenas como consumidoras, mas também como produtoras, proponho uma reflexão sobre como desenvolvemos e podemos vir a desenvolver ações educativas, desde a Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, que convidem a pensar e problematizar as imagens que perpassam nossas vidas. Acredito que estas imagens atuam sobre as formas como vamos construindo nosso entendimento sobre o mundo e sobre nós mesmos.
Citas
ALVES, Rubem. O olhar adulto (A festa de Maria). Campinas: Editora São Paulo, 1999.
BECKER, Aline da Silveira, História e imagens: a visualidade produzindo infâncias. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene. Cultura Visual e Infância: quando as imagens invadem a escola. Santa Maria: ed. da UFSM, 2010.
BROUGÈRE, Gilles. Brinquedo e Cultura. São Paulo: Cortez, 2001.
DERDYK, Edith. Formas de pensar o desenho: Desenvolvimento do grafismo infantil. Porto Alegre: Zouk, 2015.
HERNÁNDEZ, Fernando. Cultura Visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Porto Alegre: Artes Médica Sul, 2000.
HERNÁNDEZ, Fernando. Catadores da cultura visual: proposta para uma nova narrativa educacional. Porto Alegre: Editora Mediação, 2007.
LARROSA, Jorge. Pedagogia Profana: Danças, piruetas e mascaradas. Belo Horizonte: Ed. Autêntica, 2006.
PINTO, Manuel; SARMENTO, Manuel J. As crianças e a infância: definindo conceitos, delimitando o campo. In: PINTO, Manuel; SARMENTO, Manuel Jacinto. As crianças - contextos e identidades. Portugal, Centro de estudos da criança: Editora Bezerra, p.7-30, 1997.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.