REPENSANDO AS NOÇÕES DE INFÂNCIA PARA A DOCÊNCIA EM ARTES VISUAIS

Autores/as

  • Juzelia de Moraes Silveira

DOI:

https://doi.org/10.19179/2319-0868.804

Palabras clave:

Cultura Visual, Artes Visuais, Infâncias

Resumen

Desenvolvo esta escrita partindo de minhas experiências como docente de Artes Visuais e pautada pela perspectiva da Cultura Visual. Busco aqui discutir como construímos nossas concepções e discursos acerca das infâncias e de como é urgente compreender esta etapa da vida, tentando transcender velhos conceitos naturalizados sobre o tema. Ainda, partindo da premissa de que as crianças interagem de modo ativo com as visualidades que atravessam seus cotidianos, não apenas como consumidoras, mas também como produtoras, proponho uma reflexão sobre como desenvolvemos e podemos vir a desenvolver ações educativas, desde a Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, que convidem a pensar e problematizar as imagens que perpassam nossas vidas. Acredito que estas imagens atuam sobre as formas como vamos construindo nosso entendimento sobre o mundo e sobre nós mesmos.

Biografía del autor/a

Juzelia de Moraes Silveira

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual - FAV/UFG.
Bolsista REUNI - CAPES (2011-2015). Mestre em Artes Visuais pela UFSM/RS.
Possui Graduação em Desenho e Plástica - Artes Visuais - Bacharelado (2004) e
Graduação em Artes Visuais - Licenciatura Plena (2006), ambas pela UFSM/RS.
Bolsista PDSE - CAPES (Programa Institucional de Bolsas de Doutorado Sanduíche no
Exterior), com estágio no programa de Doctorado en Artes y Educación, da Universidad
de Barcelona/ES (2013-2014). Professora substituta do curso de Artes Visuais -
Licenciatura Plena, da UERGS/RS - Montenegro.

Citas

ALVES, Rubem. O olhar adulto (A festa de Maria). Campinas: Editora São Paulo, 1999.

BECKER, Aline da Silveira, História e imagens: a visualidade produzindo infâncias. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene. Cultura Visual e Infância: quando as imagens invadem a escola. Santa Maria: ed. da UFSM, 2010.

BROUGÈRE, Gilles. Brinquedo e Cultura. São Paulo: Cortez, 2001.

DERDYK, Edith. Formas de pensar o desenho: Desenvolvimento do grafismo infantil. Porto Alegre: Zouk, 2015.

HERNÁNDEZ, Fernando. Cultura Visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Porto Alegre: Artes Médica Sul, 2000.

HERNÁNDEZ, Fernando. Catadores da cultura visual: proposta para uma nova narrativa educacional. Porto Alegre: Editora Mediação, 2007.

LARROSA, Jorge. Pedagogia Profana: Danças, piruetas e mascaradas. Belo Horizonte: Ed. Autêntica, 2006.

PINTO, Manuel; SARMENTO, Manuel J. As crianças e a infância: definindo conceitos, delimitando o campo. In: PINTO, Manuel; SARMENTO, Manuel Jacinto. As crianças - contextos e identidades. Portugal, Centro de estudos da criança: Editora Bezerra, p.7-30, 1997.

Publicado

30/09/2020

Cómo citar

Silveira, J. de M. (2020). REPENSANDO AS NOÇÕES DE INFÂNCIA PARA A DOCÊNCIA EM ARTES VISUAIS. Revista Da FUNDARTE, 42(42), 01–21. https://doi.org/10.19179/2319-0868.804

Artículos similares

<< < 40 41 42 43 44 45 46 47 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.