REFLEXÕES SOBRE A DISCIPLINA DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I E II DO CURSO DE LICENCIATURA EM DANÇA DA UFG

Autores/as

  • Valeria Figueiredo FEFD/UFG
  • Warla Giany Paiva

DOI:

https://doi.org/10.19179/2319-0868.667

Palabras clave:

Estágio, Ensino de Dança, Escola

Resumen

Este trabalho busca apresentar um panorama da implementação da disciplina Estágio Curricular Obrigatório I e II, do curso de licenciatura em dança da Universidade Federal de Goiás – UFG, ministrada no primeiro semestre de cada ano aos estudantes do 5º e 6º períodos. Busca-se com isso apontar e tecer reflexões relativas às várias transformações ocorridas ao longo da disciplina no que concerne sua estrutura e organização, bem como, as mudanças significativas que a implementação dinâmica da mesma tem provocado nos campos de estágio. As atividades da disciplina iniciaram em 2013. O estágio I e II acontecem em um mesmo campo de estágio, no qual, o primeiro momento é voltado para a investigação em torno dos aspectos que compõem a gestão escolar, projeto político pedagógico, currículo e as teorias pedagógicas. E no segundo momento, aos estudos sobre propostas pedagógicas para o ensino de dança em ambiente escolar com ênfase na regência. No decorrer desse processo observamos mudanças nos campos de estágio e na própria instituição formadora, revelando uma complexa trama política, educacional e social. Esta teia de tensões propiciou o desejo e a necessidade de uma reflexão mais sistemática da disciplina objetivando acompanhá-la em seus primeiros anos de implementação levantando as potencialidades, os aspectos desafiantes e problematizadores. Utilizamos como referencial teórico estudos de Paulo Freire, Demerval Saviani, Ilma Passos, Marli André, Karenine Porpino, entre outros.

Biografía del autor/a

Valeria Figueiredo, FEFD/UFG

Professora do curso de licenciatura em dança da UFG. Doutora em educação Unicamp. Mestrado em Arte Unicamp

Citas

ARROYO, Miguel. Ofício de mestre: imagens e auto-imagem. Petrópolis: Vozes, 2000.

_________, Miguel. O direito ao tempo de escola. Cadernos de Pesquisa, n. 65, p. 30- 10, mai. 1988.

BARBOSA, Ana Mae. John Dewey e o ensino da arte no Brasil. São Paulo: Cortez, 2002.

FERRAZ, Maria Heloisa Correa; FUSARI, Maria Felisminda de Rezende. Arte na educação escolar. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

FERREIRA, Sueli (org). O ensino das artes: construindo caminhos. Campinas SP: Papirus, 2001.

FIGUEIREDO, Marcio. A corporeidade na escola: análise de brincadeiras, jogos e desenhos de crianças. Porto Alegre: Educação e Realidade, 1991.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Vozes, 1980.

KRAMER, Sonia. Infância e produção cultural. Campinas: Papirus, 1998.

OSINSKI, Dulce. Arte, história e ensino: uma trajetória. São Paulo: Cortez, 2001.

PORPINO, K. O. . Dança e Currículo. Salto para o Futuro , v. XXII, p. 9-15, 2012.

PORPINO, K. O. ; ALMEIDA, M. C. X. ; NÓBREGA, T. P. . Dança é Educação: interfaces entre corporeidade e estética. Diálogos Possíveis (FSBA) , Salvador-BA, v. 1, p. 221-227, 2003.

READ, H. A educação pela arte. São Paulo: Martins Fontes, 1982.

SAVIANI, Demerval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. São Paulo: Cortez, 1989.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. As dimensões do projeto político-pedagógico. São Paulo: Papirus, 2001.

Publicado

30/03/2019

Cómo citar

Figueiredo, V., & Paiva, W. G. (2019). REFLEXÕES SOBRE A DISCIPLINA DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I E II DO CURSO DE LICENCIATURA EM DANÇA DA UFG. Revista Da FUNDARTE, 37(37), p. 54–71. https://doi.org/10.19179/2319-0868.667

Artículos similares

<< < 31 32 33 34 35 36 37 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.