MOMENTOS-CHARNEIRAS E MEMÓRIAS MUSICAIS: ENCONTROS E CONEXÕES NAS NARRATIVAS DE ACADÊMICOS EM DANÇA
DOI:
https://doi.org/10.19179/2319-0868.665Palabras clave:
momentos-charneira, memórias musicais, dançaResumen
Neste artigo é relatada uma pesquisa realizada na disciplina Música para os cursos de bacharelado e licenciatura em Dança de uma universidade do Sul do Brasil. A ementa proposta para a disciplina é ampliada de estudos de ritmo e compassos para incluir também narrativas (auto)biográficas dos alunos. São feitas aproximações com Josso (1988, 2004) ao convidar os alunos a falarem e escreverem sobre momentos importantes que envolveram música em suas vidas, bem como da perspectiva da Espiritualidade e Artes. São analisados cinco trechos das narrativas por escrito. Relatos dos alunos colocam que esta atividade de narrar uma memória musical despertou tantos sentimentos, proporcionando conhecer uns aos outros e reconhecerem a si mesmo.
Citas
ALVES, Nilda. Dois fotógrafos e imagens de crianças e seus professores: as possibilidades de contribuição de fotografias e narrativas na compreensão de espaçostempos de processos curriculares In: OLIVEIRA, Inês Barbosa (Org.) Narrativas: outros conhecimentos, outras formas de expressão. Rio de Janeiro: DP et alii; FAPERJ, 2010, p. 185-206.
BOWMAN, Wayne D. Why Narrative? Why Now? Research Studies in Music Education, n. 27, p. 5-20, 2006. DOI: https://doi.org/10.1177/1321103X060270010101
BOYCE-TILLMAN, June. Spirituality in the Musical Experience. In. BRESLER, Liora (Ed.) International Handbook of Research in Arts Education. Dordrecht: Springer, 2007, p. 1405-1422. DOI: https://doi.org/10.1007/978-1-4020-3052-9_96
BRESLER, Liora. Embodied Narrative Inquiry: A Methodology of Connection. Research Studies in Music Education, n. 27, p. 21-43, 2006. DOI: https://doi.org/10.1177/1321103X060270010201
CONNELLY, Michael F.; CLANDININ, Jean D.; HE, Ming Fang. Teachers' personal practical knowledge on the professional knowledge landscape. Teaching and Teacher Education, v. 13, n. 7, p. 665-674, 1997. DOI: https://doi.org/10.1016/S0742-051X(97)00014-0
DOSSÊ, François. O Desafio Biográfico: escrever uma vida. Tradução de Gilson César Cardoso de Souza. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2009.
GIBBS, Graham. Análise de Dados Qualitativos. Tradução de Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: ARTMED, 2009.
JOSSO, Marie Christine. Da Formação do sujeito... ao sujeito da formação. In:
NÓVOA, António; FINGER, Mathias. O método (auto)biográfico e a formação. Lisboa: Ministério da Saúde, 1988, p. 35-49.
JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. Tradução de José Cláudio e Júlia Ferreira. São Paulo: Editora Cortez, 2004.
JOSSO, Marie-Christine. Caminhar para si. Tradução de Albino Pozzer. Porto Alegre: Edipucrs, 2010.
MARYING, Philipp. Qualitative Content Analysis. Forum Qualitative Sozialforschung. v.1, n.2, art. 20, p. 1-7, 2000. Disponível em: http://nbn-resolving.de/urn:nbn:de:0114-fqs0002204 Acesso em: 28 nov. 2013.
OLIVEIRA, Valeska F.; OLIVEIRA, Vânia F.; FABRÍCIO, Laura E. O. O oral e a fotografia na pesquisa qualitativa. In: ABRAHÃO, Maria Helena. Menna Barreto (Org). A Aventura (Auto)Biográfica: Teoria e Empiria. Porto Alegre: Edipucrs, 2004.
SMALL, Cristopher. Musicking: A ritual in Social Space. Disponível em <http://jlarrystockton.com/Stocktoj/small.pdf>. Acesso em: 09 set. 2014.
SNOWBER, Celeste N. The Soul Moves: Dance and Spirituality in Educative Practice. In. BRESLER, Liora (Ed.) International Handbook of Research in Arts Education. Dordrecht: Springer, 2007, p. 1449-1456. DOI: https://doi.org/10.1007/978-1-4020-3052-9_99
STAUFFER, Sandra L.; BARRETT, Margaret S. Narrative Inquiry in Music Education: Toward Resonant Work. In: BARRETT, Margaret S.; STAUFFER, Sandra L. Narrative Inquiry in Music Education: Troubling Certainty. New York: Springer, 2009, p. 19-29. DOI: https://doi.org/10.1007/978-1-4020-9862-8_3
TORRES, Maria Cecília de Araújo Rodrigues. Músicas do cotidiano e memórias musicais: narrativas de si de professoras do ensino fundamental. In: SOUZA, Jusamara (Org.) Aprender e ensinar música no cotidiano. Porto Alegre: Editora Sulina, 2008, p. 237-258.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.