SISTEMA LABAN/BARTENIEFF DE ANÁLISE DE MOVIMENTO: Grandes Temas - Caminhos para uma Prática Criativa de Dança na Educação Infantil

Autores/as

  • Luísa Fedrizzi el Andari

DOI:

https://doi.org/10.19179/2319-0868.652

Palabras clave:

Dança-educação, Educação Infantil, Sistema Laban/Bartenieff de Análise de Movimento.

Resumen

Este estudo apresenta considerações a partir de propostas de trabalho com dança para crianças de quatro a seis anos, que se encontram na Educação Infantil. A temática principal destas propostas parte dos Grandes Temas do Sistema Laban/Bartenieff de Análise de Movimento. Verificam-se referenciais nacionais para a Educação Infantil. Apresentam-se ideias de autores que refletem sobre a dança no contexto escolar. São apontados possíveis caminhos para a prática criativa do Sistema Laban/Bartenieff com crianças dentro do contexto supracitado. As propostas são aplicadas e verificadas em duas escolas de educação infantil da cidade de Caxias do Sul – RS.

Biografía del autor/a

Luísa Fedrizzi el Andari

Formada no Curso Normal (Magistério) pelo Colégio São Carlos - Caxias do Sul/RS

Licenciada em Dança - graduação - pela ULBRA (Universidade Luterana do Brasil) - Canoas/RS

Especialista em Sistema Laban/Bartenieff - pós-graduação - pela FAV (Faculdade Angel Vianna) - Rio de Janeiro/RJ

Citas

BARTENIEFF, Irmgard. Body Movement: coping with the environment. 1.ed. Nova Iorque, Routledge, 2002.

BERTAZZO, Ivaldo. Gesto orientado: reeducação do movimento. São Paulo: Edições SESC, 2014.

BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Volume 3. Brasília: MEC/SEF, 1998.

COX, Laura, STUDD, Karen. Everybody is a body. Indianapolis: Dog Ear Publishing, 2013.

FERNANDES, Ciane. O corpo em movimento: o sistema Laban/Bartenieff na formação e pesquisa em artes cênicas. 2.ed. São Paulo: Annablume, 2006.

FERREIRA, Ângela. Dança criativa – Uma nova perspectiva do ensino e da criação. In: CALAZANS, Julieta; CASTILHO, Jacyan; GOMES, Simone (Orgs). Dança e Educação em Movimento. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2008.

HACKNEY, Peggy. Making connections: total body integration through Bartenieff Fundamentals. 1.ed. Nova Iorque: Routledge, 2002. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203214299

LABAN, Rudolf. In: MARQUES, Isabel A. Ensino da dança hoje: textos e contextos. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2001.

MARQUES, Isabel. Ensino de dança hoje: textos e contextos. 6.ed. São Paulo: Cortez, 2011.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - BRASIL. Parâmetros Nacionais de Qualidade da Educação Infantil. Brasília: MEC, 2018.

MIRANDA, Regina. Corpo-espaço: aspectos de uma geofilosofia do corpo em movimento. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2008.

OSSONA, Paulina. A educação pela dança. 4.ed. São Paulo: Summus, 1988.

Publicado

30/03/2019

Cómo citar

Fedrizzi el Andari, L. (2019). SISTEMA LABAN/BARTENIEFF DE ANÁLISE DE MOVIMENTO: Grandes Temas - Caminhos para uma Prática Criativa de Dança na Educação Infantil. Revista Da FUNDARTE, 37(37), p. 529–544. https://doi.org/10.19179/2319-0868.652

Artículos similares

<< < 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.