BERÊ FUHRO SOUTO: PILATES E PALAVRA COREOGRAFADA

Autores

  • Miriam Brockmann Guimarães UFPel
  • Débora Souto Allemand

DOI:

https://doi.org/10.19179/2319-0868.513

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo discutir estratégias de composição coreográfica utilizadas pela diretora Berê em espetáculos do Centro Contemporâneo Berê Fuhro Souto. Abordam-se os caminhos que a diretora percorreu para preparar suas intérprete-criadoras, dentre elas a técnica de pilates e respiração e uso da voz e palavra coreografada. A pesquisa é baseada no método da cartografia, pois a pesquisadora está imbricada com o objeto estudado. São utilizados como instrumentos metodológicos, entrevistas com intérprete-criadoras do grupo, bem como o TCC da coautora deste trabalho. Percebe-se que a diretora tinha uma vivência muito sensível com suas bailarinas, agregando democraticamente diferentes pessoas em suas composições.

Biografia do Autor

Miriam Brockmann Guimarães, UFPel

Licenciada em Dança pela Universidade Federal de Pelotas. Atua nas áreas da dança, teatro e cinema.

Débora Souto Allemand

Professora de dança no município de Pelotas/RS. Graduada em Arquitetura e Urbanismo e Licenciada em Dança pela UFPel, Mesra em Arquitetura e Urbanismo pela UFPel. Trabalha com aproximaçoes entre dança e espaços urbanos.

Referências

ALLEMAND, Débora Souto, A dança e a cidade: diálogos sobre o espaço urbano e a criação artística. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2014.

BORSANI, Flávia B.; VIEIRA, Alba P. Possíveis conexões entre coreógrafo, bailarinos e obra no processo de criação do pas de deux de Bachiana nº1. In: VIII CONGRESSO ABRACE, 8, Belo Horizonte, MG, 2014. Anais... Disponível em: <http://portalabrace.org/viiicongresso/resumos/pesquisadanca/BORSANI20Flavia20B20VIEIRA20Alba20P.pdf>. Acessado em: 16 fev. 2018.

CORRÊA, Josiane Franken; HOFFMANN, Carmen Anita. A composição coreográfica nos processos de ensino e aprendizagem em dança. Revista Informe C3, v. 05, p. 102-111, 2014.

DANTAS, Mônica Fagundes. Desejos de memória: procedimentos de recriação de coreografias de Eva Schul. Revista Cena, v.2, n.11, p.1-24, 2012. DOI: https://doi.org/10.22456/2236-3254.28264

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. Mil Platôs – capitalismo e esquizofrenia. Vol. 1. Rio de Janeiro: Ed 34, 1995.

DENOVARO, Daniel Becker. A Educação Somática na Formação do Ator: A Contribuição Do Método Pilates. Revista Repertório, Salvador, nº 18, p. 94-100, 2012.

FEBVRE, Michèle. Danse contemporaine et théâtralité. Paris: Editions Chiron, 1995.

FELDENKRAIS, Moshe. Consciência pelo movimento. 4. ed. São Paulo: Summus, 1977.

FORTIN, S. O ensino da dança moderna: o que dois professores experientes sabem, valorizam e fazem. Tese de doutorado. Universidade Estadual de Ohio, 1992.

GUIMARÃES, Miriam Brockmann. Tempos Brancos: rememorando estratégias de composição coreográfica. 2018. 186f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança) – Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018.

LIMA, Marlini Dorneles de. Composição coreográfica na dança: movimento humano, expressividade e técnica, sob um olhar fenomenológico. 2006. 91f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Florianópolis, 2006.

LOBO, Lenora; Cássia Navas. Arte da composição: teatro do movimento. Brasília: LGE Editora, 2008.

LOUPPE, Laurence. Poética da dança contemporânea. Lisboa: Orfeu Negro, 2012.

MUNDIM, Ana Carolina (org). Dramaturgia do Corpo-Espaço e Territorialidade: uma experiência de pesquisa em dança contemporânea. Uberlândia: Composer, 2012.

PALAVRA COREOGRAFADA. A companhia. Disponível em: http://palavracoreografad.wixsite.com/centrocontemporaneo/a-companhia. Acesso em: 10 jun. 2018.

ROLNIK, Suely. Cartografia sentimental: transformações contemporâneas do desejo. Porto Alegre: Sulina, 2006.

SANTOS, C. R.; SCARPELLI, C.; GAYOTTO, L. H. da C. Manifestações da voz nos processos criativos das artes, do teatro e da dança. In: 4ª MOSTRA DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE VOZ DA PUC-SP, 2005, São Paulo, BR. Anais... São Paulo: Pontifícia universidade católica de São Paulo, 2005.

Downloads

Publicado

30.03.2019

Como Citar

Guimarães, M. B., & Allemand, D. S. (2019). BERÊ FUHRO SOUTO: PILATES E PALAVRA COREOGRAFADA. Revista Da FUNDARTE, 37(37), p. 113–125. https://doi.org/10.19179/2319-0868.513