BERÊ FUHRO SOUTO: PILATES E PALAVRA COREOGRAFADA

Autores/as

  • Miriam Brockmann Guimarães UFPel
  • Débora Souto Allemand

DOI:

https://doi.org/10.19179/2319-0868.513

Resumen

O presente trabalho tem como objetivo discutir estratégias de composição coreográfica utilizadas pela diretora Berê em espetáculos do Centro Contemporâneo Berê Fuhro Souto. Abordam-se os caminhos que a diretora percorreu para preparar suas intérprete-criadoras, dentre elas a técnica de pilates e respiração e uso da voz e palavra coreografada. A pesquisa é baseada no método da cartografia, pois a pesquisadora está imbricada com o objeto estudado. São utilizados como instrumentos metodológicos, entrevistas com intérprete-criadoras do grupo, bem como o TCC da coautora deste trabalho. Percebe-se que a diretora tinha uma vivência muito sensível com suas bailarinas, agregando democraticamente diferentes pessoas em suas composições.

Biografía del autor/a

Miriam Brockmann Guimarães, UFPel

Licenciada em Dança pela Universidade Federal de Pelotas. Atua nas áreas da dança, teatro e cinema.

Débora Souto Allemand

Professora de dança no município de Pelotas/RS. Graduada em Arquitetura e Urbanismo e Licenciada em Dança pela UFPel, Mesra em Arquitetura e Urbanismo pela UFPel. Trabalha com aproximaçoes entre dança e espaços urbanos.

Citas

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Publicado

30/03/2019

Cómo citar

Guimarães, M. B., & Allemand, D. S. (2019). BERÊ FUHRO SOUTO: PILATES E PALAVRA COREOGRAFADA. Revista Da FUNDARTE, 37(37), p. 113–125. https://doi.org/10.19179/2319-0868.513