BERÊ FUHRO SOUTO: PILATES E PALAVRA COREOGRAFADA
DOI:
https://doi.org/10.19179/2319-0868.513Abstract
O presente trabalho tem como objetivo discutir estratégias de composição coreográfica utilizadas pela diretora Berê em espetáculos do Centro Contemporâneo Berê Fuhro Souto. Abordam-se os caminhos que a diretora percorreu para preparar suas intérprete-criadoras, dentre elas a técnica de pilates e respiração e uso da voz e palavra coreografada. A pesquisa é baseada no método da cartografia, pois a pesquisadora está imbricada com o objeto estudado. São utilizados como instrumentos metodológicos, entrevistas com intérprete-criadoras do grupo, bem como o TCC da coautora deste trabalho. Percebe-se que a diretora tinha uma vivência muito sensível com suas bailarinas, agregando democraticamente diferentes pessoas em suas composições.
References
ALLEMAND, Débora Souto, A dança e a cidade: diálogos sobre o espaço urbano e a criação artística. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2014.
BORSANI, Flávia B.; VIEIRA, Alba P. Possíveis conexões entre coreógrafo, bailarinos e obra no processo de criação do pas de deux de Bachiana nº1. In: VIII CONGRESSO ABRACE, 8, Belo Horizonte, MG, 2014. Anais... Disponível em: <http://portalabrace.org/viiicongresso/resumos/pesquisadanca/BORSANI20Flavia20B20VIEIRA20Alba20P.pdf>. Acessado em: 16 fev. 2018.
CORRÊA, Josiane Franken; HOFFMANN, Carmen Anita. A composição coreográfica nos processos de ensino e aprendizagem em dança. Revista Informe C3, v. 05, p. 102-111, 2014.
DANTAS, Mônica Fagundes. Desejos de memória: procedimentos de recriação de coreografias de Eva Schul. Revista Cena, v.2, n.11, p.1-24, 2012. DOI: https://doi.org/10.22456/2236-3254.28264
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. Mil Platôs – capitalismo e esquizofrenia. Vol. 1. Rio de Janeiro: Ed 34, 1995.
DENOVARO, Daniel Becker. A Educação Somática na Formação do Ator: A Contribuição Do Método Pilates. Revista Repertório, Salvador, nº 18, p. 94-100, 2012.
FEBVRE, Michèle. Danse contemporaine et théâtralité. Paris: Editions Chiron, 1995.
FELDENKRAIS, Moshe. Consciência pelo movimento. 4. ed. São Paulo: Summus, 1977.
FORTIN, S. O ensino da dança moderna: o que dois professores experientes sabem, valorizam e fazem. Tese de doutorado. Universidade Estadual de Ohio, 1992.
GUIMARÃES, Miriam Brockmann. Tempos Brancos: rememorando estratégias de composição coreográfica. 2018. 186f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança) – Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018.
LIMA, Marlini Dorneles de. Composição coreográfica na dança: movimento humano, expressividade e técnica, sob um olhar fenomenológico. 2006. 91f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Florianópolis, 2006.
LOBO, Lenora; Cássia Navas. Arte da composição: teatro do movimento. Brasília: LGE Editora, 2008.
LOUPPE, Laurence. Poética da dança contemporânea. Lisboa: Orfeu Negro, 2012.
MUNDIM, Ana Carolina (org). Dramaturgia do Corpo-Espaço e Territorialidade: uma experiência de pesquisa em dança contemporânea. Uberlândia: Composer, 2012.
PALAVRA COREOGRAFADA. A companhia. Disponível em: http://palavracoreografad.wixsite.com/centrocontemporaneo/a-companhia. Acesso em: 10 jun. 2018.
ROLNIK, Suely. Cartografia sentimental: transformações contemporâneas do desejo. Porto Alegre: Sulina, 2006.
SANTOS, C. R.; SCARPELLI, C.; GAYOTTO, L. H. da C. Manifestações da voz nos processos criativos das artes, do teatro e da dança. In: 4ª MOSTRA DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE VOZ DA PUC-SP, 2005, São Paulo, BR. Anais... São Paulo: Pontifícia universidade católica de São Paulo, 2005.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.