CONHECIMENTO POR MONTAGEM: APROXIMAÇÕES E DIFERENÇAS EM DIDI-HUBERMAN, WARBURG E EISENSTEIN
Palabras clave:
Artes Visuais, Conhecimento, MontagemResumen
No presente artigo pretende-se elucidar o conceito de montagem e perceber de que contexto o conceito irrompe através do Historiador da Arte Georges Didi-Huberman (2002; 2007; 2008; 2010; 2013). Logo após busca-se perceber semelhanças e diferenças no modo como a montagem opera no pensamento de Aby Warburg, com as pranchas do “Atlas Mnemosyne”, e de Serguei Eisenstein (2002a; 2002b), em suas montagens fílmicas. Ao mesmo tempo em que a montagem possui diferenças para cada um dos nomes citados, também se destacam características que os aproximam, como: a arte, o conflito entre as imagens e a possibilidade da construção de conhecimento. Sendo, o conhecimento por montagem uma via de interesse para o ensino das Artes Visuais.
Citas
DIDI-HUBERMAN, Georges. Ninfa Moderna. Essai sur le drapé tombe. Paris: Gallimard, 2002.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Un conocimiento por el montaje. Entrevista a Pedro G. Romero, 2007. Acesso em 07/12/2017. Disponível em: http://arquivodeemergencia.wordpress.com/anotacoes/conocimientomontajedidihubermann/
DIDI-HUBERMAN, Georges. Atlas. ¿Como llevar el mundo a cuestas? Madrid: TF Editores/Museu Reina Sofia, 2010.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Ante el tempo: historia del arte y anacronismo de las imágenes. 2 ed. Buenos Aires: Adriana Hidalgo, 2008.
DIDI-HUBERMAN, Georges. A Imagem Sobrevivente - História da Arte e Tempo Dos Fantasmas Segundo Aby Warburg. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013.
EISENSTEIN, Serguei. A Forma do Filme. Rio de Janeiro: Zahar, 2002a.
EISENSTEIN, Serguei. O Sentido do Filme. Rio de Janeiro: Zahar, 2002b.
GINZBURG, Carlo. De A. Warburg a E.H. Gombrich: Notas sobre um problema de método. In: Mitos, emblemas e sinais: morfologia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 1989. P. 41-94
MARCELINO, Luciana. Detalhes em movimento ou a sobrevivência da ninfa. Gambiarra. Niterói, n. 7, dezembro de 2014. Pesquisa efetuada no dia 11/12/2017, às 13h:30min. Endereço eletrônico: http://www.uff.br/gambiarra/edicao_07/pdf/11-artigo-lm-G7.pdf
SAMAIN, Etienne. As “Mnemosyne(s)” de Aby Warburg: Entre Antropologia, Imagens e Arte. Revista Poiésis, n 17, p. 29-51, Jul. de 2011. Pesquisa efetuada dia 06/11/2017, às 18h:48min. Endereço eletrônico: http://www.poiesis.uff.br/PDF/poiesis17/Poiesis_17_EDI_Mnemosyne.pdf
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.