ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO HOSPITAL: UM NOVO PANORAMA DE ATUAÇÃO E UMA NOVA REALIDADE NA ROTINA DAS INSTITUIÇÕES DE SAÚDE

Autores

  • Márcio Bittencourt Reggiori

Palavras-chave:

Ambiente hospitalar, Educação musical, Estágio Supervisionado.

Resumo

RESUMO

 

 

O presente artigo apresenta aspectos do Estágio Supervisionado III, de um curso de Licenciatura em Música. Relata os fatos de maior relevância durante as práticas desenvolvidas no período de três meses. Foi realizado em ambiente hospitalar, proporcionando uma experiência única no que diz respeito ao modo de pensar as práticas musicais. Para realização de estágio em ambiente hospitalar, se faz necessário adotar uma rotina diferenciada em relação a estágios anteriores com encontros semanais entre estagiários e orientador, pois as ações e o planejamento são coletivos. A atuação dos estagiários é conjunta, em parceria com o orientador e o supervisor local. Apresenta assim um novo panorama de atuação profissional e aponta para uma nova realidade na rotina das instituições de saúde, e, por conseguinte, na qualidade de vida dos pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde.

 

Palavras-chave: Ambiente hospitalar, Educação musical, Estágio Supervisionado.

Biografia do Autor

Márcio Bittencourt Reggiori

LEducação Musical

Referências

REFERÊNCIAS

BYRNE, David: How Music Works. UK: Mc Sweeney’s Books, 2012.

FLUSSER, Victor: A música não serve para nada..., mas é imprescindível. Por-tal do Envelhecimento. item. 214, março. 2014.

FLUSSER, Victor: Para uma definição da música em meio de saúde. Os ca-dernos da música no hospital. Tipografia da Universidade March Block, Es-trasburgo, França n 1, setembro. 2005.

LEVITIN, Daniel; MALLIK, Adiel; CHANDA, Mona Lisa: Anhedonia to music and mu-opioids: Evidence from the administration of naltrexone. Scientific Reports. Canada, February. 2017.

MACONIE, Robin Stockhausen sobre a música / palestras e entrevistas com-piladas por Robin Maconie; tradução Saulo Alencastre. – São Paulo: Madras, 2009

MORATO, Cintia, Thaís; Gonçalves, Lilia Neves. Observar a prática pedagó-gica-musical é mais do que ver! In: MATEIRO, Tereza; SOUZA, Jusamara (Org.). Práticas de ensina música: legislação, planejamento, observação, regis-tro, orientação: espaços e formação. Porto Alegre: Sulina, 2008. P. 111-124.

NASCIMENTO, Camila Aparecida Alves; CREPALDE, Neylson João Batista Filho: A música como recurso nos processos de humanização hospitalar. Formação Docente. v.7, n.1, janeiro/junho. 2015.

PIBID – Subprojeto música. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Do-cência. Projeto PIBID/CAPES/IPA, Porto Alegre: Centro Universitário Metodis-ta IPA, 2014.

ROMANELLI, Guilherme.G.B. B, Planejamento de aulas de estágio. In: MATEIRO Teresa, SOUZA Jusamara. (Orgs.) Práticas de ensinar. P.133, cap.8, 3° edição Editora Sulina, Porto Alegre, 2014.

SILVA JÚNIOR, José Davison da. Música e saúde: a humanização hospitalar como objetivo da educação musical. Revista da ABEM. Londrina, v.20, n.29, jul. 2012.

TORRES, Maria Cecília de Araújo Rodrigues; LEAL Cláudia Maria Freitas. Re-flexões de professoras supervisoras de estágios supervisionados de Música no ambiente hospitalar: desafios e aprendizagens. Revista da Fundarte, Mon-tenegro. n.26, jul. 2013.

Downloads

Publicado

20.12.2017

Como Citar

Reggiori, M. B. (2017). ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO HOSPITAL: UM NOVO PANORAMA DE ATUAÇÃO E UMA NOVA REALIDADE NA ROTINA DAS INSTITUIÇÕES DE SAÚDE. Revista Da FUNDARTE, 34(34), 94–109. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/469

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.