Redes colaborativas de criação em dança: a composição coreográfica na contemporaneidade

Autores

  • Letícia Gabriela Lupinacci Universidade Federal de Pelotas
  • Josiane Franken Corrêa Universidade Federal de Pelotas

Palavras-chave:

Composição coreográfica, processos criativos, cooperação.

Resumo

Este trabalho tem como tema a criação artística e a composição coreográfica colaborativa em dança na contemporaneidade. Tem como objetivos discutir a criatividade e analisar a cooperação nos processos colaborativos a partir da análise histórica de mudanças suscitadas por artistas pós-modernos na dança, além de refletir sobre as propostas coreográficas de Pina Bausch (FERNANDES, 2007) e Lobo & Navas (2008). Para tanto, tem como base teórica os estudos de Salles (2006), Lobo & Navas (2008), Boavida & Ponte (2002) e Ostrower (1987), dentre outros. Como considerações finais, apresenta que o ambiente cooperativo é instaurado quando cada indivíduo participante do processo criativo pode contribuir e construir o trabalho artístico a partir das suas potencialidades e dificuldades, o que pode ser instigado metodologicamente pelo coreógrafo ou professor de dança.

Biografia do Autor

Letícia Gabriela Lupinacci, Universidade Federal de Pelotas

Letícia Gabriela Lupinacci
Graduada em Dança-Licenciatura pela Universidade Federal de Pelotas.

Josiane Franken Corrêa, Universidade Federal de Pelotas

Josiane Franken Corrêa
Professora Assistente da Universidade Federal de Pelotas - Centro de Artes - Curso de Dança - Licenciatura. Mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011/2012) - Bolsista CAPES. Especialista em Corpo e Cultura: ensino e criação pela Universidade de Caxias do Sul (2010). Graduada em Dança - Licenciatura Plena pela Universidade de Cruz Alta (2008). Desenvolve pesquisa em Artes Cênicas com foco em: Formação Docente, Dança na Escola, Pedagogia do Teatro, Dança Contemporânea e Improvisação.

Referências

ARAÚJO, Antônio. O processo colaborativo no Teatro da Vertigem. Sala Preta: revista do PPG em Artes Cênicas- ECA-USP. São Paulo, v. 6, n. 1, 2006. p. 127-133.

ARY, Rafael Luiz Marques. A função dramaturgia no processo colaborativo. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas). Instituto de Artes: UNICAMP, 2011.

BANOV, Luiza Romani Ferreira. Dança teatral: reflexões sobre a poética do movimento e seus entrelaços. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas). Instituto de Artes: UNICAMP, 2011. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000841860>. Acesso em: 20 de maio de 2014.

BOAVIDA, Ana Maria; PONTE, João Pedro. Investigação colaborativa: Potencialidades e problemas. In GTI (Org). Reflectir e investigar sobre a prática profissional (p. 43-55). Lisboa: APM, 2002. Disponível em: http://repositorio.ul.pt/handle/10451/4069. Acesso em 03 de outubro de 2014.

CORRÊA, Josiane Franken; HOFFMANN, Carmen Anita. A composição coreográfica nos processos de ensino e aprendizagem em dança. Revista Informe C3, v. 05, p. 102-111, 2014.

FERNANDES, Ciane. Pina Bausch e o Wuppertal Dança-Teatro: repetição e transformação. 2 ed. São Paulo: Annablume, 2007.

FISCHER, Stela Regina. Processo colaborativo: experiências de companhias teatrais brasileiras nos anos 90. Dissertação (Mestrado em Artes). Instituto de Artes: UNICAMP, 2003.

GALHÓS, Claudia. Pina Bausch: sentir mais. Aufragide- Portugal: D.Quixote, 2010.

LOBO, Lenora; NAVAS, Cássia. Arte da composição: Teatro do Movimento. Brasília: LGE Editora, 2008.

LOBO, Lidiane Gomes. Um por todos Todos por um? Uma reflexão sobre a postura ética na prática teatral colaborativa.Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas). Programa de Pós Graduação em Artes: UNICAMP, 2010. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000779272>. Acesso em 10 de abril de 2014.

OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. 17 ed. Petrópolis: Vozes, 1987.

SALLES, Cecília Almeida. Redes de criação: construção da obra de arte. Vinhedo: Editora Horizonte, 2006.

SILVA, Eliana Rodrigues. Dança e pós-modernidade. Salvador: EDUFBA, 2005.

Downloads

Publicado

08.07.2015

Como Citar

Lupinacci, L. G., & Corrêa, J. F. (2015). Redes colaborativas de criação em dança: a composição coreográfica na contemporaneidade. Revista Da FUNDARTE, (29), P. 121–136. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/253

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)