VIVENCIAS (IM)PENSADAS PARA EL CUERPO EN LA EDUCACIÓN

Autores/as

  • Isleide Steil Universidade do Vale do Itajaí - Univali, Itajaí/SC, Brasil
  • Adair de Aguiar Neitzel Universidade do Vale do Itajaí - Univali, Itajaí/SC, Brasil
  • Carla Carvalho Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB, Itajaí/SC, Brasil https://orcid.org/0000-0002-1402-7920

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v67i67.1741

Palabras clave:

Cuerpo, Propuestas estéticas y artísticas, Formación de profesores

Resumen

El objetivo de esta investigación fue discutir cómo las propuestas estéticas y artísticas pueden generar, en las estudiantes de Pedagogía, formas diversas de relacionarse con el otro y con su entorno, repercutiendo en la práctica docente. La metodología, de carácter cualitativo, utilizó la fundamentación cartográfica, y los instrumentos de producción de datos fueron las listas-poemas elaboradas por las académicas, además de videos y fotografías registradas por las investigadoras. Los resultados indican que las narrativas corporales producidas por las académicas pueden repercutir en el ejercicio de la docencia, ya que el cuerpo anuncia signos y significados, construye, reconstruye, teje relaciones e interpreta informaciones, generando una polifonía de prácticas discursivas que se texturizan en sus cuerpos.

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Biografía del autor/a

Isleide Steil, Universidade do Vale do Itajaí - Univali, Itajaí/SC, Brasil

Pós-doutorado (em andamento) na Universidade Federal do Paraná (UFPR), integrante do Grupo de Pesquisa LICORES; Doutora em Educação - Univali (2021); Mestre em Educação - UNIVALI (2016); Possui MBA em Dança pela Faculdade Inspirar - Curitiba/PR (2012); Pós-graduação em Corpo Contemporâneo (2005) pela Faculdade de Artes do Paraná; Graduação em Dança (2001) pela Faculdade de Artes do Paraná. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Cultura, Escola e Educação Criadora da Univali. Parecerista Ad Hoc da ANPED. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação, Curso de Pedagogia e do Colégio de Aplicação da Univali - Itajaí. Foi docente do Curso de Artes Visuais da Univali, do Curso de Educação Física da Univali; do Curso de Licenciatura em Dança da FURB. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Dança, e desenvolve pesquisas nas áreas de dança na escola, mediação cultural, educação estética e artes. Membro do Comitê Científico do Grupo de Estudos Corpo e Educação da ANPED Sul.

Adair de Aguiar Neitzel, Universidade do Vale do Itajaí - Univali, Itajaí/SC, Brasil

Professora da Universidade do Vale do Itajaí, orientando pesquisas no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIVALI, no âmbito do Mestrado e Doutorado. Atua na graduação no ensino EaD com ampla experiência nas disciplinas digitais. De 2013-2014 recebe bolsa da CAPES para o Programa de Estágio Sênior no Exterior, Pós doutorado na Universidade Paris VII - Diderot, desenvolvendo pesquisas sobre literatura em colaboração com a professora Anne Kupiec no Laboratoire de Changement Social et Politique (LCSP). Nos anos 2010-2013 e no ano de 2015 bolsista da CAPES para atuar como Coordenadora Institucional do PIBID UNIVALI. Em 2017 atua no PIBID UNIVALI como coordenadora de área do curso de Letras. Bolsista do CNPq no ano 2000 para cursar doutorado sanduíche na Sorbonne Nouvelle sob a orientação de Henri Behar, desenvolvendo pesquisa sobre Literatura e Informática. Participa de 03 redes de pesquisa internacionais: a) Trabalho de cooperação internacional com as pesquisadoras Agnès Lontrade e Sandrine Morsilo da Universidade Paris I, lInstitut ACTE (Arts, Créations,Théories, Esthétiques); b) Trabalho de cooperação internacional com 22 universidades da América Latina, executada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, intitulada Formação docente em e com artes/culturas; c) Trabalho de cooperação internacional com 1 universidade Italiana (UNIMORE) e 8 universidades brasileiras, executada pela UNIVALI e pela UNIMORE, intitulada Rede Internacional de Cooperação e Pesquisa em Educação Estética. Professora de Língua Portuguesa e Língua Inglesa para o ensino fundamental e ensino médio da rede pública estadual de educação de Santa Catarina entre os anos 1982-2006. Possui graduação em Letras (Português/Inglês) pela Universidade da Região de Joinville/SC, Mestrado em Teoria Literária e Doutorado em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina, ambos os cursos sctricto sensu com bolsa CAPES. Líder do Grupo de Pesquisa Cultura, Escola e Educação Criadora. Pesquisa os seguintes temas: literatura, arte na educação, leitura em meio digital, formação de leitores, formação de professores e educação estética. Integrante da Coordenação Adjunta da SEB/MEC do PNLD Literário 2021 - objeto 5. Avaliadora do SEB/MEC do PNLD didático 2022

Carla Carvalho, Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB, Itajaí/SC, Brasil

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Educação Artística pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1998), mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí (2003) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2008). Realizando Pós-doutorado na Universidade do Rio Grande (FURG) em Letras - Estudos da Linguagem Atualmente é professora da Fundação Universidade Regional de Blumenau no Departamento de Artes e no Programa de Pós-Graduação em Educação. É Líder do GPAEE - Grupo de Pesquisa Arte e Estética na Educação. Atua no Programa Arte na Escola. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Arte e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: arte, arte na educação, mediação cultural, educação estética e formação de professores de arte.

Citas

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Publicado

01/12/2025

Cómo citar

Steil, I., de Aguiar Neitzel, A., & Carvalho, C. (2025). VIVENCIAS (IM)PENSADAS PARA EL CUERPO EN LA EDUCACIÓN . Revista Da FUNDARTE, 67(67), e1741. https://doi.org/10.19179/rdf.v67i67.1741