METODOLOGIAS BASEADAS EM ARTE

POTENCIALIDADES E DESAFIOS PARA AS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v67i67.1715

Palabras clave:

pesquisa, Arte, educação

Resumen

O ensaio discute a utilização de metodologias baseadas nas artes em pesquisas educacionais, analisando suas potencialidades e desafios ao atual contexto acadêmico brasileiro. A partir de uma revisão da trajetória da pesquisa em educação no Brasil, exploram-se os pressupostos da Investigação ou Pesquisa Baseada nas Artes, com foco nos usos do cinema.  Argumenta-se que a integração de abordagens artísticas enriquece a investigação qualitativa, oferecendo novas possibilidades de alcance/impacto do conhecimento.  Entretanto, destaca-se a necessidade de formação artística dos pesquisadores para garantir a consistência e a validade das pesquisas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Pereira, Universidade Federal Fluminense

Maria Pereira es socióloga, doctora en Educación, cineasta y productora cultural. Desde 2005 ha desarrollado una serie de proyectos socioculturales dirigidos a los jóvenes a través de sus organizaciones - Brazucah Produções (2005-09) y Praga Conexões (2009-23). Dirigió la serie Retornados (Canal Curta/ TV Escola/ RTP, 2017) y el telefilme Pássaro preto (Doctv Latinoamerica, 2015). Actualmente es investigadora visitante en el Instituto de Antropología de la Pontificia Universidad Gregoriana (Roma/Italia).

 

Citas

ANDRÉ, M. de. A jovem pesquisa educacional brasileira. Diálogo Educ., Curitiba, v. 6, n.19, p.11-24, set./dez. 2006.

_____________ Pesquisa em Educação: buscando rigor e qualidade. Cadernos e Pesquisa, n. 113, p.51-64, julho de 2001.

BAKHTIN, M; VOLOCHINOV, V. Discurso na vida, discurso na arte. New York Academy Press, 1976

BECKER, H. Falando da Sociedade: ensaios sobre as diferentes maneiras

de representar o social. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editores, 2009.

CARRANO, P; BRENNER, A. A escuta de jovens em filmes de pesquisa. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 42, n. 2, p. 439-454, abr./jun. 2017.

EISNER, E. The new frontier in qualitative research methodology. Qualitative Inquiry. Volume 3: Issue 3. page(s): 259-273. Issue published: September 1, 1997

__________; BARONE, T. Arts-based research. Sage Publications, 2012

FRANCE, de Claudine. Antropologia e Cinema.

GATTI, B. Minicurso Pesquisa educacional e educação escolar. Canal Cátedra de Educação Básica da USP, 20/06/2020. Disponível no youtube: https://youtu.be/UkatCxxvUjE / acesso em 02/090/2021

__________. Pós-graduação e pesquisa em educação no Brasil: 1978-1981. Cadernos de Pesquisa, n. 44, p. 3-17,1983.

HERNANDEZ, Fernando. A investigação baseada em arte: propostas para repensar a pesquisa em educação. in Pesquisa Educacional Baseada em Arte: Artographia. Santa Maria, UFSM, 2013.

IRWIN, R. Comunidades de prática a/r/tográfica. in Pesquisa Educacional Baseada em Arte: Artographia. Santa Maria, UFSM, 2013.

________. A/R/TOGRAFIA: Engajamento como filosofia de pesquisa e prática profissional. Revista científica de artes, v. 14, n.1, jan-jun, pg 1-118, 2016

__________e SPRINGGAY, S. A/r/tografia como forma de pesquisa baseada na prática. in Pesquisa Educacional Baseada em Arte: Artographia. Santa Maria, UFSM, 2013.

__________, Sinner, A. Leggo, C. Gouzouasis, P. Grauer, K. Analisando as práticas de novos acadêmicos: teses que usam metodologias de Pesquisa Educacional Baseada em Arte. in Pesquisa Educacional Baseada em Arte: Artographia. Santa Maria, UFSM, 2013.

WOOD, M; BROWN, S. Film-based creative arts enquiry: qualitative researchers as authors. Qualitative Research Journal, Vol. 12 Iss: 1 pp. 130 - 147. 2012

Publicado

01/12/2025

Cómo citar

Pereira, M. (2025). METODOLOGIAS BASEADAS EM ARTE: POTENCIALIDADES E DESAFIOS PARA AS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO. Revista Da FUNDARTE, 67(67), e1715. https://doi.org/10.19179/rdf.v67i67.1715