ABORDAGEM TRIANGULAR
CULTURA EM DIÁSPORA NOS PROJETOS EDUCACIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v65i65.1649Palavras-chave:
Abordagem triangular, Pedagogia Contra Colonial, Cultura em DiásporaResumo
Esta pesquisa tem como objetivo analisar a Abordagem Triangular na construção e execução de projeto educacional numa perspectiva de educação contra colonial a partir do contexto estético, pedagógico, histórico e de práxis. O referencial teórico contemplou discursões acerca de diáspora negra, cultura popular, movimento negro, contra hegemonia. Os procedimentos metodológicos aplicados constituíram-se de uma pesquisa-ação que possibilitou a formação de professores, observação de aula, questionários, entrevistas. Os dados obtidos indicam a importância da formação de professores para uma educação contra colonial ou antirracista; mostrou o interesse dos alunos em conhecer a sua própria história através da cultura em diáspora do seu território fazendo-os conhecer, contextualizar e praticar as manifestações culturais em diásporas. A partir dos resultados e discussões apresentadas considera-se a importância da Abordagem Triangular no processo de formação e execução da pedagogia de projetos para uma educação contra colonial.
Downloads
Referências
REFERÊNCIAS
AZEVEDO, Fernando Antônio Gonçalves de. A Abordagem Triangular no ensino das Artes como teoria e a pesquisa como experiência criadora / Fernando Antônio Gonçalves de Azevedo. – Recife: O autor, 2014.
BARBOSA, Ana Mae. Arte-educação pós colonialista no Brasil: aprendizagem triangular. Comunicação & Educação, n. 2, p. 59-64, 1995.
BARBOSA, Ana Mae Tavares Bastos. Tópicos utópicos. Belo Horizonte, MG: Editora/Arte. 1998. Acesso em: 03 dez. 2024.
Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: arte / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC / SEF, 1998.
BERNARDINO-COSTA, Joaze; GROSFOGUEL, Ramón. Decolonialidade e perspectiva negra. Sociedade e Estado, v. 31, p. 15-24, 2016.
Epistemologias do Sul/ org.Boaventura de Souza Santos, Maria Paula Meneses. – (CES) ISBN 978-972-40-3738-7. I SANTOS, Boaventura de Souza, 1940- II MENESES, Maria Paula.
SOARES, Elania. Quilombo do Marimbondo de Itacaré – Ba. Documentário 2024, Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Cywp_D85il8 acesso: 26 de janeiro de 2025.
FUNARI, P. P. The archaeological study of the African Diaspora in Brazil. In: OGUNDIRAN, A.; FALOLA, T. (Eds.). Archaeology of Atlantic Africa and the African Diaspora. Bloomington: Indiana University Press, 2007. p. 355-371.
LARAIA, Roque de Barros. O conceito antropológico de cultura. Culturas e Evangelização. São Paulo: Edições Loyola, 1991.
LARAIA, Roque De Barros. Cultura um conceito Antropológico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. 1986. 116 p.
LARAIA, Roque de Barros. Cultura – um conceito antropológico. 8.ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993.
MUNANGA, Kabengele. Educação e diversidade étnico-cultural: a importância da história do negro e da África no sistema educativo brasileiro. Relações étnico-raciais e diversidade. Niterói: Editora da UFF, p. 21-34, 2013.
MUNANGA, Kabengele. Negritude afro-brasileira: perspectivas e dificuldades. Revista de antropologia, p. 109-117, 1990.
MUNANGA, Kabengele (Org.). Superando o racismo na escola. 2ª edição revisada. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade – 1999
RIZZI, Maria Christina de Souza Lima; DA SILVA, Mauricio. Abordagem Triangular do Ensino das Artes e Culturas Visuais: uma teoria complexa em permanente construção para uma constante resposta ao contemporâneo. Revista GEARTE, v. 4, n. 2, 2017.
SILVA, Tharciana Goulart da. Reflexões sobre a Abordagem Triangular no Ensino Básico de Artes Visuais no contexto brasileiro. Matéria-prima, v. 5, p. 88-95, 2017.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. Cortez editora, 2022.
THIOLLENT, Michel Jean Marie; COLETTE, Maria Madalena. Pesquisa-ação, formação de professores e diversidade. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, v. 36, n. 2, p. 207-216, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Imara Queiroz Bispo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.
![]()
