REPERTÓRIOS, PLAYLISTS E MEMÓRIAS/FORMAÇÃO DE UMA EDUCADORA MUSICAL

Autores/as

  • Maria Cecilia de Araujo Rodrigues Torres Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS/PPG Música, Porto Alegre, RS/Brasil

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v65i65.1591

Palabras clave:

memórias docente, Playlists; narrativas (auto)biográficas

Resumen

O presente artigo apresenta um exercício de revisitar as memórias de formação como docente de música, ao longo de 40 anos, no campo da pesquisa (auto)biográfica, trazendo os repertório e as playlists que compuseram e acompanharam cada etapa desta formação. A escolha por músicas com a temática do sol vão abrir cada tópico e permear os diferentes contextos em que fui vivendo e atuando como educadora musical ao longo destas décadas. Escolhi destacar minhas memórias docentes entrelaçadas às sonoridades e fragmentos das letras e sonoridades das músicas que foram reverberando e fazendo parte da constituição da minha identidade de educadora musical na escola de educação básica e docente do ensino superior, em diferentes contextos, com sotaques, ritmos e entonações. Um exercício constante de escuta e ampliação das playlists!.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Cecilia de Araujo Rodrigues Torres, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS/PPG Música, Porto Alegre, RS/Brasil

Doutorado em Educação pelo PPGEDU/UFRGS e Mestrado em Educação pelo PPGEDU/PUCRS. Professora aposentada do Curso de Licenciatura em Música do Centro Universitário Metodista/IPA. Pesquisadora convidada dos Grupos de Pesquisa EMCO/PPGMúsica/UFRGS, Narramus/PPGEDU/UFSM e GEMAB/PPGMúsica/UnB.

            

Citas

ABRAHÃO, Maria Helena. Pesquisa (auto)biográfica no Brasil: da aventura à insubordinação. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 9, n. 24, p. e1153, 2024. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/20502. Acesso em: 31 ago. 2024. (2024)

ABREU, Delmary Vasconcelos de. História de vida com as autobiografias musicais: contribuições de Maria Cecília Torres para o campo da educação musical. REVISTA DA ABEM, 32(1), e32102. (2024)

ABREU, Delmary Vasconcelos de; SOUZA, Hugo Leonardo Guimarães; ARAUJO, Gustavo Aguiar Malafaia de. Narrativas musicais como prática automedial para a sala de aula. Revista Música na Educação Básica, v. 13, n. 16, 2024.

BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza. Pesquisa-formação e histórias de vida de professoras brasileiras e portuguesas: reflexões sobre tessituras teórico-metodológicas. Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 37-48, ago./dez. 2009.

DELORY-MOMBERGER, Christine. A pesquisa biográfica ou a construção compartilhada de um saber do singular. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 133–147, 2016. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/2526. Acesso em: 12 ago. 2024.

JOSSO, Marie-Christine. Caminhar para si. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010

KREMER, M., ANDERSEN, G. G.; WOLFFENBÜTTEL, Cristina R. (2014). Reflexões sobre gosto musical e seleção de repertório para o trabalho escolar. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), (24), P. 321–329. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/208.

LARRUSCAIN, Edilacir dos Santos. Trajetórias musicais de jovens no ensino médio: narrativas em círculos restaurativos. Tese de doutorado no PPGEducação/Universidade Federal de Santa Maria, 2023.

PASSEGGI, Maria da Conceição. A experiência em formação. Educação, Porto Alegre, v. 34, n. 2, p. 147-156, maio/ago. 2011.

PASSEGGI, Maria da Conceição. Prefácio: Pesquisa (auto)biográfica e (con)ciência ética. A insubordinação pelo bem, o justo, o bom e o belo.In: SOUZA, Elizeu Clementino de; MEIRELES, Mariana Martins; BERNARDES, Rosvita Kolb (Org.). Redes de Pesquisa e movimentos insurgentes. Curitiba: Editora CRV, 2024.

PINEAU, Gaston. Ancoragem de uma política de pesquisa em ciências humanas: histórias das novas profissões sócio-educativas em formação. A Revista Brasileira de Pesquisa (auto)biográfica, [S. l.], v. 5, n. 13, p. 55–70, 2020.Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/8424. Acesso em: 31 ago. 2024.

PINEAU, Gaston. Histórias de vida em educação: por um paradigma transdisciplinar de formação da vida com abertura de frentes existenciais de pesquisa. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 9, n. 24, p. e1150, 2024. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/20498. Acesso em: 8 ago. 2024.

QUEIROZ, Haniel Henrique Vieira de; ABREU, Delmary Vasconcelos de. Abrindo horizontes para uma perspectiva musicobiográfica: um recorte analítico de uma pesquisa com três professores de música. Orfeu, Florianópolis, v. 7, n. 1, p. e0112, 2022.Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/21745. Acesso em: 30 ago. 2024.

ROCHA e PASSEGGI. Educação e experiência: narrativas em múltiplos contextos. In: Passeggi, Maria da Conceição; Júnior, Lucrécio de Sá e Barbosa, Tatyana Mabel Nobre (Org.). – 1. ed. – Natal: EDUFRN, 2021. Acesso em 10 ago.2024.

SOUZA, Jusamara. Música, cotidiano e educação (org.). Porto Alegre: UFRGS/PPGMúsica, 2000.

XXXXX

XXXXX

XXXXX

XXXXX

XXXXX

Publicado

09/09/2025

Cómo citar

Torres, M. C. de A. R. (2025). REPERTÓRIOS, PLAYLISTS E MEMÓRIAS/FORMAÇÃO DE UMA EDUCADORA MUSICAL. Revista Da FUNDARTE, 65(65), e1591. https://doi.org/10.19179/rdf.v65i65.1591