REPERTÓRIOS, PLAYLISTS E MEMÓRIAS/FORMAÇÃO DE UMA EDUCADORA MUSICAL
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v65i65.1591Palabras clave:
memórias docente, Playlists; narrativas (auto)biográficasResumen
O presente artigo apresenta um exercício de revisitar as memórias de formação como docente de música, ao longo de 40 anos, no campo da pesquisa (auto)biográfica, trazendo os repertório e as playlists que compuseram e acompanharam cada etapa desta formação. A escolha por músicas com a temática do sol vão abrir cada tópico e permear os diferentes contextos em que fui vivendo e atuando como educadora musical ao longo destas décadas. Escolhi destacar minhas memórias docentes entrelaçadas às sonoridades e fragmentos das letras e sonoridades das músicas que foram reverberando e fazendo parte da constituição da minha identidade de educadora musical na escola de educação básica e docente do ensino superior, em diferentes contextos, com sotaques, ritmos e entonações. Um exercício constante de escuta e ampliação das playlists!.
Descargas
Citas
ABRAHÃO, Maria Helena. Pesquisa (auto)biográfica no Brasil: da aventura à insubordinação. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 9, n. 24, p. e1153, 2024. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/20502. Acesso em: 31 ago. 2024. (2024)
ABREU, Delmary Vasconcelos de. História de vida com as autobiografias musicais: contribuições de Maria Cecília Torres para o campo da educação musical. REVISTA DA ABEM, 32(1), e32102. (2024)
ABREU, Delmary Vasconcelos de; SOUZA, Hugo Leonardo Guimarães; ARAUJO, Gustavo Aguiar Malafaia de. Narrativas musicais como prática automedial para a sala de aula. Revista Música na Educação Básica, v. 13, n. 16, 2024.
BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza. Pesquisa-formação e histórias de vida de professoras brasileiras e portuguesas: reflexões sobre tessituras teórico-metodológicas. Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 37-48, ago./dez. 2009.
DELORY-MOMBERGER, Christine. A pesquisa biográfica ou a construção compartilhada de um saber do singular. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 133–147, 2016. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/2526. Acesso em: 12 ago. 2024.
JOSSO, Marie-Christine. Caminhar para si. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010
KREMER, M., ANDERSEN, G. G.; WOLFFENBÜTTEL, Cristina R. (2014). Reflexões sobre gosto musical e seleção de repertório para o trabalho escolar. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), (24), P. 321–329. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/208.
LARRUSCAIN, Edilacir dos Santos. Trajetórias musicais de jovens no ensino médio: narrativas em círculos restaurativos. Tese de doutorado no PPGEducação/Universidade Federal de Santa Maria, 2023.
PASSEGGI, Maria da Conceição. A experiência em formação. Educação, Porto Alegre, v. 34, n. 2, p. 147-156, maio/ago. 2011.
PASSEGGI, Maria da Conceição. Prefácio: Pesquisa (auto)biográfica e (con)ciência ética. A insubordinação pelo bem, o justo, o bom e o belo.In: SOUZA, Elizeu Clementino de; MEIRELES, Mariana Martins; BERNARDES, Rosvita Kolb (Org.). Redes de Pesquisa e movimentos insurgentes. Curitiba: Editora CRV, 2024.
PINEAU, Gaston. Ancoragem de uma política de pesquisa em ciências humanas: histórias das novas profissões sócio-educativas em formação. A Revista Brasileira de Pesquisa (auto)biográfica, [S. l.], v. 5, n. 13, p. 55–70, 2020.Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/8424. Acesso em: 31 ago. 2024.
PINEAU, Gaston. Histórias de vida em educação: por um paradigma transdisciplinar de formação da vida com abertura de frentes existenciais de pesquisa. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 9, n. 24, p. e1150, 2024. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/20498. Acesso em: 8 ago. 2024.
QUEIROZ, Haniel Henrique Vieira de; ABREU, Delmary Vasconcelos de. Abrindo horizontes para uma perspectiva musicobiográfica: um recorte analítico de uma pesquisa com três professores de música. Orfeu, Florianópolis, v. 7, n. 1, p. e0112, 2022.Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/21745. Acesso em: 30 ago. 2024.
ROCHA e PASSEGGI. Educação e experiência: narrativas em múltiplos contextos. In: Passeggi, Maria da Conceição; Júnior, Lucrécio de Sá e Barbosa, Tatyana Mabel Nobre (Org.). – 1. ed. – Natal: EDUFRN, 2021. Acesso em 10 ago.2024.
SOUZA, Jusamara. Música, cotidiano e educação (org.). Porto Alegre: UFRGS/PPGMúsica, 2000.
XXXXX
XXXXX
XXXXX
XXXXX
XXXXX
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Maria Cecilia de Araujo Rodrigues Torres

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.
![]()
