DESENHAR, INTERAGIR, COMPREENDER

O DIAGRAMA COMO PERFORMANCE: INSCRIÇÃO, MÉTODO E RACIONALIDADE

Autores/as

  • Thiago Costa Instituto Federal do Mato Grosso - IFMT, Pontes e Lacerda/MT, Brasil https://orcid.org/0000-0002-2965-8418
  • Ariadne Marinho Secretaria de Educação - SEDUC/MT

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v65i65.1565

Palabras clave:

Imagem, diagrama, Representações epistêmicas, Arte, Ciência

Resumen

O diagrama compõe-se por um conjunto de linhas e outras formas geométricas. Do seu enredamento particular sobre superfície planisférica deriva uma inscrição gráfica. É, deste modo, uma imagem. Consiste em uma categoria singular de transcrição visiva, de operação manual e agenciamento intelectual; logo, um artefato visual de inequívoco apelo cognitivo, pedagógico e epistêmico. Ao ajustar diferentes linguagens e variados saberes, em uma figuração mestiça e transdisciplinar, o diagrama institui outras modalidades de apreensão e interação com os dados da realidade. Colabora, assim, tanto para a sistematização de um juízo abstrato quanto para a sua assimilação e entendimento. O diagrama, portanto, é tessitura. Traçado móvel, dinâmico, flexível. Tal como o pensamento. É atividade, ajustamento e registro. Condensa em si a concretude empírica de uma ação, a criação de um objeto – a imagem, o esquema –, com a imaterialidade de um raciocínio projetual, supositivo, prognóstico. Em nossa comunicação – partindo das considerações de John Bender e Michael Marrinan, em “The Culture of Diagram” (2010) – fornecemos algumas das definições do diagrama, habitualmente situado entre a arte e a ciência, enfatizando o seu caráter pluridimensional, vale dizer, não apenas como a) anotação visual individual senão enquanto b) procedimento metodológico, amparado e orientado por um c) modelo particular de racionalidade.

Palavras-chaves: diagramas, imagens, representações epistêmicas.

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Biografía del autor/a

Thiago Costa, Instituto Federal do Mato Grosso - IFMT, Pontes e Lacerda/MT, Brasil

Thiago Costa é historiador. Graduado e Mestre em História pela UFMT (2008 e 2011) e Doutor em Estética e História da Arte pela USP (2023). É docente do IFMT - campus Fronteira Oeste/Pontes e Lacerda. Seus temas de interesse abrangem Teoria da Imagem, História da Arte, História da Cultura, História da Ciência, História da Física, História da Biologia, Filosofia da História, Filosofia da Física e Filosofia da Biologia.

Ariadne Marinho , Secretaria de Educação - SEDUC/MT

Ariadne Marinho é historiadora. Doutora em História pela UFMT e docente da Rede Estadual de Educação de Mato Grosso. Seus temas de interesse abrangem história da doença, lepra/hanseníase, biopoder, feminismos, memória de velhos.

Citas

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Publicado

09/09/2025

Cómo citar

Costa, T., & Marinho , A. (2025). DESENHAR, INTERAGIR, COMPREENDER: O DIAGRAMA COMO PERFORMANCE: INSCRIÇÃO, MÉTODO E RACIONALIDADE. Revista Da FUNDARTE, 65(65), e1565. https://doi.org/10.19179/rdf.v65i65.1565