A MUSICOTERAPIA EM FOCO

O ESTADO DA ARTE SOBRE O TEMA EM 35 REVISTAS CIENTÍFICAS ATÉ ABRIL DE 2023

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v61i61.1550

Palabras clave:

Terapia, Saúde, Música

Resumen

O presente artigo científico traz em seu escopo um pequeno, porém considerável Estado da Arte de pesquisas sobre o tema Musicoterapia, publicadas em 35 revistas científicas. Como método de pesquisa utilizou-se a pesquisa via internet e como abordagem, a pesquisa quantitativa. A investigação objetivou mostrar a incidência que o tema Musicoterapia apresenta nas pesquisas científicas publicadas em 35 revistas científicas. Como questão de pesquisa, a presente investigação lançou a seguinte questão: Qual a incidência de artigos científicos com a temática da Musicoterapia em 35 revistas científicas das áreas da Saúde e da Música/Arte? Como resultado observa-se a escassez de artigos científicos produzidos e publicados em revistas científicas das áreas da saúde e da arte/música.

Biografía del autor/a

Giacomo de Carli da Silva, Universidade Feevale - Feevale, Novo Hamburgo/RS, Brasil

Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música. Possui graduação em Música: Licenciatura pela UERGS (Universidade Estadual do Rio Grande do Sul). Também, foi bolsista do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência), onde desenvolveu aulas de teclado com alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cinco de Maio, no Bairro Cinco de Maio, em Montenegro - RS, bem como aulas de musicalização e prática de conjunto instrumental com sete turmas do ensino fundamental dessa mesma escola. Ao mesmo tempo que participou do PIBID, sob a orientação da Professora Pós Doutora Cristina Rolim Wolffenbüttel, participou do grupo de pesquisa, Educação Musical: Diferentes Tempos e Espaços, sob a orientação da mesma entre os anos de 2015 e de 2021. Paralela as atividades no meio artístico docente, é Técnico em Radiologia. Nesta área, desenvolveu dois estágios curriculares. Um no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) no setor de Radiologia e o outro, na Clínica Centro Eco em Novo Hamburgo/RS na área de Tomografia Computadorizada. Entre os anos de 2018 e 2019, cursou o curso técnico em flauta doce no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), onde foi orientado instrumentalmente pela professora Eliana vaz Huber, bem como administrava sua própria escola de música em Esteio, o Centro Cultural De Carli (www.centroculturaldecarli.com), atualmente sem funcionar. Em 2018, ministrou aulas de piano e teclado na Casa de Cultura Lufredina de Araújo Gaya em Esteio/RS/Brasil. Em 2019, ingressou no Curso de Bacharelado em História da Arte na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e no Curso de Especialização em Educação Musical na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) tendo esse último (especialização) o concluído no ano de 2021. Em 2021 também, parou a faculdade de História da Arte na UFRGS e iniciou a de Direito na mesma Instituição, em 2021. Nesse mesmo ano, Giácomo foi professor contratado do município de Estrela - RS, por seis meses tendo ministrado aulas de música do berçário ao 5 ano do ensino fundamental. Ainda em 2019, foi chamado e onde atuou como professor de música concursado até 2022 do município gaúcho de Estância Velha - RS, onde ministrava aulas de música para os anos iniciais do ensino fundamental (ensino regular) e para à Educação de Jovens e Adultos (EJA) - Ensino Fundamental. Bem como, através de contrato, pelo mesmo município, ministra aulas no currículo escolar (Arte/Música) dos anos finais do Ensino Fundamnetal. Em 2020, Giácomo, com o mesmo projeto de pesquisa tentou entrar para o mestrado em 4 (quatro) universidades públicas do estado do Rio Grande do Sul no Brasil e 1 (uma) universidade privada. Giácomo teve o seu projeto de pesquisa reprovado (mesmo expondo que tinha TDAH por meio de diagnóstico) em todas as universidades públicas em que prestou prova, porém, conseguiu a aprovação em 2 lugar pela única universidade privada/comunitária em que tentou prova para o mestrado em 2020, sendo contemplado com uma bolsa de estudos de 100 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). No Doutorado o mesmo aconteceu. Assim como fez no mestrado, apresentou seus diagnósticos (de TDAH e TEA, sendo esse último diagnosticado durante o curso de mestrado) e não obteve as adaptações necessárias para a realização das provas em 6 (seis) Programas de Pós-graduação nos estados do Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, sendo alguns desses, os mesmos que não o aceitaram no mestrado. Na sua última tentativa, obteve aprovação no Doutorado em Diversidade Cultural e Inclusão Social na Universidade Feevale, onde também foi contemplado com bolsa de 100% da CAPES e posteriormente, uma bolsa de estudos do Carrefour, substituindo a bolsa de 100% da CAPES.

 

 

 

Graziela Pires da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre, RS/Brasil

Mestranda em Saúde Coletiva pela UFRGS. Graduada em Musicoterapia , atua no CAPS na cidade de Campo Bom. Coordena e atua como Musicoterapeuta no Projeto UMA SINFONIA DIFERENTE RS - MUSICAL PROTAGONIZADO POR CRIANÇAS COM AUTISMO no RS. É professora no curso de bacharelado em Musicoterapia das Faculdades EST em São Leopoldo e professora da Pós-Graduação (Especialização em Musicoterapia) da Faculdade SENSUPEG em Nova Petrópolis. Ao mesmo tempo, atua como Musicoterapeuta na Clínica de Saúde Doctor Clin em Novo Hamburgo. Pós graduada em Transtorno do Espectro Autista, inclusão escolar e social pela Uninter. É cantora na banda 50 Tons de Pretas, e produtora cultural. Atuou como Assessora de Cultura junto a Secretaria de Educação e Cultura do Município de Campo Bom, de 2017 a 2019. Integra o Grupo Identidade da Faculdades EST, como estudante egressa do curso de Bacharelado em Musicoterapia. Suas atividades no Grupo Identidade são na área de pesquisas, artigos, projetos e assessorias acerca da Cultura e História Africana e Afro-brasileira. Através do Grupo Identidade já participou da Pesquisa Federal sobre Intolerância Religiosa, sendo a representante da região Sul; prestou assessoria nos cursos de extensão para professores referente a aplicação da Lei 10.639/2013; redigiu projetos da área cultural para beneficiar entidades parceiras da Faculdade EST entre outras ações. 

Eliana Perez Gonçalves de Moura, Universidade Feevale - Feevale, Novo Hamburgo/RS, Brasil

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Pelotas (1982), mestrado em Psicologia Social e Personalidade pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1996) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2003). Atualmente é docente do curso de graduação em Psicologia e docente-pesquisadora do Programa de Pósgraduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social e do Mestrado Acadêmico de Psicologia, da Universidade Feevale. Tem experiência na área da Psicologia Social e da Educação, com ênfase Interdisciplinar, atuando principalmente nos seguintes temas: práticas e processos psicossociais; modos de subjetivação; contextos socio comunitários de vulnerabilidades e riscos; práticas de educação em espaços não escolares; pesquisa qualitativa. Associada a Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO). É coordenadora substituta do Mestrado Acadêmico em Psicologia e membro do Comitê de Ètica em Pesquisa-CEP/Feevale . 

Citas

BARCELLOS, Lia Rejane Mendes; SANTOS, Marco Antônio Carvalho. A Musicoterapia no Brasil. Revista Brazilian Journal of Music Therapy, (32), 4–35, 2022 DOI: https://doi.org/10.51914/brjmt.32.2021.378

BATALHA, Julio Cezar Raduan; ALMEIDA, Gabrielle Lara de; RUIZ, Evelyn Caroline Rodrigues; MIRANDA, Ludmilla Laura. Musicoterapia e seus efeitos no ambiente hospitalar. Research, Society and Development, v.11, n.6, 2022 DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v11i6.26747

BRASIL. Ministério da saúde. Secretaria de Atenção à saúde. 2014. Disponível: /efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://atencaobasica.saude.rs.gov.br/upload/arquivos/201510/01114710-20141103163846portaria-n-24-de-14-de-janeiro-de-2014.pdf>. Acesso em: 30, mar. 2023.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 849, de 27 de março de 2017. Inclui a Arteterapia, Ayurveda, Biodança, Dança Circular, Meditação, Musicoterapia, Naturopatia, Osteopatia, Quiropraxia, Reflexoterapia, Reiki, Shantala, Terapia Comunitária Integrativa e Yoga à Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares. 2017. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2017/prt0849_28_03_2017.html>. Acesso em: 30, mar. 2023.

CÂMARA, Yzy Maria Rabelo; CAMPOS, Maria dos Remédios Moura; CÂMARA, Yls Rabelo. Musicoterapia como recurso terapêutico para a saúde mental. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 5, n. 12, p. 94–117, 2013.

DALTO, Renato. De dentro da escuridão. Jornal Extra Classe, Porto Alegre, 24/10/1999.

FERREIRA, Norma Sandra Ferreira. As pesquisas denominadas “Estado da Arte”. Educação & Sociedade, ano XXIII, n. 79, Agosto/2002 DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302002000300013

GERHARDT, Tatiana (Org.); SILVEIRA, Denise (Org.). Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo de 2022

JÚNIOR, Paulo Jonas dos Santos; CAIRES, Elon Saúde; FÓFANO, Clodoaldo Sanches. Os efeitos benéficos da musicoterapia no contexto educacional. Brazilian Journal. of Development, Curitiba, v. 4, n. 6, p. 2687-2699, out./dez. 2018.

MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999.

RAMALHO, Adriana Dyrle Marques; RAMAHLO, Juliana Paiva Goés. A musicoterapia como recurso terapêutico para tratamento do paciente psiquiátrico. Revista Enfermagem Brasil, v. 16, n. 4, 2017. DOI: https://doi.org/10.33233/eb.v16i4.1263

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2007. DOI: https://doi.org/10.36311/2007.978-85-249-1311-2

SILVEIRA, Roberta de Pinho et al. Verdades em (des)construção: uma análise sobre as práticas integrativas e complementares em saúde. Saúde Soc. São Paulo, v.29, n.1, e180906, 2020 p.1-11. DOI: https://doi.org/10.1590/s0104-12902020180906

UBAM. Comissão de Políticas de Organização Profissional. Online. Disponível em: . Acesso em: 27, abr. 2022.

Publicado

16/09/2024

Cómo citar

de Carli da Silva, G., Pires da Silva, G., & Perez Gonçalves de Moura, E. (2024). A MUSICOTERAPIA EM FOCO: O ESTADO DA ARTE SOBRE O TEMA EM 35 REVISTAS CIENTÍFICAS ATÉ ABRIL DE 2023. Revista Da FUNDARTE, 61(61), e1550. https://doi.org/10.19179/rdf.v61i61.1550