O lugar da arte na escola

Autores

  • Manoela dos Anjos Afonso Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiânia – FAV/UFG Chelsea College of Arts/University of the Arts London – CCW/UAL

Palavras-chave:

Arte, escola, lugar, prática reflexiva, prática artística.

Resumo

Qual era o lugar da arte na escola há trinta anos? E qual é o lugar da arte na escola hoje? Considerando uma perspectiva futura, que outros lugares a arte pode ocupar na escola? Este texto está dividido em três partes e constitui-se como uma partilha de histórias, leituras e reflexões relacionadas com os questionamentos feitos aqui inicialmente, e com foco nas artes visuais. Na primeira parte, faço um exercício reflexivo em forma de escrita de si, com o objetivo de identificar qual era o lugar da arte na minha escola, na década de 1980. Em seguida, escrevo sobre a relevância do aspecto criativo para o exercício reflexivo dos professores de artes. Na terceira parte, comento o trabalho artístico chamado Hidden Curriculum (Currículo Oculto), da artista alemã Annette Krauss, e busco encontrar alguns apontamentos que indiquem outros possíveis lugares para a arte no espaço escolar num contexto contemporâneo. Por último, nas reflexões finais, volto às questões iniciais para abrir espaço para mais perguntas.

Downloads

Publicado

06.10.2014

Como Citar

Afonso, M. dos A. (2014). O lugar da arte na escola. Revista Da FUNDARTE, (28), P. 01–14. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/147

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.