TEORIAS EDUCACIONAIS SUBSIDIADORAS E SUBSIDIÁRIAS AO COMPUTER SUPPORTED COLLABORATIVE LEARNING

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v61i61.1461

Palabras clave:

Teorias educacionais, CSCL, Piaget, Vygostky

Resumen

O presente artigo visa identificar como a teoria da aprendizagem colaborativa apoiada por computador (CSCL) é fundamentada pela teoria construtivista de Jean Piaget e sócio-construtivista de Lev Vygotsky, além de sua relação com outras contribuições teóricas. Essas teorias salientam a importância da interação social no processo de aprendizagem. Para tanto, compreender as inter-relações dessas teorias é fundamental para que os professores da educação básica e ensino superior possam criar e incorporar atividades construtivistas às suas estratégias de ensino, integrando o uso de recursos computacionais para promover a aprendizagem colaborativa entre os alunos, de maneira a atingir os domínios cognitivos superiores da taxonomia de Bloom na implementação da CSCL. Por fim, o artigo  aborda o potencial de aplicação da CSCL com o metaverso, um ambiente virtual de aprendizado, destacando experimentos onde os alunos podem  interagir colaborando, criando e aprendendo.

Biografía del autor/a

Luís Antônio Licks Missel Machado, Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT , Taquara/RS, Brasil

Professor nas Faculdaes Integradas de Taquara - FACCAT. Mestre em Economia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Doutorando em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.

Fabrício Soares, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre, RS/Brasil

Professor na Universidade Estadual do Sul - UERGS. Mestre em Sistemas e Processos Industriais pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. Doutorando em Informática na Educação pela Unversidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.

Miriam dos Santos Nunes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre, RS/Brasil

Mestre em Design pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Doutoranda em Informárica na Educação pela Unversidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Patrícia Fernanda da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS , Porto Alegre, RS/Brasil

Professora na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Doutora em Informática na Educação e Pós-Doutoranda em Informática na Educação na UFRGS.

Liane Margarida Rockenbach Tarouco, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS , Porto Alegre, RS/Brasil

Professora na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Doutora em Engenharia Elétrica/Sistemas Digitais pela Universidade de São Paulo - USP.

Citas

ANDERSON, Lorin W.; KRATHWOHL, David R. A taxonomy for learning, teaching, and assessing: A revision of Bloom's taxonomy of educational objectives. Addison Wesley Longman, Inc., 2001.

ARAÚJO FILHO, R., GITIRANA, V., & GONÇALVES, C. Colaboração em Atividade Online de Formação de Professores de Matemática. Revista Brasileira de Informática na Educação, 24(1), 156. 2016. Disponível em: doi:https://doi.org/10.5753/rbie.2016.24.1.156 . Acesso em: 02 fev. 2024. DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2016.24.1.156

BAILEY, Fiona; MOAR, Magnus. The Vertex Project: Children creating and populating 3D virtual worlds. Journal of Art & Design Education, v. 20, n. 1, p. 19-30, 2001. https://doi.org/10.1111/1468-5949.00246. DOI: https://doi.org/10.1111/1468-5949.00246

BEREITER, C., et al.. Scripted and unscripted aspects of creative work with knowledge. In B. K. Smith, M. Borge, E. Mercier, & K. Y. Lim (Eds.), Making a diference: Prioritizing equity and access in CSCL, 12th International Conference on Computer Supported Collaborative Learning (CSCL2017) (Vol. 2, pp. 751–757). International Society of the Learning Sciences Philadelphia, PA, 2017.

BLOOM, Benjamin, et al. Taxonomia de objetivos educacionais:domínio cognitivo. Tradução de Flávia Maria Sant'Anna. Porto Alegre: Globo, 1983.

BORSSOI, A. H., SILVA, K. A. P. da., & FERRUZZI, E. C.. (2021). Aprendizagem Colaborativa no Contexto de uma Atividade de Modelagem Matemática. Bolema: Boletim De Educação Matemática, 35(70), 937–958. UNESP, Rio Claro/SP, 2021. https://doi.org/10.1590/1980-4415v35n70a17. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-4415v35n70a17

CHI, MTH e WYLIE, R. (2014). A estrutura ICAP: Vinculando o envolvimento cognitivo a resultados de aprendizagem ativa. Psicólogo Educacional, 49(4), 219–243. https://doi.org/10.1080/00461520.2014.965823. DOI: https://doi.org/10.1080/00461520.2014.965823

CHOI, Beomkyu; BAEK, Youngkyun. Exploring factors of media characteristic influencing flow in learning through virtual worlds. Computers & Education, v. 57, n. 4, p. 2382-2394, 2011. DOI: https://doi.org/10.1016/j.compedu.2011.06.019

DA SILVA, Patrícia Fernanda; ROCKENBACH TAROUCO, Liane Margarida. A Scaffolding Strategy to Organize Collaborative Learning. In: International Conference on Interactive Collaborative Learning. Cham: Springer International Publishing, 2022. p. 171-182.https://link.springer.com/chapter/10.1007/978-3-031-26876-2_16 DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-031-26876-2_16

DILLENBOURG, Pierre. Collaborative learning: Cognitive and computational approaches. Advances in learning and instruction series. Elsevier Science, Inc., PO Box 945, Madison Square Station, New York, NY 10160-0757, 1999.

DILLENBURG, Pierre. Design for classroom orchestration. Computers & Education.Volume 69, November 2013, Pages 485-492. Disponível em: <https://doi.org/10.1016/j.compedu.2013.04.013> . Acesso em: 20 jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.1016/j.compedu.2013.04.013

FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo. Monitoria: uma modalidade de ensino que potencializa a Aprendizagem Colaborativa e autorregulada. Pro-Posições, [S.l.], v. 27, n. 1, p. 133-153, jun. 2016. ISSN 1982-6248. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8645902>. Acesso em: 02 fev. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/0103-7307201607908

HARASIM, Linda. Learning Theory and Online Technologies. 2ª ed. Routledge. New York. 2017. DOI: https://doi.org/10.4324/9781315716831

KIRSCHNER, P. A.; ERKENS, G. Rumo a uma estrutura para pesquisa CSCL. Psicólogo Educacional, v. 48, n. 1, p. 1–8, 2013. DOI: https://doi.org/10.1080/00461520.2012.750227

KLEIN, E. L., VOSGERAU, D. S. R.. Possibilidades e desafios da prática de aprendizagem colaborativa no ensino superior. Educação, 43(4), 667–698. UFSM, Santa Maria/RS, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.5902/1984644429300 . Acesso em 02 fev. 2024. DOI: https://doi.org/10.5902/1984644429300

MOREIRA, Marco Antonio. Teorias de Aprendizagem. 2ª ed. São Paulo, EPU, 2017. DOI: https://doi.org/10.26512/rpf.v2i3.19958

PIAGET, Jean. The psychology of intelligence London: Routledge & Kegan Paul, 1950.

PIAGET, Jean . A equilibração das estruturas cognitivas: problema central do desenvolvimento. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1976.

PIMENTEL, M.; FUKS, H. (Org.). Sistemas Colaborativos. Editora SBC/Elsevier, São Paulo, 2011.

RITELLA, Giuseppe; HAKKARAINEN, Kai. Instrumental genesis in technology-mediated learning: From double stimulation to expansive knowledge practices. International Journal of Computer-Supported Collaborative Learning, v. 7, p. 239-258, 2012. DOI: https://doi.org/10.1007/s11412-012-9144-1

SCARDAMALIA, Marlene, BEREITER, Carl. Knowledge building: Theory, pedagogy, and technology. In: Cambridge Handbook of the Learning Sciences, p. 97-118, DE CORTE, Erik, et al., New York: Cambridge University Press. 2006. DOI: https://doi.org/10.1017/CBO9780511816833.008

SOUTHGATE, Erica et al. School students creating a virtual reality learning resource for children. In: 2022 IEEE Conference on Virtual Reality and 3D User Interfaces Abstracts and Workshops (VRW). IEEE, 2022. p. 01-06. doi: 10.1109/VRW55335.2022.00060. DOI: https://doi.org/10.1109/VRW55335.2022.00060

SILVA, Patrícia Fernanda da. O uso das tecnologias digitais com crianças de 7 meses a 7 anos: Como as crianças estão se apropriando das tecnologias digitais na primeira infância? 2017. 232 f. Orientadora Léa da Cruz Fagundes. Coorientador: Crediné Silva de Menezes. Tese de Doutorado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/168851. Acesso em 19 fev. 2024.

STAHL, G.; HAKKARAINEN, K. . Theories of CSCL. In: Cress, U., Rosé, C., Wise, A.F., Oshima, J. (eds) International Handbook of Computer-Supported Collaborative Learning. Computer-Supported Collaborative Learning Series, vol 19. Springer, 2021. Disponível em: < https://doi.org/10.1007/978-3-030-65291-3_2 >. Acesso em: 10 nov. 2023. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-030-65291-3_2

TAROUCO, L. M. et al. Aprendizagem e avaliação em um Ambiente de Realidade Virtual Cooperativo de Aprendizagem (Projeto ARCA). Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 6, 2000.

TAROUCO, Liane Margarida R., MACHADO, Luís Antônio L. M., SILVA, Teresinha Letícia, TIMÓTEO, Dúlcio Joaquim Antonio. POSSIBILIDADES DO METAVERSO COMO RECURSO EDUCACIONAL. Revista da FUNDARTE, v. 56, n. 56, p. 1-22, 2023. DOI: https://doi.org/10.19179/rdf.v56i56.1268

VOGEL, F.; WEINBERGER, A.; FISCHER, F.. Collaboration Scripts: Guiding, Internalizing, and Adapting. In: Cress, U., Rosé, C., Wise, A.F., Oshima, J. (eds) International Handbook of Computer-Supported Collaborative Learning. Computer-Supported Collaborative Learning Series, vol 19. Springer, 2021. https://doi.org/10.1007/978-3-030-65291-3_18 DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-030-65291-3_18

WEINBERGER, A. Princípios de scripts de colaboração transacionais suportados por computador. Jornal Nórdico de Alfabetização Digital, v. 6, n. 3, p. 189–202, 2011. DOI: https://doi.org/10.18261/ISSN1891-943X-2011-03-06

VYGOTSKY, Levy. Mente na sociedade. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1930.

Publicado

16/09/2024

Cómo citar

Licks Missel Machado, L. A., Soares, F., dos Santos Nunes, M., da Silva, P. F., & Rockenbach Tarouco, L. M. (2024). TEORIAS EDUCACIONAIS SUBSIDIADORAS E SUBSIDIÁRIAS AO COMPUTER SUPPORTED COLLABORATIVE LEARNING. Revista Da FUNDARTE, 61(61), e1461. https://doi.org/10.19179/rdf.v61i61.1461

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.