O TRABALHO DO ARTISTA
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v59i59.1453Palabras clave:
arte contemporânea, artista visual, trabalhoResumen
Quais são os parâmetros do trabalho do artista? Compreendendo o processo criativo enquanto trabalho este artigo pretende observar que o trabalho do artista não se aproxima da noção de dom, tampouco de talento. Atravessando uma analogia da sociologia das produções recorreremos à Hannah Arendt e à Nathalie Heinich para observar que o trabalho do artista é o único em que é possível não se obter retornos financeiros. A partir disso, conceituaremos a noção de trabalho do artista para compreender que os termos amador e profissional são categorias que não são pertinentes ao campo artístico, afinal, a melhor associação seria se ele obtém, ou não, retornos financeiros.
Citas
ARENDT, Hannah. A condição humana. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014.
HEINICH, Nathalie. A sociologia da arte. São Paulo: EDUSC, 2008.
HEINICH, Natalie. As reconfigurações do estatuto de artista na época moderna e contemporânea. Porto Arte, v. 13, n. 22, maio 2005. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/index.php/PortoArte/article/view/27910/16517. Acesso em 12 de dez de 2017. DOI: https://doi.org/10.22456/2179-8001.27910
KRIS, Ernst; KURZ, Otto. Lenda, mito e magia na imagem do artista: uma experiência histórica. Lisboa: Editorial Presença, 1988.
SCHWARCZ, Lilia; STARLING, Heloisa. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
SIMIONI, Ana Paula Cavalcanti. Eternamente amadoras: artistas brasileiras sob o olhar da crítica (1885-1927). In: Crítica e modernidade[S.l: s.n.], 2006.
SIMIONI, Ana Paula Cavalcanti. Profissão-artista: pintoras e escultoras acadêmicas brasileiras. São Paulo: EDUSP, 2019.
ZOLADZ, Rosza Wigdorowicz (org). Profissão Artista. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2011.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Letícia Weiduschadt
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.