CIRANDA DE SUJEITOS E DE AÇÕES
GIRANDO UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CORAL INFANTOJUVENIL
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v61i61.1440Palabras clave:
Coral infantojuvenil, Extensão universitária, Interação dialógicaResumen
Esse trabalho relata uma experiência de estruturação de um programa de extensão universitária, em instituições pertencentes à Educação Básica e ao terceiro setor, no âmbito de um curso de Licenciatura em Música. Após uma breve contextualização, são apresentados os fundamentos teóricos do trabalho, o conjunto de ações e sujeitos que as desenvolvem e uma análise dos aprendizados decorrentes da colaboração entre a universidade e a comunidade. O relato é concluído com uma autocrítica, que ressalta aspectos do programa a serem melhorados, a partir de ações que permitam a comunidade externa à universidade assumir um maior protagonismo e visibilidade acadêmica.
Citas
BARTLE, Jean Ashworth. Sound Advice: Becoming A Better Children´s Choir Conductor. New York: Oxford University Press, 2003. DOI: https://doi.org/10.1093/oso/9780195141788.001.0001
BOURNE, Patricia. Inside the Elementar School Chorus: Instructional Techniques for the Non-Select Children´s Chorus. Dayton: Heritage Music Press, 2009.
BUENO, Francisco da Silveira. Minidicionário escolar da Língua Portuguesa Silveira Bueno. – São Paulo: DCL, 2018.
CAVALCANTI, Kessy Michelle Costa; SILVA, Anna Paula Pereira da; GOMES, Alizete Maria Maneira. Avaliação na Formação de um coro infantil da escola básica Dim Helder. In: CONFERÊNCIA REGIONAL LATINO-AMERICANA DE EDUCAÇÃO MUSICAL DA ISME, XI. Educação musical latino-americana: tecendo identidades e fortalecendo interações. Anais. Natal, 08 a 11 de agosto de 2017, p. 1 – 10. Disponível em: < http://abemeducacaomusical.com.br/conferencias/index.php/isme/2017/paper/view/2327>. Acesso: 28 jan. 2024.
CRUZ, Gilsele. O Coral Infantil. In: CRUZ, Gisele (Org.). Canto, canção, cantoria – Como Montar um Coral Infantil. São Paulo: SESC Consolação, 2003.
FERRARA, Maria Amorim. Técnica Orfeônica. Revista do Ensino. Orgam Official da Directoria da Instrução, Bello Horizonte, Anno XV, n. 184, p.46-73, jan./mar.1947. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/175010>. Acesso: 26 jan. 2024.
FONSECA, Hilda S. Soares. Orientação Musical de acordo com o Desenvolvimento Psíquico da Criança em Idade Escolar. Revista do Ensino. Orgam Official da Directoria da Instrução, Bello Horizonte, v.30, n. 210, p.103 - 113, dez. 1961. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/175010>. Acesso: 26 dez. 2023.
FONTERRADA, Marisa Trench de Oliveira. De tramas e Fios: Um ensaio sobre música e educação. 2ed. São Paulo: Editora UNESP; Rio de Janeiro: FUNARTE, 2008.
FORPROEX – Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus: Editus, 2012. Disponível em: . Acesso em: 28 jan. 2024.
MORAIS, Luciane Pereira de. A Prática Coral na Educação Básica: uma abordagem transdisciplinar em prol do desenvolvimento humano. ouvirouver, Uberlândia, v.14, n.1, p. 182 – 193, jan.jun. 2018. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/39790>. Acesso: 24 jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.14393/OUV22-v14n1a2018-13
MOREIRA, A. L. I. G.; SILVA, V. A. CANTO CORAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: COMO, POR QUE E PARA QUÊ?. In: JART - JORNADA DE ARTES DA UEMS: para que serve o ensino das Artes na escola?, 2018, CAMPO GRANDE. ANAIS DO JART - ATO V. CAMPO GRANDE: EVEN3, 2018. v. 1. Disponível em: < https://www.even3.com.br/anais/jart/ >. Acesso: 18 de jan. 2024.
NÓVOA, António. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, v. 47, n.166, out./dez. 2017, p.1106-1133. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/cp/a/WYkPDBFzMzrvnbsbYjmvCbd/?format=pdf&lang=pt>. Acesso: 26 jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/198053144843
PHILLIPS, Kenneth H. Teaching Kids to Sing. 2ed. Boston: Schirmer Centage Learning, 2014.
SCHIMITI, Lucy Maurício. O ensaio. In: CRUZ, Gisele (Org.). Canto, canção, cantoria – Como Montar um Coral Infantil. São Paulo: SESC Consolação, 2003.
SOBREIRA, Silvia. O canto escolar. In: Silvia Sobreira (Org.) – Desafinando a escola. 1ed. Brasília: Musimed, 2013.
VASCONCELLOS, Branca de Carvalho. O canto nas escolas. A Voz. Revista do Ensino. Orgam Official da Directoria da Instrução, Bello Horizonte, v.2, n.16 - 17, p.322 - 326, jul./ago. 1926. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/175010>. Acesso: 26 dez. 2023.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Débora Andrade, Carolina Vilela Domingues, Lorena Vaz Gonçalves
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.