INSTAURAR ESPAÇOS DE PARTILHA: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM ARTES VISUAIS
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v61i61.1419Palabras clave:
Formação docente em artes visuais, espaços de partilha, arte/educaçãoResumen
O presente artigo parte dos percursos docentes tramados na disciplina de Estágio Curricular em artes visuais, ensaia e repensa a formação inicial de arte educadores/as a partir da instauração de espaços de partilha. A escrita provoca compreender a formação docente como lugar praticado (CERTEAU, 2014) e desdobra-se sobre as docências que constituem-se pelo ato de partilhar, pelo contágio, pelo [com]tato. Sendo assim, com inspirações na A/R/Tográficas (IRWIN, 2013), propõe-se instaurar espaços de partilha como prática de metodologias outras. Assim, hooks (2017); Freire (1987); Nóvoa (2014); Pereira (2016) entre outros autores que aqui são trazidos, estão relacionados a este momento de instauração da troca e da trama que colaborativamente vão constituindo os saberes e a constituição de si docente. Em primeiro momento trata-se do espaço de patilha por meio das narrações de si e do diálogo, por fim, discorre sobre o caráter relacional e coletivo da arte/educação na perspectiva da formação estética.
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