INSTAURAR ESPAÇOS DE PARTILHA: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM ARTES VISUAIS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v61i61.1419

Keywords:

Formação docente em artes visuais, espaços de partilha, arte/educação

Abstract

This article starts from the teaching paths taken in the discipline of Curricular Internship in Visual Arts, and rehearses and rethinks the initial training of art educators based on the establishment of spaces for sharing. The writing provokes an understanding of teacher training as a practiced place (CERTEAU, 2014) and focuses on teaching that is constituted by the act of sharing, by contagion, by [com]tact. Thus, with inspiration from A/R/Tográficas (IRWIN, 2013), it is proposed to establish spaces for sharing as a practice of other methodologies. Thus, hooks (2017); Freire (1987); Nóvoa (2014); Pereira (2016), among other authors mentioned here, are related to this moment of establishing the exchange and the weave that collaboratively constitute knowledge and the constitution of the teacher's self. Firstly, it deals with the space for sharing through self-narratives and dialog, and finally, it discusses the relational and collective nature of art/education from the perspective of aesthetic training.

Author Biographies

Lívia Lempek Trindade Monteiro, Universidade Federal de Pelotas - UFPel - Pelotas/RS, Brasil

Graduada em Artes Visuais Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Atual mestre no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU-FURG) e no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV-UFPel). http://lattes.cnpq.br/0103327585340069

Ursula da Rosa Silva , Universidade Federal de Pelotas - UFPel - Pelotas/RS, Brasil

Professora Titular da Universidade Federal de Pelotas, atuando nesta universidade desde 1995. Possui Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul (1988), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1992), Doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002) e Doutorado em Educação (UFPEL/2009). Atualmente é vice-reitora da UFPel, foi Diretora do Centro de Artes da UFPel, de 2013 a 2021. É professora do programa de Mestrado em Artes Visuais (UFPel), atuando na linha de Ensino da Arte e Educação Estética. Foi professora no Mestrado de Memória Social e Patrimônio Cultural (UFPEL), de 2007 a 2012, atuando na linha de Memória e Identidade. É líder do grupo de pesquisa: Caixa de Pandora: Estudos em Arte, gênero e Memória, junto ao CNPq. Desenvolve os projetos de pesquisa: A Caixa de Pandora- mulheres artistas e mulheres pensadoras no século XX, e Revisitando o ILA (1969-1989), Coordena o SIGAM: Simpósio Internacional sobre Gênero, Arte e Memória, que ocorre bienalmente em Pelotas (2008/2009/2011/2014/2016/2019). Coordenou o Projeto Arte na Escola (Pólo UFPEL) de 2010 a 2013. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Filosofia da arte e estética. Principais publicações como autora ou co-autora: A Linguagem Muda e o Pensamento Falante - sobre a filosofia da linguagem em Maurice Merleau-Ponty (EDIPUCRS, 1994); A História da Arte em Pelotas - a pintura de 1890 a 1980 (EDUCAT, 1996); Elementos de Estética (EDUCAT, 2004); Nelson Abott de Freitas e a Crítica das Artes Visuais (ED.UFPel, 2004); A Crítica de Arte em Ângelo Guido (Appris, 2011); Memórias e Perspectivas Contemporâneas da Arte/Educação no RS (Ed. UFPel. 2013); ebook Transgressões de Pandora: subjetividades e Polifonias (Ed. UFPel , 2018); A Arte de Arlnda Nunes (Ed. UFPel. 2019); Harly Couto: Arte como marca de vida (Ed. UFPel. 2020). 

References

BOURRIAUD, Nicolas. Formas de vida. A arte moderna e a invenção de si. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

BOURRIAUD, N. Pós-Produção: como a arte reprograma a vida. São Paulo: Martins Fontes, 2009a.

BOURRIAUD, Nicolas. Estética Relacional. São Paulo: Martins Fontes, 2009b.

BORRE, Luciana. Bordando afetos na formação docente. Conceição da Feira: Andarilha Edições, 2020.

CERTEAU, Michel de. A Invenção do Cotidiano: 1. Artes do fazer. Petrópolis/RJ: Vozes, 2014.

DIAS, Belidson; IRWIN, Rita. Pesquisa educacional baseada em arte: A/R/Tografia. Editora UFSM, 2013.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 1987

HERNÁNDEZ, Fernando. Catadores da Cultura Visual: uma proposta para uma nova narrativa educacional [Tradução de Ana Duarte]. Porto Alegre: Mediação,

hooks, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática de liberdade. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2017.

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo (Nova edição). Editora Companhia das Letras, 2019.

LARROSA BONDÍA, Jorge; CARDARELLO, Carla Giovanna Lamas; FISCHER, Rosa Maria Bueno. A operação ensaio: sobre o ensaiar e o ensaiar-se no pensamento, na escrita e na vida. Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 29, n. 1 (jan./jun. 2004), p. 27-43, 2004.

NÓVOA, António. Educação 2021: para uma história do futuro. Educação, Sociedade & Culturas, n. 41, p. 171-185, 2014.

OLIVEIRA, Marilda Oliveira de (Org.). Arte, educação e cultura. Santa Maria: UFSM, 2015.

PEREIRA, Marcos Villela. Estética da professoralidade: um estudo crítico sobre a formação do professor. Santa Maria: UFSM, 2016.

SANTANA, Anthony Fábio Torres; PEREIRA, Marcos Villela. Da Constituição da Professoralidade ou Como Alguém se Torna Professor. REVELLI, v.11, 2019.

SCHNEIDER, Daniela da Cruz. Da feitura de si: por um gesto artístico na formação. 2018. 77f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de 59 Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018. Disponível em: < http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4395>. Acesso em: 30 de abr. 2022

_________; MONTEIRO, Lívia Lempek Trindade; MONTEIRO, Rafaela Alves. [COM]TATO: Práticas formativas com e em Artes Visuais para Transcender o hoje. In: XXX Congresso Nacional da Federação de Arte/Educadores do Brasil, 2021, Pelotas. Anais do XXX Congresso Nacional da Federação de Arte Educadores do Brasil [recurso eletrônico]: Poéticas para transcender e enfrentar o amanhã. Pelotas: UFPEL, 2021. p. 796 – 807.

Published

16/09/2024

How to Cite

Lempek Trindade Monteiro, L., & da Rosa Silva , U. (2024). INSTAURAR ESPAÇOS DE PARTILHA: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM ARTES VISUAIS. Revista Da FUNDARTE, 61(61), e1419. https://doi.org/10.19179/rdf.v61i61.1419

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.