UMA COMUNIDADE INVENTADA

CONFLUÊNCIAS DE SABERES DA ERER EM DIÁLOGO COM A ARTE

Autores/as

  • Diego Lunelli Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos, São Leopoldo/RS, Brasil https://orcid.org/0000-0002-4382-3029
  • Lucila de Oliveira Universidade de Caxias do Sul -UCS, Caxias do Sul/RS, Brasil
  • Claudia Fin

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v60i60.1417

Palabras clave:

relações étnico-raciais, Coletividade, Práticas Pedagógicas

Resumen

Este informe aborda el movimiento de creación del Centro de Estudios Afrobrasileños e Indígenas Iaô y un panorama de las experiencias de trabajo pedagógico para la implementación del artículo 26-A de la Ley de Orientaciones y Bases de la Educación Nacional, con perspectivas de la Ley 10.639 /03 y 11.645/08, en el ámbito de la Secretaría de Educación de Caxias do Sul. Elegimos un camino tejido por movimiento, desplazamiento y metáforas para construir rutas de colectividad. A partir de la producción de los estudiantes fue posible establecer una posibilidad de cómo las prácticas pedagógicas atravesadas por la Educación en Relaciones Étnicas y Raciales se desarrollan en el aula, donde es posible aprender en comunidad, reconocerse a uno mismo y al otro. Los resultados del informe nos apuntan a pensar en la reconstrucción de un currículum antirracista potente desde la colectividad/comunidad, para potenciar los conocimientos ancestrales de los pueblos indígenas y negros, sin perder de vista la forma en que nos relacionamos con la escuela y principalmente con nuestros colegas.

Biografía del autor/a

Diego Lunelli, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos, São Leopoldo/RS, Brasil

Doutorando em Sociologia, Mestre em Educação, pesquisador das aprendizagens nas religiosidades afro-brasileiras com ênfase na corporalidade, performance, ancestralidade e oralidade.

Lucila de Oliveira, Universidade de Caxias do Sul -UCS, Caxias do Sul/RS, Brasil

Doutoranda; Mestre em Educação (2014) - UCS; possui Licenciatura Curta em Educação Artística (1996) na URCAMP; Licenciatura Plena em Educação Artística (2009) na UCS; Acadêmica em Pedagogia na Faculdade CNEC; Acadêmica em Bacharelado em Museologia - UNIASSELVI; Especialista em Arte Educação pelas Faculdades Integradas de Amparo (2003); Informática Educativa (2009) Faculdade Anglo-Americano; Coordenação Pedagógica (2016) pela UFRGS; Docente da Rede Municipal da Educação de Farroupilha (2002-) e Caxias do Sul (2014-)l; Atuou no Ensino Superior no curso de Pedagogia na Faculdade CNEC - Farroupilha (2014-2018); Docente convidada no curso de Extensão: Auxiliar de Apoio à docência na Educação Infantil (2014-2022) na Universidade de Caxias do Sul - UCS; Cursos de formação para professores de Arte RME de Farroupilha (2017-2018); Flores da Cunha (2019-2020); Participou do movimento da implementação da BNCC como Assessora Pedagógica no Núcleo de Estudos e Pesquisa (NEP, 2018-2019) e integrou o Núcleo Permanente Qualificar a Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER, 2023)) da Secretaria da Educação de Caxias do Sul (2018-2019); Coordenou o Núcleo Técnico/Científico de Educação, Pesquisa e Comunicação da Diretoria de Museus e Memória de Caxias do Sul (2022); Foi integrante do grupo de pesquisa: PNBE 2010 na escola: leituras possíveis (2011- 2014); Participa do grupo do pesquisa: Formação Cultural, Hermenêutica e Educação -GPFORMA SERRA(UCS). Atua na pesquisa nos seguintes temas: Arte/educação; formação de professores e Educação Antirracista.

Claudia Fin

Historiadora, especialista em gestão escolar, orientação educacional e filosofia ética e política. Mestra em Letras e Cultura com foco nos estudos literários como fonte histórica, a partir de escritores da periferia e escritores negros. Pesquisadora com foco nas vozes silenciadas pelo eurocentrismo e na importância da formação de professores para as práticas antirracistas nas comunidades escolares.

Citas

DASS, Angela. Humanae, 2012. Disponível: https://angelicadass.com/pt/foto/humanae/. Acesso: 13 de março de 2022.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs, vol. 1. Rio de Janeiro: Editora, v. 34, 1995.

DEVULSKY, Alessandra. Colorismo: Feminismos plurais. São Paulo: Jandaíra, 2021.

GONÇALVES, Leonardo de Oliveira et al. Lei Federal nº 10.639/03: um desafio para a educação básica no Brasil. 2010.

KRENAK, Ailton. Futuro Ancestral. São Paulo: Companhia Das Letras, 2021.

MUNDURUKU, D. O Banquete dos Deuses. São Paulo: Angra, 2005.

MARTINS, Leda Maria. Performances do tempo espiralar: poéticas do corpo-tela. Rio de Janeiro: Ed. Cobogó 2021.

MARTINS, Miriam Celeste; PICOSQUE, Gisa; GUERRA, M. Terezinha Telles. Teoria e prática do ensino de arte: A língua do mundo. São Paulo: FTD, 2009.

MAHKU - Movimento dos Artistas Huni Kuin. Mirales, 2013. Disponível: https://www.masp.org.br/exposicoes/mahku-miracoes. Acesso em: 12-08-2023.

PACHECO, Eduardo Guedes. Ensaio da (des) educação musical. Fantasias de escritura–filosofia, educação, literatura–, p. 28, 2010.

PRANDI, Reginaldo. O candomblé e o tempo: concepções de tempo, saber e autoridade da África para as religiões afro-brasileiras. Revista brasileira de ciências sociais, v. 16, p. 43-58, 2001. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-69092001000300003

RABELO, Miriam. Aprender a ver no candomblé. Horizontes Antropológicos, v. 21, p. 229-251, 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-71832015000200010

ROLNIK, Suely. Cartografia sentimental: transformações contemporâneas do desejo. Porto Alegre: Editora UFRGS, 2016.

ROCHA, Luiz Carlos Paixão da. Políticas afirmativas e educação: a lei 10639/03 no contexto das políticas educacionais no Brasil contemporâneo. Curitiba: UFPR, 2006. DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v1i1.12948

SANTOS, Antônio Bispo dos. A terra dá, a terra quer. São Paulo: Ubu Editora/PISEAGRAMA, 2023. 112 p.

Publicado

08/08/2024

Cómo citar

Lunelli, D., de Oliveira, L., & Fin, C. (2024). UMA COMUNIDADE INVENTADA: CONFLUÊNCIAS DE SABERES DA ERER EM DIÁLOGO COM A ARTE. Revista Da FUNDARTE, 60(60), e1417. https://doi.org/10.19179/rdf.v60i60.1417

Número

Sección

Dossiê Artes, Comunidades e Educação- ARTIGO