UMA COMUNIDADE INVENTADA

CONFLUÊNCIAS DE SABERES DA ERER EM DIÁLOGO COM A ARTE

Autores

  • Diego Lunelli Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos, São Leopoldo/RS, Brasil https://orcid.org/0000-0002-4382-3029
  • Lucila Guedes de Oliveira Universidade de Caxias do Sul -UCS, Caxias do Sul/RS, Brasil
  • Claudia Fin

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v60i60.1417

Palavras-chave:

relações étnico-raciais, Coletividade, Práticas Pedagógicas

Resumo

Este relato versa sobre os procedimentos da criação do Núcleo de Estudos Afrobrasileiro e Indígena Iaô e um panorama geral de experiências pedagógicas de trabalho com o movimento de implementação do Artigo 26-A da Lei de Diretrizes e Bases da Educação- LDBEN, na perspectiva das Leis 10.639/2003 e 11.645/2009, no âmbito da Secretaria Municipal de Caxias do Sul. Escolhemos um caminho tecido por movimentos, deslocamentos e metáforas para construir itinerários coletivos. Da produção dos estudantes foi possível demarcar uma possibilidade de como acontecem as práticas pedagógicas atravessadas pela Educação nas Relações Étnico Raciais (ERER) dentro de sala de aula, onde é possível aprender em comunidade, no reconhecimento de si e do outro. Os resultados do relato apontam para pensarmos na reconstrução de um currículo antirracista e de potência a partir da coletividade/comunidade, para dinamizar os saberes da ancestralidade dos povos indígenas e negros, sem perder de vista o modo como nos relacionamos com a escola e, principalmente, com nossos pares.

Biografia do Autor

Diego Lunelli, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos, São Leopoldo/RS, Brasil

Doutorando em Sociologia, Mestre em Educação, pesquisador das aprendizagens nas religiosidades afro-brasileiras com ênfase na corporalidade, performance, ancestralidade e oralidade.

Lucila Guedes de Oliveira, Universidade de Caxias do Sul -UCS, Caxias do Sul/RS, Brasil

Doutoranda; Mestre em Educação (2014) - UCS; possui Licenciatura Curta em Educação Artística (1996) na URCAMP; Licenciatura Plena em Educação Artística (2009) na UCS; Acadêmica em Pedagogia na Faculdade CNEC; Acadêmica em Bacharelado em Museologia - UNIASSELVI; Especialista em Arte Educação pelas Faculdades Integradas de Amparo (2003); Informática Educativa (2009) Faculdade Anglo-Americano; Coordenação Pedagógica (2016) pela UFRGS; Docente da Rede Municipal da Educação de Farroupilha (2002-) e Caxias do Sul (2014-)l; Atuou no Ensino Superior no curso de Pedagogia na Faculdade CNEC - Farroupilha (2014-2018); Docente convidada no curso de Extensão: Auxiliar de Apoio à docência na Educação Infantil (2014-2022) na Universidade de Caxias do Sul - UCS; Cursos de formação para professores de Arte RME de Farroupilha (2017-2018); Flores da Cunha (2019-2020); Participou do movimento da implementação da BNCC como Assessora Pedagógica no Núcleo de Estudos e Pesquisa (NEP, 2018-2019) e integrou o Núcleo Permanente Qualificar a Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER, 2023)) da Secretaria da Educação de Caxias do Sul (2018-2019); Coordenou o Núcleo Técnico/Científico de Educação, Pesquisa e Comunicação da Diretoria de Museus e Memória de Caxias do Sul (2022); Foi integrante do grupo de pesquisa: PNBE 2010 na escola: leituras possíveis (2011- 2014); Participa do grupo do pesquisa: Formação Cultural, Hermenêutica e Educação -GPFORMA SERRA(UCS). Atua na pesquisa nos seguintes temas: Arte/educação; formação de professores e Educação Antirracista.

Claudia Fin

Historiadora, especialista em gestão escolar, orientação educacional e filosofia ética e política. Mestra em Letras e Cultura com foco nos estudos literários como fonte histórica, a partir de escritores da periferia e escritores negros. Pesquisadora com foco nas vozes silenciadas pelo eurocentrismo e na importância da formação de professores para as práticas antirracistas nas comunidades escolares.

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Publicado

08.08.2024

Como Citar

Lunelli, D., de Oliveira, L., & Fin, C. (2024). UMA COMUNIDADE INVENTADA: CONFLUÊNCIAS DE SABERES DA ERER EM DIÁLOGO COM A ARTE. Revista Da FUNDARTE, 60(60), e1417. https://doi.org/10.19179/rdf.v60i60.1417

Edição

Seção

Dossiê Artes, Comunidades e Educação- ARTIGO