UMA COMUNIDADE INVENTADA

CONFLUÊNCIAS DE SABERES DA ERER EM DIÁLOGO COM A ARTE

Authors

  • Diego Lunelli Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos, São Leopoldo/RS, Brasil https://orcid.org/0000-0002-4382-3029
  • Lucila de Oliveira Universidade de Caxias do Sul -UCS, Caxias do Sul/RS, Brasil
  • Claudia Fin

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v60i60.1417

Keywords:

relações étnico-raciais, Coletividade, Práticas Pedagógicas

Abstract

This report talks about the movement for creation of the Afro-Brazilian and Indigenous Studies Center Iaô and an overview of pedagogical work experiences towards implement the article 26-A from the Law of Guideline and Bases to the National Education, with perspectives from the Law 10.639/03 and 11.645/08, within the scope of Caxias do Sul Education Secretariat. We chose a path woven by movement, displacement and metaphors to build routes of collectivity. From the students’ production it was possible to establish one possibility of how pedagogical practices crossed by the Education in Ethnic and Racial Relations take place in the classroom, where it is possible to learn in community, recognize yourself  and the other. The results of the report points us to think about the reconstruction of a powerful anti-racist curriculum from the collectivity/community, to boost the ancestral knowledge of Indigenous and black people, without losing sight of the way we relate to school and mainly to our peers.

Author Biographies

Diego Lunelli, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos, São Leopoldo/RS, Brasil

Doutorando em Sociologia, Mestre em Educação, pesquisador das aprendizagens nas religiosidades afro-brasileiras com ênfase na corporalidade, performance, ancestralidade e oralidade.

Lucila de Oliveira, Universidade de Caxias do Sul -UCS, Caxias do Sul/RS, Brasil

Doutoranda; Mestre em Educação (2014) - UCS; possui Licenciatura Curta em Educação Artística (1996) na URCAMP; Licenciatura Plena em Educação Artística (2009) na UCS; Acadêmica em Pedagogia na Faculdade CNEC; Acadêmica em Bacharelado em Museologia - UNIASSELVI; Especialista em Arte Educação pelas Faculdades Integradas de Amparo (2003); Informática Educativa (2009) Faculdade Anglo-Americano; Coordenação Pedagógica (2016) pela UFRGS; Docente da Rede Municipal da Educação de Farroupilha (2002-) e Caxias do Sul (2014-)l; Atuou no Ensino Superior no curso de Pedagogia na Faculdade CNEC - Farroupilha (2014-2018); Docente convidada no curso de Extensão: Auxiliar de Apoio à docência na Educação Infantil (2014-2022) na Universidade de Caxias do Sul - UCS; Cursos de formação para professores de Arte RME de Farroupilha (2017-2018); Flores da Cunha (2019-2020); Participou do movimento da implementação da BNCC como Assessora Pedagógica no Núcleo de Estudos e Pesquisa (NEP, 2018-2019) e integrou o Núcleo Permanente Qualificar a Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER, 2023)) da Secretaria da Educação de Caxias do Sul (2018-2019); Coordenou o Núcleo Técnico/Científico de Educação, Pesquisa e Comunicação da Diretoria de Museus e Memória de Caxias do Sul (2022); Foi integrante do grupo de pesquisa: PNBE 2010 na escola: leituras possíveis (2011- 2014); Participa do grupo do pesquisa: Formação Cultural, Hermenêutica e Educação -GPFORMA SERRA(UCS). Atua na pesquisa nos seguintes temas: Arte/educação; formação de professores e Educação Antirracista.

Claudia Fin

Historiadora, especialista em gestão escolar, orientação educacional e filosofia ética e política. Mestra em Letras e Cultura com foco nos estudos literários como fonte histórica, a partir de escritores da periferia e escritores negros. Pesquisadora com foco nas vozes silenciadas pelo eurocentrismo e na importância da formação de professores para as práticas antirracistas nas comunidades escolares.

References

DASS, Angela. Humanae, 2012. Disponível: https://angelicadass.com/pt/foto/humanae/. Acesso: 13 de março de 2022.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs, vol. 1. Rio de Janeiro: Editora, v. 34, 1995.

DEVULSKY, Alessandra. Colorismo: Feminismos plurais. São Paulo: Jandaíra, 2021.

GONÇALVES, Leonardo de Oliveira et al. Lei Federal nº 10.639/03: um desafio para a educação básica no Brasil. 2010.

KRENAK, Ailton. Futuro Ancestral. São Paulo: Companhia Das Letras, 2021.

MUNDURUKU, D. O Banquete dos Deuses. São Paulo: Angra, 2005.

MARTINS, Leda Maria. Performances do tempo espiralar: poéticas do corpo-tela. Rio de Janeiro: Ed. Cobogó 2021.

MARTINS, Miriam Celeste; PICOSQUE, Gisa; GUERRA, M. Terezinha Telles. Teoria e prática do ensino de arte: A língua do mundo. São Paulo: FTD, 2009.

MAHKU - Movimento dos Artistas Huni Kuin. Mirales, 2013. Disponível: https://www.masp.org.br/exposicoes/mahku-miracoes. Acesso em: 12-08-2023.

PACHECO, Eduardo Guedes. Ensaio da (des) educação musical. Fantasias de escritura–filosofia, educação, literatura–, p. 28, 2010.

PRANDI, Reginaldo. O candomblé e o tempo: concepções de tempo, saber e autoridade da África para as religiões afro-brasileiras. Revista brasileira de ciências sociais, v. 16, p. 43-58, 2001. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-69092001000300003

RABELO, Miriam. Aprender a ver no candomblé. Horizontes Antropológicos, v. 21, p. 229-251, 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-71832015000200010

ROLNIK, Suely. Cartografia sentimental: transformações contemporâneas do desejo. Porto Alegre: Editora UFRGS, 2016.

ROCHA, Luiz Carlos Paixão da. Políticas afirmativas e educação: a lei 10639/03 no contexto das políticas educacionais no Brasil contemporâneo. Curitiba: UFPR, 2006. DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v1i1.12948

SANTOS, Antônio Bispo dos. A terra dá, a terra quer. São Paulo: Ubu Editora/PISEAGRAMA, 2023. 112 p.

Published

08/08/2024

How to Cite

Lunelli, D., de Oliveira, L., & Fin, C. (2024). UMA COMUNIDADE INVENTADA: CONFLUÊNCIAS DE SABERES DA ERER EM DIÁLOGO COM A ARTE. Revista Da FUNDARTE, 60(60), e1417. https://doi.org/10.19179/rdf.v60i60.1417

Issue

Section

Dossiê Artes, Comunidades e Educação- ARTIGO