A ARTE COMO ESTRATÉGIA PARA ESTIMULAR O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA E DO SENSO CRÍTICO NA UNIVERSIDADE
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v61i61.1397Palabras clave:
Arte, Universidade, EducaçãoResumen
A ARTE COMO FERRAMENTA PARA DESENVOLVER A AUTONOMIA E O SENSO CRÍTICO NA UNIVERSIDADE
Resumo: Parte-se da ideia de que a arte pode ser utilizada no desenvolvimento da autonomia e do senso crítico do estudante universitário. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica articulando educadores como: Paulo Freire, Susan O’Neill e Augusto Boal com o contexto da arte na educação das universidades. No levantamento realizado pouco se evidenciou a utilização da arte na educação, principalmente quando se pensa no ensino superior. A pesquisa também serviu como base para produção de um fanzine que trouxe um compilado de sugestões de atividades artísticas possíveis para auxiliar no processo de ensino nas universidades.
Citas
ALVIM, M. B. et al. Laboratório Sensorial: uma proposta de ativação do corpo. Interface - Comunicação, Saúde, Educação [online], 2019; v.23. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/icse/a/bNWcDSSsd7Lg4VJ9ZBgZvbR/> Acesso em 28 de janeiro de 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/interface.180367
AMORIM, V. M. DE.; CASTANHO, M. E. Por uma educação na formação universitária de docentes. Educação & Sociedade, v. 29, n. Educ. Soc., 2008. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/es/a/6xKcWL9TkVZXWZwsYr8ykRn/#>. Acesso em 28 de janeiro de 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302008000400011
BERKENBROC - ROSITO, M. M. SOUZA, J. P. P.; SOUZA, S. B. “Quilt”, aesthetic experience and autobiographical narrative: future teachers and the art of listening. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação [online]. 2021, v. 29, n. 113. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ensaio/a/grRsbzvHDxGZTRYNss8cCVp/>. Acesso em 28 de janeiro de 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/s0104-403620210002902907
BOAL, A. A Estética do Oprimido. Rio de Janeiro: Garamond, 2009.
BOTTON, A. de; ARMSTRONG, J. Arte como terapia. Trad. de Denise Bottmann. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2014.
COLI, J. O que é a Arte? Coleção Primeiros Passos Nº 46, 15ª ed., Editora Brasiliense, São Paulo-SP, 1995
DUARTE JR., J. F. Por que arte-educação? Campinas SP: Papirus, 1991
______. O sentido dos sentidos: a educação (do) sensível. 2000. 233 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/253464>. Acesso em: 12 janeiro de 2022.
FINOCCHIARO, L.; IMBRIZI, J. M. Oficinas de arte e a formação em saúde: uma experiência no laboratório de sensibilidades da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) - Baixada Santista. Psicol. rev., Belo Horizonte , v. 23, n. 1, p. 274-291, 2017 . Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-11682017000100016>. Acesso em: 28 de janeiro de 2022. DOI: https://doi.org/10.5752/P.1678-9563.2017v23n1p274-291
FREIRE, P.; SHOR, I. Medo e ousadia: o cotidiano do professor; tradução Adriana Lopes; revisão técnica Lólio Lourenço de Oliveira. 4. Ed. São Paulo: Paz e terra, 2021.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2020.
GONDIM, J. P.; FERNANDES, . M. D.. Interrogações sobre políticas de formação e ensino de arte nos currículos dos cursos de pedagogia. Educação e Pesquisa, v. 37, 2011. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ep/a/4NDcvnfL3YNWqVvCm5WR6FN/>. Acesso em 28 de janeiro de 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022011000300004
GUZZO, M. et al. Diário dos Diários: o cotidiano da escrita sensível na formação compartilhada em saúde. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v. 23, 2019. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/icse/a/JMnpxJm6jjX3DbcgxWhHqBJ/>. Acesso em 28 de janeiro de 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/interface.170705
INFORSATO, E. A. et al. Deslizamentos entre a arte e a clínica na formação em Terapia Ocupacional. Interface - Comunicação, Saúde, Educação [online], v. 25, 2021, Disponível em: <https://www.scielo.br/j/icse/a/S3wRHq6jBK6N9Dk8KjYRznp/#:~:text=A%20equipe%20do%20Laborat%C3%B3rio%20de%20Estudos%20e%20Pesquisa,da%20experi%C3%AAncia%20sens%C3%ADvel%20e%20da%20produ%C3%A7%C3%A3o%20de%20conhecimento.>. Acesso em 28 Janeiro de 2023
JACKSON, N. J. Lifewide Learning, Education & Personal Development e-book CHAPTER A5 The Concept of Learning Ecologies. 2013. Disponível em: <http://www.lifewideebook.co.uk/uploads/1/0/8/4/10842717/chapter_a5.pdf> Acesso em: 10 de janeiro de 2022.
KASTRUP, V. Aprendizagem, arte e invenção. Psicologia em Estudo. 2001, v. 6, n. 1, pp. 17-27. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/pe/a/NTNFsBzXts5GHp4Zk8sBbyF/abstract/?lang=pt#>. Acesso em 28 de janeiro de 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-73722001000100003
LARROSA, J. Tremores: escritos sobre experiência. (Coleção: Experiência e Sentido). Belo Horizonte: Autêntica, 2021.
MARTINEZ PUENTE, L. Y. La inducción al trabajo interdisciplinario a partir de la imagen en el arte y la literatura como herramienta para propiciar la problematización de la transdisciplinariedad. RIDE. Rev. Iberoam. Investig. Desarro. Educ, Guadalajara, v. 11, n. 22, e058, jun. 2021. Disponível em: <http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2007-74672021000100158&lng=es&nrm=iso>. Acesso em 31 agosto 2023. DOI: https://doi.org/10.23913/ride.v11i22.925
MORAES, A. C.; OLIVEIRA, G. T. L.; RIBEIRO, L. T. F. Saberes artísticos permeando a formação de pedagogos e seu Eco nas Escolas. Revista Portuguesa de Educação, v. 34, n. 1, 2021. Disponível em: <https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/18841>. Acesso em: 28 de Janeiro de 2023. DOI: https://doi.org/10.21814/rpe.18841
O'NEILL, S. A. Becoming a music learner: Toward A Theory of Transformative Music Engagement. (p. 163 – 186). In: MCPHERSON, G.E. & WELCH, G.F. (Ed.).94 The Oxford Handbook of music education. Vol. I. Oxford: Oxford University Press, 2012. DOI: https://doi.org/10.1093/oxfordhb/9780199730810.013.0010_update_001
ROSEVICS, L.; AGUIAR, D. A.; BORGES, C. R. ProCura - a arte da vida: um projeto pela humanização na saúde. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 38, 2014. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbem/a/VJDq6HywMjV7zW4nsSnHqvR/#>. Acesso em 28 de janeiro de 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-55022014000400010
SALVI, L. R. B. O sujeito autônomo em Freire: contribuições à educação infantil. – 2018. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal da Fronteira Sul, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, Chapecó, SC, 2018. Disponível em: <https://rd.uffs.edu.br/bitstream/prefix/2269/1/SALVI.pdf>. Acesso em 28 de janeiro de 2023.
TARAZONA, J. V. R.; SANCHEZ, A. E. R. Genealogía del pensamiento creativo y su necesidad en la realidad universitaria. Sophia, Armênia, 2022, v. 15, n. 2, p. 79-97, Disponível em: <http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1794-89322019000200079&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 26 janeiro de 2023. DOI: https://doi.org/10.18634/sophiaj.15v.2i.946
TÁVORA, L. G. F. Antibiótico e Arte: uma Proposta Inovadora em Educação Médica. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 44, 2020. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbem/a/dnttjzGnTcrDGH5QRLybRpM/#>. Acesso em: 28 de janeiro de 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.1-20190191
TREZZA, M. C. S. F.; SANTOS, R. M. dos; SANTOS, J. M. dos. Trabalhando educação popular em saúde com a arte construída no cotidiano da enfermagem: um relato de experiência. Texto & Contexto - Enfermagem [online]. 2007, v. 16, n. 2, pp. 326-334. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/tce/a/QhrnN4Ndc9XGyHtYQfHPK3J/>. Acesso 28 janeiro 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-07072007000200017
VIEIRA, V. M. de O. Portfólio: uma proposta de avaliação como reconstrução do processo de aprendizagem. Psicologia Escolar e Educacional [online], 2002, v. 6, pp. 149-153. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/pee/a/9TFSpL6r85RKPcXy7qKN5dD/#:~:text=O%20portf%C3%B3lio%20%C3%A9%20um%20elemento%20de%20auto-reflex%C3%A3o%20e,aprendem%20melhor%20e%20de%20uma%20forma%20mais%20integral>. Acesso em 28 de janeiro de 2023.
VIGOTSKI, L. S. Psicologia da Arte. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
______. Imaginação e Criatividade na Infância. São Paulo: Martins Fontes, 2014.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Lucia Nayara Frota Menezes, Rita Helena Sousa Ferreira Gomes
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.