ARTE E TECNOLOGIA E AS FORMAS DE DESVIAR DE VALORIZAÇÃO

A POÉTICA DOS ELETROSSERES

Autores/as

  • Thiago Heinemann Rodeghiero Unoversidade de Brásília - Unb,Brasília, Distrito Federal/Brasil; Universidade de Pelotas - UFPel, Pelotas, RS/Brasil https://orcid.org/0000-0001-9706-7903

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v58i58.1354

Palabras clave:

Arte e tecnologia, poéticas visuais, Valorização

Resumen

O artigo investiga as obras produzidas pelo autor, abordando as interseções entre arte e tecnologia. O conceito de valoração é discutido com base nas ideias de Peter Pal Pelbart e Byung-Chul Han fornecerá estofo teórico para as questões de proximidade e distância mediadas pelos dispositivos eletrônicos.A investigação ainda também incorpora os conceitos de Walter Benjamin sobre teor coisal, formal e factual. O valor depende de uma pesagem comparativa e de um juízo implícito, mas para essas áreas, a valoração antecede o valor e pode fazer com que a arte e a tecnologia não criem diferenças. Os devires serão vistos a partir da conceituação deleuze-guattariana, dando animalidades e eletrônica à instalação e colocando os eletrosseres a problematizar as existências modelizadas do antropoceno.

Biografía del autor/a

Thiago Heinemann Rodeghiero, Unoversidade de Brásília - Unb,Brasília, Distrito Federal/Brasil; Universidade de Pelotas - UFPel, Pelotas, RS/Brasil

Mestre em Educação pelo Programa
de Pós-Graduação em Educação da FaE-UFPel na linha de Filosofia e História da Educação (2019). Possui graduação em Design Gráfico pela Universidade Federal de Pelotas (2008). Atualmente é Editor de Imagens da
Universidade Federal de Pelotas. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Educação e contemporaneidade: experimentações com arte e filosofia (CNPQ) e coordenador do projeto de pesquisa Subjetividade e diferença: agenciamentos artísticos, audiovisuais e filosóficos.

Citas

AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo e outros ensaios. Chapecó: Argos, 2009.

BENJAMIN, Walter. Origem do drama trágico alemão. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs. Capitalismo e esquizofrenia 2. vol. 1. São Paulo: Editora 34, 2011a.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs. Capitalismo e esquizofrenia 2. vol. 2. São Paulo: Editora 34, 2011b.

PELBART, Peter Pál. Ensaios do assombro. São Paulo: n-1 edições, 2019.

HAN, Byung-Chul. No enxame: perspectivas do digital. Petrópolis/RJ: Vozes, 2018.

VENTURELLI, Suzete. Arte computacional. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2017.

Publicado

25/03/2024

Cómo citar

Rodeghiero, T. H. (2024). ARTE E TECNOLOGIA E AS FORMAS DE DESVIAR DE VALORIZAÇÃO: A POÉTICA DOS ELETROSSERES. Revista Da FUNDARTE, 58(58), e1354. https://doi.org/10.19179/rdf.v58i58.1354