A PBA E A PEBA NA FORMAÇÃO INICIAL DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ARTES VISUAIS
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v57i57.1288Palabras clave:
Pesquisa. Formação. Artes Visuais.Resumen
Este artigo objetiva analisar as metodologias da Pesquisa Baseada em Arte (PBA), e a Pesquisa Educacional Baseada em Arte (PEBA), e como elas se apresentam como alternativas ao pensamento linear e prescritivo tradicionalmente utilizado em ambientes acadêmicos. Propõe como lócus de investigação, os estudos realizados pelos autores em um grupo de pesquisa e como professores da disciplina de Arte e Pesquisa em um curso de graduação em Artes Visuais (Bacharelado e Licenciatura). O estudo evidencia ainda a contribuição de Silvio Zamboni para a pesquisa em arte no Brasil e a importância das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Artes Visuais enquanto marco de inserção da pesquisa nesta formação. Questiona-se como integrar a subjetividade e a criatividade da arte na pesquisa científica e como as metodologias da PBA e PEBA podem expandir as possibilidades de criação e práticas pedagógicas nas artes visuais. Os resultados apontam para a necessidade da formação em Artes Visuais integrar a abordagem reflexiva da pesquisa com as questões subjetivas do fazer artístico, considerando o impacto desses processos nos processos formativos.
Citas
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Artes Visuais. Brasília, DF, 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/2009/rces001_09.pdf. Acesso em: 18 ago. 2023
BOURRIAUD, N. Pós-produção: como a arte reprograma o mundo contemporâneo. São Paulo: Martins, 2009.
DIAS, Belidson. A/r/tografia como metodologia e pedagogia em Artes: uma introdução. In: DIAS, Belidson; IRWIN, Rita L. (Org.). Pesquisa educacional baseada em arte: a/r/tografia. Santa Maria, RS: Ed. UFSM, 2013. 244 p.
FERREIRA DIAS MARTINS, M. C. Rita Irwin: a a/r/tografia e a potência de encontros educativos como práticas artísticas. Revista Trama Interdisciplinar, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 17-28, 2022. Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/15338. Acesso em: 3 jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.5935/2177-5672/trama.v13n2p17-28
IRWIN, Rita. A/r/tografia. In: DIAS, Belidson; IRWIN, Rita L. (Org.). Pesquisa educacional baseada em arte: a/r/tografia. Santa Maria, RS: Ed. UFSM, 2013. 244 p.
JAGODZINSKI, J., WALLIN, J.Arts-based research: a critique and a proposal. Rotterdam: Sense Publishers, 2013. DOI: https://doi.org/10.1007/978-94-6209-185-6
HERNÁNDEZ, F. A pesquisa baseada nas artes: propostas para repensar a pesquisa educativa. In: DIAS, B., IRWIN, R.L (orgs.) Pesquisa educacional baseada em arte: a/r/tografia. Santa Maria, RS: UFSM, 2013a.p. 39-61.
HERNÁNDEZ, F. Pesquisar com imagens, pesquisar sobre imagens: revelar aquilo que permanece invisível nas pedagogias da cultura visual. In: MARTINS, R., TOURINHO, I.(orgs.). Processos & práticas de pesquisa em cultura visual & educação. Santa Maria: UFSM, 2013b. p. 77-95.
LOPONTE, Luciana Gruppelli. Experimentar outros modos de habitar a escola: arte e filosofia na pesquisa em educação. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v. 15, n. 39, 2018. DOI: https://doi.org/10.5935/2238-1279.20180031
MARTINS, R., TOURINHO, I.(orgs.). Processos e práticas em pesquisa em cultura visual e educação. Santa Maria, RS: UFSM, 2013. DOI: https://doi.org/10.32379/9786557160176
VÍADEL, R.M. Las investigaciones en educación artística y las metodologías artísticas de investigación en educación: temas, tendencias y miradas. Educação, Porto Alegre, v. 34, n. 3, p. 271-285, set./dez. 2011.
ZAMBONI, Silvio. A pesquisa em arte: um paralelo entre arte e ciência. 4ª ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Marcelo Feldhaus, Aurélia Regina de Souza Honorato
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.