A PBA E A PEBA NA FORMAÇÃO INICIAL DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ARTES VISUAIS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v57i57.1288

Keywords:

Pesquisa. Formação. Artes Visuais.

Abstract

This article aims to analyze the methodologies of Art-Based Research (ABR) and Art-Based Educational Research (ABER), and how they present themselves as alternatives to the linear and prescriptive thinking traditionally used in academic environments. It proposes as the locus of investigation the studies carried out by the authors in a research group and as teachers of the Art and Research subject in an undergraduate course in Visual Arts (BA and BSc). The study also highlights Silvio Zamboni's contribution to art research in Brazil and the importance of the National Curriculum Guidelines for Visual Arts Courses as a framework for the inclusion of research in this training. It asks how to integrate the subjectivity and creativity of art into scientific research and how the PBA and PEBA methodologies can expand the possibilities of creation and pedagogical practices in the visual arts. The results point to the need for Visual Arts training to integrate the reflexive approach of research with the subjective issues of artistic making, considering the impact of these processes on training processes.

Author Biographies

Marcelo Feldhaus, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UESC, SC/Brasil

Possui graduação e especialização em Artes Visuais Licenciatura, pela Universidade do Extremo Sul Catarinense. Mestrado em Educação pela mesma Instituição. É Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Membro do Grupo ARTEVERSA Grupo de Estudo e Pesquisa em Arte e Docência e do GPA - Grupo de Pesquisa em Arte. Integrante do Banco de Avaliadores (BASIs) do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Professor do Curso de Artes Visuais na mesma Instituição. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de arte, formação de professores, formação estética docente, arte e docência, pedagogia universitária e docência no ensino superior.

Aurélia Regina de Souza Honorato, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, SC/Brasil

Doutora em Ciências da Linguagem pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Mestra em Educação pela Universidade do Extremo Sul Catarinense na linha de pesquisa Educação, Linguagem e Memória. Especialização em Arte-Educação pela Universidade do Extremo Sul Catarinense. Possui graduação em Educação Artística pela Fundação Educacional de Criciúma. Atua como professora nas disciplinas de Estética, Estágios Supervisionados, Arte Educação, Projeto de Pesquisa e Arte nos Cursos de Artes Visuais Bacharelado, Licenciatura e Teatro da Universidade do Extremo Sul Catarinense. É líder do Grupo de Pesquisa em Arte GPA/CNPq na Universidade do Extremo Sul Catarinense UNESC. É membro do Grupo de Pesquisa História e Memória da Educação (GRUPHEME), e do Grupo de Pesquisa Laboratório de Linguagens e Humanidades (GPLH). Tem experiência na área da arte e da educação atuando principalmente nos seguintes temas: processos pedagógicos em arte, formação de professores, o espaço da arte na escola e na vida, estética da arte, teorias da imagem, pesquisa com crianças, experiência estética e sua potência na formação humana, criação do sensível como espaço possível da cidadania.

References

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Artes Visuais. Brasília, DF, 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/2009/rces001_09.pdf. Acesso em: 18 ago. 2023

BOURRIAUD, N. Pós-produção: como a arte reprograma o mundo contemporâneo. São Paulo: Martins, 2009.

DIAS, Belidson. A/r/tografia como metodologia e pedagogia em Artes: uma introdução. In: DIAS, Belidson; IRWIN, Rita L. (Org.). Pesquisa educacional baseada em arte: a/r/tografia. Santa Maria, RS: Ed. UFSM, 2013. 244 p.

FERREIRA DIAS MARTINS, M. C. Rita Irwin: a a/r/tografia e a potência de encontros educativos como práticas artísticas. Revista Trama Interdisciplinar, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 17-28, 2022. Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/15338. Acesso em: 3 jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.5935/2177-5672/trama.v13n2p17-28

IRWIN, Rita. A/r/tografia. In: DIAS, Belidson; IRWIN, Rita L. (Org.). Pesquisa educacional baseada em arte: a/r/tografia. Santa Maria, RS: Ed. UFSM, 2013. 244 p.

JAGODZINSKI, J., WALLIN, J.Arts-based research: a critique and a proposal. Rotterdam: Sense Publishers, 2013. DOI: https://doi.org/10.1007/978-94-6209-185-6

HERNÁNDEZ, F. A pesquisa baseada nas artes: propostas para repensar a pesquisa educativa. In: DIAS, B., IRWIN, R.L (orgs.) Pesquisa educacional baseada em arte: a/r/tografia. Santa Maria, RS: UFSM, 2013a.p. 39-61.

HERNÁNDEZ, F. Pesquisar com imagens, pesquisar sobre imagens: revelar aquilo que permanece invisível nas pedagogias da cultura visual. In: MARTINS, R., TOURINHO, I.(orgs.). Processos & práticas de pesquisa em cultura visual & educação. Santa Maria: UFSM, 2013b. p. 77-95.

LOPONTE, Luciana Gruppelli. Experimentar outros modos de habitar a escola: arte e filosofia na pesquisa em educação. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v. 15, n. 39, 2018. DOI: https://doi.org/10.5935/2238-1279.20180031

MARTINS, R., TOURINHO, I.(orgs.). Processos e práticas em pesquisa em cultura visual e educação. Santa Maria, RS: UFSM, 2013. DOI: https://doi.org/10.32379/9786557160176

VÍADEL, R.M. Las investigaciones en educación artística y las metodologías artísticas de investigación en educación: temas, tendencias y miradas. Educação, Porto Alegre, v. 34, n. 3, p. 271-285, set./dez. 2011.

ZAMBONI, Silvio. A pesquisa em arte: um paralelo entre arte e ciência. 4ª ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.

Published

04/12/2023

How to Cite

Feldhaus, M., & Regina de Souza Honorato, A. (2023). A PBA E A PEBA NA FORMAÇÃO INICIAL DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ARTES VISUAIS. Revista Da FUNDARTE, 57(57), e1288. https://doi.org/10.19179/rdf.v57i57.1288