PERIÓDICOS CIENTÍFICOS:
APROXIMAÇÕES SOBRE O SURGIMENTO DE PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v54i54.1253Palabras clave:
Compartilhamento de conhecimento acadêmico-científico, Periódico científico, Revista da FUNDARTEResumen
Buscamos, por meio de nossas experiências e pensamentos, transformar em conhecimentos e, consecutivamente, em linguagem o que sabemos sobre nós, sobre os outros, sobre o mundo e sobre todas as interrelações que podemos estabelecer entre todos esses. Nesse sentido, ao encontro desta edição especial da Revista da Fundarte, apresentamos um recorte da Revisão de Literatura que integra a proposta de Tese de Doutorado em Educação, desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, que busca compreender como os editores da Revista da ABEM percebem o impacto de suas ações, para o compartilhamento do conhecimento em Educação Musical no Brasil, diante da reciprocidade com os canais de interlocução, como as universidades, pesquisadores e docentes. Ao considerarmos esse contexto, a nossa preocupação, neste espaço de reflexão, consiste em evidenciar alguns aspectos históricos e sociais, tanto nacionais como internacionais, sobre o surgimento das publicações científicas, conduzindo-nos à sua evolução desde o modo impresso ao modo digital, ampliando as possibilidades do acesso à informação e a cientificidade dos conhecimentos difundidos; assim, chegando ao papel dos editores e a importância de publicar conhecimentos em periódicos científicos.
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