A APLICAÇÃO DOS MÉTODOS DE CRÍTICA LITERÁRIA DE IMBERT (1987) COMO FERRAMENTA DE ANÁLISE MUSICAL
UMA PROPOSTA DE ANÁLISE DA PASSACALHA PARA FRED SCHNEITER DE EDINO KRIEGER
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v54i54.1245Palabras clave:
Análise Musical; Edino Krieger; Imbert.Resumen
Este artigo tem por objetivo discutir a aplicação dos métodos de crítica literária de Enrique Imbert (1987) como forma de análise de uma obra musical, a Passacalha para Fred Schneiter, de Edino Krieger. Imbert apresenta, discute e classifica uma série de métodos para a realização da crítica literária, que contemplam três etapas deste tipo de criação artística: criação, obra criada e recepção. Acreditamos que através da aplicação destes métodos na música pode-se estabelecer uma relação interdisciplinar, que possibilitará uma ampliação de possibilidades da análise musical.
Citas
COELHO, Francisco Carlos, coord. Música Contemporânea Brasileira: Edino Krieger. São Paulo: Centro Cultural São Paulo. Discoteca Oneyda Alvarenga. 2006.
IMBERT, Enrique Anderson. A Crítica Literária: Seus Métodos e Problemas. Coimbra, Almedina. 1987.
KRIEGER, Edino. Passacalha para Fred Schneiter. Partitura. Rio de Janeiro:, 2002.
KRIEGER, Edino. Aula Inaugural da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro por ocasião dos 80 anos do compositor Edino Krieger. Revista Brasileira de Música, Rio de Janeiro, v.24, n.2, p. 413-423, Jul./Dez. 2011.
PAZ, Ermelinda A. Edino Krieger: crítico, produtor musical e compositor. v.1-2. Rio de Janeiro: SESC, Departamento Nacional, 2012.
SILBIGER, Alexander. Passacaglia. In: SADIE, Stanley. The New Grove Dictionary of Music and Musicians. London: Macmillan, 1980, Cd-rom.
ULLER, Andrei Jan Hoffmann. Passacalha para Fred Schneiter de Edino Krieger: uma abordagem analítico-interpretativa. Monografia. Escola de Música da Universidade do Estado de Santa Catarina. Florianópolis: UDESC, 2012.
WHITE, John. The analysis of music. New Jersey: Prentice-Hall, 1976.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Thiago de Campos Kreutz
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.