O CORPO E AS INVISIBILIDADES DA COR HUMANA: SALTOS SOBRE AS FRONTEIRAS E SIGNIFICADOS SOCIALMENTE CONSTRÚIDOS SOBRE A COR DA PELE
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v55i55.1206Palabras clave:
Corpo, Cor, PeleResumen
O texto apresenta reflexões sobre os espaços indicados para a ocupação do corpo, a partir de significados socialmente construídos. Discute sobre a utilização da cor, como uma variável de classificação social, apresentando como objetivo discutir sobre o uso da cor da pele, como um dispositivo de identificação corporal, ancorado em um discurso de fomento às políticas públicas de reparação, no contexto da discriminação racial. Convida o leitor à uma incursão reflexiva, indicando atenção para a necessidade de empreender movimentos de convergência, propondo uma conquista corporal coletivamente humanizada, para além das fronteiras social e epistemologicamente instituídas, vislumbrando-se um encontro entre todas as peles de corpos humanos.
Citas
ALMEIDA, Silvio. Racismo Estrutural. São Paulo: Editora Jandaia, 2020.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 2000.
GAGE, John. A cor na arte. Tradução Jefferson Luiz Camargo. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2012.
GIBSON, James J. Perception of the Visual World. Connecticut: Greenwood Publishers, 1974.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da Percepção. 4ª ed., São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011.
NÓBREGA, Terezinha Petrúcia da. Corpo, percepção e conhecimento em Merleau-Ponty. Estudos de Psicologia. 2008. 13(2), 141-148. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/epsic/v13n2/06.pdf Acesso 18/02/2023.
PASTOREAU, Michel. Dicionário das cores do nosso tempo. Lisboa: Editorial Estampa, 1997.
SILVEIRA, Luciana Martha. Introdução à teoria da cor. – 2. ed. – Curitiba: Ed. UTFPR, 2015.
VAN DEN BERGHE, Pierre. Race and ethnicity: a sociobiological perspective. Ethnic and Racial Studies, 1(4), 401-411, 1978/2001.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Alice Maria Corrêa Medina
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.