PERFORMANCES E PLATAFORMAS

Autores/as

  • Larissa Sanguine UERGS

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v56i56.1205

Palabras clave:

Performance. Plataforma. Feminismos

Resumen

Este artigo discute a ideia de produção de conhecimento e legitimação científica das produções de performances artísticas feministas como produções de conhecimento outros, apoiados em vivências artísticas realizadas pela autora. A produção textual para essa reflexão propõe-se a um breve questionamento sobre as maneiras masculinizadas prenunciadas pelos balizamentos científicos do patriarcado.

Biografía del autor/a

Larissa Sanguine, UERGS

Larissa Sanguiné é Atriz, performer, diretora de teatro brasileira, fundadora do COLETIVO QUÂNTICO, iniciou sua trajetória artística profissional em 1989. Graduada em Teatro e Mestra Profissional, ambas pela UERGS, e formada pelo TEPA. Professora e coordenadora pedagógica da Escola Casa de Teatro. Ministra cursos que investigam a teatralidade e a corporeidade, para crianças, jovens e adultos. Pesquisadora de performances artísticas com mulheres, através dos questionamentos de estudos feministas.

 

Citas

DICIONÁRIO ONLINE DE PORTUGUÊS. Disponível em: https://www.dicio.com.br/plataforma/. Acesso em: 10 dez. 2022.

ESTÉS, Clarissa P. Mulheres que correm com os lobos. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.

FISCHER, Stela Regina. Mulheres, performance e ativismo: a ressiginificação dos discursos feministas na cena latino-americana. 2017. Tese (Doutorado em Pedagogia do Teatro) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo/SP, 2017.

FISCHER, Stela Regina. A crescente disseminação dos estudos feministas e suas contribuições na pesquisa em Artes Cênicas dos estudos feministas e suas contribuições para a criação de ações disruptivas institucionais. Urdimento, Florianópolis, v. 3, n. 33, p. 296-310, 2018. DOI: https://doi.org/10.5965/1414573103332018296

GOLDBERG, RoseLee. A arte da performance do futurismo ao presente. São Paulo: Martins Fontes, 2016.

HARAWAY, Donna; KUNZRU, Hari. Antropologia do ciborgue – As vertigens do-pós-humano. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

hooks, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática de liberdade. São Paulo: WMF Martins Fonte, 2013.

hooks, bell. Ensinando pensamento crítico: sabedoria e prática. São Paulo: Elefante, 2020.

LERNER, Gerda. A criação do patriarcado: história da Opressão das Mulheres pelos Homens. São Paulo: Cultrix, 2019.

ROLNIK, Suely. Cartografia sentimental. Transformações contemporâneas dos desejos. Porto Alegre: Sulina, 2011.

ROLNIK, Suely. Micropolítica: cartografias do desejo. Petrópolis: Vozes, 2005.

TAYLOR, Diana. O arquivo e o repertório: Performance e memória cultural nas Américas. Belo Horizonte/MG: UFMG, 2013.

Publicado

31/08/2023

Cómo citar

Sanguine, L. (2023). PERFORMANCES E PLATAFORMAS. Revista Da FUNDARTE, 56(56), 1–16. https://doi.org/10.19179/rdf.v56i56.1205

Artículos similares

<< < 4 5 6 7 8 9 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.