Performances and Platforms
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v56i56.1205Keywords:
Performance. Platform. Feminisms.Abstract
This paper discusses the idea of knowledges production and scientific legitimization of feminist artistic performance productions as other knowledge productions, supported by artistic experiences of the author. The textual production for this reflection proposes a brief questioning about the masculinized ways foreshadowed by the scientific guidelines of patriarchy.
References
DICIONÁRIO ONLINE DE PORTUGUÊS. Disponível em: https://www.dicio.com.br/plataforma/. Acesso em: 10 dez. 2022.
ESTÉS, Clarissa P. Mulheres que correm com os lobos. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.
FISCHER, Stela Regina. Mulheres, performance e ativismo: a ressiginificação dos discursos feministas na cena latino-americana. 2017. Tese (Doutorado em Pedagogia do Teatro) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo/SP, 2017.
FISCHER, Stela Regina. A crescente disseminação dos estudos feministas e suas contribuições na pesquisa em Artes Cênicas dos estudos feministas e suas contribuições para a criação de ações disruptivas institucionais. Urdimento, Florianópolis, v. 3, n. 33, p. 296-310, 2018. DOI: https://doi.org/10.5965/1414573103332018296
GOLDBERG, RoseLee. A arte da performance do futurismo ao presente. São Paulo: Martins Fontes, 2016.
HARAWAY, Donna; KUNZRU, Hari. Antropologia do ciborgue – As vertigens do-pós-humano. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
hooks, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática de liberdade. São Paulo: WMF Martins Fonte, 2013.
hooks, bell. Ensinando pensamento crítico: sabedoria e prática. São Paulo: Elefante, 2020.
LERNER, Gerda. A criação do patriarcado: história da Opressão das Mulheres pelos Homens. São Paulo: Cultrix, 2019.
ROLNIK, Suely. Cartografia sentimental. Transformações contemporâneas dos desejos. Porto Alegre: Sulina, 2011.
ROLNIK, Suely. Micropolítica: cartografias do desejo. Petrópolis: Vozes, 2005.
TAYLOR, Diana. O arquivo e o repertório: Performance e memória cultural nas Américas. Belo Horizonte/MG: UFMG, 2013.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Larissa Sanguine
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.