PERFORMANCES E PLATAFORMAS
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v56i56.1205Palavras-chave:
Performance. Plataforma. FeminismosResumo
Este artigo discute a ideia de produção de conhecimento e legitimação científica das produções de performances artísticas feministas como produções de conhecimento outros, apoiados em vivências artísticas realizadas pela autora. A produção textual para essa reflexão propõe-se a um breve questionamento sobre as maneiras masculinizadas prenunciadas pelos balizamentos científicos do patriarcado.
Referências
DICIONÁRIO ONLINE DE PORTUGUÊS. Disponível em: https://www.dicio.com.br/plataforma/. Acesso em: 10 dez. 2022.
ESTÉS, Clarissa P. Mulheres que correm com os lobos. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.
FISCHER, Stela Regina. Mulheres, performance e ativismo: a ressiginificação dos discursos feministas na cena latino-americana. 2017. Tese (Doutorado em Pedagogia do Teatro) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo/SP, 2017.
FISCHER, Stela Regina. A crescente disseminação dos estudos feministas e suas contribuições na pesquisa em Artes Cênicas dos estudos feministas e suas contribuições para a criação de ações disruptivas institucionais. Urdimento, Florianópolis, v. 3, n. 33, p. 296-310, 2018. DOI: https://doi.org/10.5965/1414573103332018296
GOLDBERG, RoseLee. A arte da performance do futurismo ao presente. São Paulo: Martins Fontes, 2016.
HARAWAY, Donna; KUNZRU, Hari. Antropologia do ciborgue – As vertigens do-pós-humano. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
hooks, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática de liberdade. São Paulo: WMF Martins Fonte, 2013.
hooks, bell. Ensinando pensamento crítico: sabedoria e prática. São Paulo: Elefante, 2020.
LERNER, Gerda. A criação do patriarcado: história da Opressão das Mulheres pelos Homens. São Paulo: Cultrix, 2019.
ROLNIK, Suely. Cartografia sentimental. Transformações contemporâneas dos desejos. Porto Alegre: Sulina, 2011.
ROLNIK, Suely. Micropolítica: cartografias do desejo. Petrópolis: Vozes, 2005.
TAYLOR, Diana. O arquivo e o repertório: Performance e memória cultural nas Américas. Belo Horizonte/MG: UFMG, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Larissa Sanguine
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.