A RELAÇÃO ENTRE A PRÁTICA DE DANÇA E MEMÓRIA EM INDIVÍDUOS SAUDÁVEIS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE 2016-2021.
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v48i48.1083Palabras clave:
Dança, Memória, IntervençãoResumen
O objetivo do estudo foi revisar sistematicamente as pesquisas que analisaram a relação da prática da dança com a memória em indivíduos saudáveis. A revisão incluiu estudos publicados entre 2016 e 2021 nas bases ERIC, EBsco, Scopus, SciELO e Science Direct. Utilizou-se os descritores que caracterizam a memória (memória, memória de longo prazo e memória de curto prazo) e a intervenção da dança, em português e inglês. Dentre os achados, apenas 04 estudos foram incluídos nesta pesquisa. A relação entre dança e memória mostrou-se eficaz e se confirmou nos estudos selecionados. Esse estudo possibilitou o reconhecimento de um campo de pesquisa que carece maior atenção no Brasil, visto que todos os estudos selecionados foram realizados em outros países.
Citas
ALMEIDA, L. S. Memória e sucesso profissionais em Dança. 2011. Tese de Doutorado.
ALMEIDA, E. P;PEREIRA, M. M; SAFONS, M. P. Efeitos de um programa de dança terapêutica sobre a memória de idosos. 2009. Disponível em: https://www.efdeportes.com/efd139/efeitos-de-danca-terapeutica-sobre-idosos.htm
ANTUNES, H. K. M. et al. Exercício físico e função cognitiva: uma revisão. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, v. 12, n. 2, p. 108-114, 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-86922006000200011
BARRETO, D. Dança...: ensino, sentidos e possibilidades na escola. São Paulo: Autores Associados, Ed. 3, 2008.
BLÄSING, B. et al. Controle neurocognitivo na percepção e na performance da dança. Acta psychologica 139.2 (2012): 300-308. DOI: https://doi.org/10.1016/j.actpsy.2011.12.005
BREGOLATO, R. A. Cultura Corporal da Dança. Ícone. São Paulo: 2006.
CHAUÍ, M. Convite a Filosofia – São Paulo – SP: Editora Ática, 2004.
DE SOUZA ALMEIDA, F; MARTINS, R. M. Dançarelando na cena infantil: desafios da criação artística para a criança pequena. Revista da FUNDARTE, v. 42, n. 42, p. 01-23, 2020. DOI: https://doi.org/10.19179/2319-0868.784
DIAZ, G. B.; GURGEL, L. G.; REPPOLD, C. T. Influência da dança na memória e atenção: uma revisão sistemática da literatura. Ciência em Movimento-Reabilitação e Saúde, Porto Alegre, v. 17, n. 35, p. 29-37, 2016. Disponível em:<https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/23447455/ > Acesso em 01 nov.2021. DOI: https://doi.org/10.15602/1983-9480/cmrs.v17n35p29-37
DOWNS, S.H; BLACK N. The feasibility of creating a checklist for the assessment of the methodological quality both of randomised and non-randomised studies of health care interventions. J Epidemiol Community Health. 1998;52(6):377-84. DOI: https://doi.org/10.1136/jech.52.6.377
DUTRA, H. S., & DOS REIS, V. N. Desenhos de estudos experimentais e quase-experimentais: definições e desafios na pesquisa em enfermagem. Revista de Enfermagem UFPE online, 2016, 10(6), 2230-2241.
KATTENSTROTH, J. et al Six months of dance intervention enhances postural, sensorimotor, and cognitive performance in elderly without affecting cardio-respiratory functions. Frontiers in aging neuroscience, v 26, nº 5:5, fev. 2013. DOI: https://doi.org/10.3389/fnagi.2013.00005
KOSMAT, H. VRANIC, A. The efficacy of a dance intervention as cognitive training for the old-old. J. Aging Phys. Act. 25, 32–40, 2017. doi: 10.1123/japa.2015-0264 DOI: https://doi.org/10.1123/japa.2015-0264
LISBOA, N.B.D.S. Efeitos da suplementação de vitamina d em pacientes críticos: revisão sistemática e metanálise. Dissertação, Universidade Federal da Bahia, 2007.
MOHER, D; et al. Preferred Reporting Items for Systematic Review and Meta-Analysis Protocols (PRISMA-P). Statement. Syst Rev. 2015;4(1):1. doi: 10.1186/2046-4053-4-1 DOI: https://doi.org/10.1186/2046-4053-4-1
NIEMANN C, GODDE B, VOELCKER-REHAGE, C. Senior Dance Experience, Cognitive Performance, and Brain Volume in Older Women. Neural Plast. 2016;2016:9837321. doi: 10.1155/2016/9837321. Epub 2016 Sep 25. PMID: 27738528; PMCID: PMC5055974. DOI: https://doi.org/10.1155/2016/9837321
OPPICI, L. et al. Eficácia de um currículo de 7 semanas de dança (RCT) EF com diferentes pedagogias de ensino e níveis de desafio cognitivo para melhorar a capacidade de memória de trabalho e competência motora em crianças de 8 a 10 anos. Psychology of Sport and Exercise 50 (2020): 101675.
RIBEIRO, M. M.; TEIXEIRA, A. L. (2008). Aprender uma coreografia: contribuições das neurociências para a dança. Neurociências Brasil.
ROEVER, L. Compreendendo os estudos de revisão sistemática. Rev Soc Bras Clin Med;15(2):127-30,Abr/jun. 2017.
RUDD, J.R et al. Comparing the efficacy (RCT) of learning a dance choreography and practicing creative dance on improving executive functions and motor competence in 6–7 years old children. Psychology of Sport and Exercise 53 (2021): 101846. DOI: https://doi.org/10.1016/j.psychsport.2020.101846
SAMPAIO, R. F.; MANCINI, M. C. Estudos de Revisão Sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. V. 11, n. 1. São Carlos-SP: Revista Brasileira de Fisioterapia, p. 83-89, 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-35552007000100013
SANTOS C.M.C, et al. The PICO strategy for the research question construction and evidence search. Revista Latino-Americana de Enfermagem, 2007; 15(3):508-511. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-11692007000300023
STARKES, J.L, et al. Motor versus Verbal Recall of Ballet Sequences by Young Expert Dancers, Journal of Sport Psychology 9, 3 (1987): 222-230, Acesso em Nov 7, 2021, https://doi.org/10.1123/jsp.9.3.222 DOI: https://doi.org/10.1123/jsp.9.3.222
STERNBERG, R. J. Psicologia Cognitiva. Editora Cengage Learning: 5ª edição, 2010.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Cielle Amanda de Sousa e Silva, Marcia Franciele Spies, Guilherme da Silva Gasparotto
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.