O ENSINO DE DANÇA E A DESNATURALIZAÇÃO DO OLHAR FRENTE À INFLUÊNCIA MASSIVA DA VIDEOSFERA
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v50i50.928Keywords:
Deslocamentos, Ensino de dança, Videosfera.Abstract
Este artigo discute a conjuntura educacional gerada pelo comportamento de alunos e professores acostumados à mera reprodução de coreografias exibidas pelos meios constitutivos da videosfera (programas de televisão, canais do youtube, etc.) sem consciência da interação corpo-mente necessária para transformar meros passos em expressão artística. Visando sensibilizar os alunos dos cursos técnicos de nível médio do IFTM, desenvolveu-se uma metodologia de ensino inspirada na obra Deslocamentos da coreógrafa Marta Soares. Através da (o) problematização de movimentos, incentivo à reflexão e ampliação do repertório cultural dos alunos foi possível promover a desnaturalização do olhar frente ao que é retratado como banal na dança.
References
ADORNO, Theodor. A indústria cultural e sociedade. 11 ed. São Paulo: Paz & Terra, 2008.
BEZZERA, Dagmar Dnalva da Silva; RIBEIRO, Luciana Gomes. A história do ensino da dança no Brasil e a Educação Básica. Incomum Revista, v. 1, n.1, p.01-19, 2020. Disponível: https://revistas.ifg.edu.br/incomum/article/view/750. Acesso em: 01 mai. 2021.
BIDERMAN, Iara. Coreógrafa cria formas surreais em casa modernista de São Paulo. Folha de São Paulo: Caderno: Ilustrada 15/02/2014. Disponível em: https://m.folha.uol.com.br/ilustrada/2014/02/1412589-coreografa-cria-formas-surreais-em-casa-modernista-de-sao-paulo.shtml. Acesso em: 26 de jul. 2021.
BRASIL. Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases BIDERMAN da educação nacional. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1996/lei-9394-20-dezembro-1996-362578-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 01 de mai. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Orientação para as Diretrizes Curriculares dos Cursos de graduação em Música, Dança, Teatro e Design. Parecer CNE/CES n. 0195/2003, homologação publicada no DOU de 12/02/2004. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/2003/pces195_03.pdf. Acesso em: 01 de mai. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Censo de Educação Superior 2017: divulgação dos resultados. MEC, 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=97041-apresentac-a-o-censo-superior-u-ltimo&Itemid=30192. Acesso em: 01 de mai. 2021.
CUNHA, Tarcísio. Marta Soares apresenta o espetáculo Deslocamentos na Pinacoteca de São Paulo. Agenda de dança. 10/08/2017. Disponível em: http://www.agendadedanca.com.br/marta-soares-apresenta-o-espetaculo-deslocamentos-na-pinacoteca-de-sao-paulo/. Acesso em: 04 jul. 2021.
CUNHA, Tarcísio. Ocupação Marta Soares apresenta Deslocamentos. 2016. Agenda de dança. Disponível em: http://www.agendadedanca.com.br/ocupacao-marta-soares-apresenta-deslocamentos/. Acesso em: 11 jun. 2021.
DEBRAY. Regis. Vida e morte da imagem: uma história do olhar no Ocidente. Petrópolis: Vozes, 1993.
FÁVERO SOBRINHO, Antônio. O aluno não é mais aquele! E, agora, professor? O ensino de história e os sujeitos do cotidiano contemporâneo. In: ANAIS DO I SEMINÁRIO NACIONAL: CURRÍCULO EM MOVIMENTO – Perspectivas Atuais. Belo Horizonte, novembro de 2010.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GUARATO, Rafael. Dança e os meios de comunicação de massa. Urdimento, Florianópolis, v.2, n.27, p.05-20, 2016. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/8704. Acesso em: 12 jul. 2021. DOI: https://doi.org/10.5965/1414573102272016005
HUMMES, Júlia Maria; KEHRWALD, Maria Isabel Petry; LOPONTE, Luciana Gruppelli; MÖDINGER, Carlos Roberto; RHODEN, Sandra; VALLE, Flávia Pilla do. Artes visuais, dança, música e teatro: práticas pedagógicas e colaborações docentes. Porto Alegre: Edelbra, 2012.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2003.
LAZARSFELD, Paul; MENZEL, Herbert. Los medios de información y la influencia personal. In: SCHRAMM, Wilbur (Org.). La ciencia de la comunicación humana. Quito: Ciespal, 1965. p. 80- 97.
RENGEL, Lenira Peral. Corponectividade comunicação por procedimento metafórico nas mídias e na educação. 2007. 169 f. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
Souza, Roger de. Bailarina e coreógrafa marta soares apresenta retrospectiva de espetáculos de dança nos 20 anos de carreira. Disponível: https://www.mundodadanca.art.br/2016/02/bailarina-e-coreografa-marta-soares.html. Acesso em 01 jul. 2021.
TEIXEIRA, Ana. Balé-baile-código de conduta: no contexto da corte Joanina. In: FERREIRA, Rousejanny; SANTOS, Eleonora (org). Pesquisa em balé no Brasil: panoramas sobre história, ensino e cena. Goiânia: Editora IFG, 2020, p.19-42. E-book. Disponível em: https://editora.ifg.edu.br/editoraifg/catalog/view/48/27/142-3. Acesso em: 21 de jul. 2021.
VIEIRA, Marcilio de Souza. História das ideias do ensino da Dança na Educação Brasileira (Parte II). In: Anais ABRACE. v. 18, n.1, 2017. Disponível em: https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/abrace/article/view/969. Acesso em 07 fev. 2021.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA. História da escola de dança. Disponível em: http://www.danca.ufba.br/pt/escola/historia Acesso em: Acesso em 07 maio. 2021.
SOUSA, Nilza Coqueiro Pires de SOUSA; HUNGER, Dagmar Aparecida Cynthia França; CARAMASCHIO Sandro. O ensino da dança na escola na ótica dos professores de Educação Física e de Arte. Rev Bras Educ Fís Esporte. São Paulo, v. 28, n. 3, p. 505-20, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbefe/a/f4dXtkxhFHB69rKWdpyVMFB/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: Acesso em: 07 maio. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1807-55092014000300505
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Glenda Maíra Silva Melo
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.