O ENSINO DE DANÇA E A DESNATURALIZAÇÃO DO OLHAR FRENTE À INFLUÊNCIA MASSIVA DA VIDEOSFERA

Autores

  • Glenda Maíra Silva Melo Universidade Federal de Minas Gerais/ aluna do Programa de Pós Graduação em Artes. Universidade do Estado de Minas Gerais/ Professora

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v50i50.928

Palavras-chave:

Deslocamentos, Ensino de dança, Videosfera.

Resumo

Este artigo discute a conjuntura educacional gerada pelo comportamento de alunos e professores acostumados à mera reprodução de coreografias exibidas pelos meios constitutivos da videosfera (programas de televisão, canais do youtube, etc.) sem consciência da interação corpo-mente necessária para transformar meros passos em expressão artística. Visando sensibilizar os alunos dos cursos técnicos de nível médio do IFTM, desenvolveu-se uma metodologia de ensino inspirada na obra Deslocamentos da coreógrafa Marta Soares. Através da (o) problematização de movimentos, incentivo à reflexão e ampliação do repertório cultural dos alunos foi possível promover a desnaturalização do olhar frente ao que é retratado como banal na dança.

Biografia do Autor

Glenda Maíra Silva Melo, Universidade Federal de Minas Gerais/ aluna do Programa de Pós Graduação em Artes. Universidade do Estado de Minas Gerais/ Professora

Professora da Universidade do Estado Minas Gerais e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal de Minas Gerais com pesquisa em desenvolvimento na área de preservação do patrimônio têxtil. É mestra em Têxtil e Moda (USP) e especialista em Ensino de Artes Visuais (UFMG), Arte e Criatividade (UNIFRAN) e Educação Especial e Inclusiva com Ênfase em Neurociência e Aprendizagem (FADYC). Possui bacharelado em Estilismo em Moda (UEL) e licenciatura nas áreas de Pedagogia (UNIFATEC), Educação Artística (UNIFRAN) e Artes Visuais (FAMOSP). Fundou e coordenou o Laboratório de Conservação e Restauração de Artigos Têxteis e o Documenta - Centro de Preservação da Memória Têxtil da UEMG-Passos. Ao longo de sua carreira acadêmica vem desenvolvendo projetos de pesquisa e extensão nas áreas de conservação preventiva de acervos têxteis históricos, aspectos socioantropológicos do vestuário, aprimoramento da cognição e ensino de artes.

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Publicado

29.08.2022

Como Citar

Silva Melo, G. M. (2022). O ENSINO DE DANÇA E A DESNATURALIZAÇÃO DO OLHAR FRENTE À INFLUÊNCIA MASSIVA DA VIDEOSFERA. Revista Da FUNDARTE, 50(50). https://doi.org/10.19179/rdf.v50i50.928

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