EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES DE MÚSICA NA PANDEMIA: NARRATIVAS SOBRE ESPAÇOS PÚBLICOS E PRIVADOS
DOI:
https://doi.org/10.19179/2319-0868/871Keywords:
Narrativas, Professores de Música, Pandemia.Abstract
Este trabalho apresenta narrativas de seis docentes de música na perspectiva de suas atuações durante a pandemia do Coronavírus em 2020. Os relatos contam desafios e ações criadoras na docência com Música, em face das necessidades criadas pelo cancelamento das aulas presenciais. Para conter o esvaziamento dos grupos (bandas escolares e espaços privados) os professores relatam como aprenderam a tirar melhor proveito das ferramentas de comunicação e a recorrente solidariedade aos que têm dificuldades de acesso. Amparados em Josso (2007, 2010), dá-se ênfase às narrativas de vida como fonte e método de pesquisa em Educação para uma melhor compreensão das transformações de si em meio ao tecido social.References
ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. Memória, narrativas e pesquisa autobiográfica. História da Educação, ASPHE/FaE/UFPel, Pelotas, n. 14. p. 79-95, 2003.
BROCKMEIER, J., & HARRÉ, R. (2003). Narrativa: problemas e promessas de um paradigma alternativo. Psicologia: Reflexão e Crítica, 16 (3), 525-535. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-79722003000300011
CISLAGHI, Mauro César. A educação musical no Projeto de Bandas e Fanfarras de são José (SC): três estudos de caso. Revista da Abem. Londrina. v.19. n.25. p. 63-75. jan.jun 2011.
JOSSO, Marie-Christine. A transformação de si a partir da narração de histórias de vida. Porto Alegre/RS, ano XXX, n. 3 (63), p. 413-438, set./dez. 2007.
JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. 2ª ed. rev. e ampl. Tradução de José Cláudio e Júlia Ferreira. Natal: EDUFRN; São Paulo, Paulus, 2010.
LIMA, Marcos Aurélio de. A banda estudantil em um toque além da música. Tese de doutorado. UNICAMP/IA, Campinas, (SP), 2005.
MÜLLER, Vânia Beatriz. A subjetivação em vivências musicais: um processo pedagógico. Revista Educação. Vol. 28. Nº 2. Ufsm. 2003.
PASSEGGI, NASCIMENTO & OLIVEIRA: As narrativas autobiográficas como fonte e método de pesquisa. Revista Lusófona de Educação, 33, 111-125; 2016.
PLANALTO. Lei 13278 /2016. Altera o § 6º do art. 26 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que fixa as diretrizes e bases da educação nacional, referente ao ensino da arte.
RIO GRANDE DO SUL. Governo do Estado entrega instrumentos para orquestras escolares. Disponível em: https://www.estado.rs.gov.br/governo-do-estado-entrega-instrumentos-para-orquestras-escolares Acessado em: 07/09/2020.
SOUZA, David Pereira de; SILVA, Lélio Eduardo Alves da. Prática em banda de música escolar. Anais do XX Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical – ABEM. Vitória. 2011.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.