Compartilhar e criar na vulnerabilidade e no risco: a experiência de uma aula de teatro com alunos surdos

Autores

  • Marcia Berselli Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Sergio Andres Lulkin Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Palavras-chave:

Teatro, Surdez, Criação, Contato.

Resumo

O artigo propõe-se a evidenciar e problematizar alguns aspectos da ordem técnica e sensível a respeito da criação de aulas de teatro para alunos surdos. A partir da experiência pedagógica junto às oficinas do projeto “Teatro e Dança com alunos surdos”, desenvolvidas na Escola Municipal de Ensino Fundamental de Surdos Bilíngue Salomão Watnick (Porto Alegre / RS), busca-se refletir sobre os agenciamentos atualizados na elaboração e realização de propostas cênicas utilizando a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Acrescem às discussões apontamentos a respeito de diretrizes que buscam pensar o espaço criativo proporcionado pelas artes como produtor de conhecimento e potencializador da afirmação social de um grupo minoritário.

 

Biografia do Autor

Marcia Berselli, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Atriz, pesquisadora e professora de Teatro. Mestranda junto ao Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGAC/UFRGS).

Sergio Andres Lulkin, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutor em Educação, Professor do Departamento de Ensino e Currículo da Faculdade de Educação/Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FACED/UFRGS).

Referências

BOAL, Augusto. Hamlet e o filho do padeiro: memórias imaginadas. Rio de Janeiro: Record, 2000.

BROOK, Peter. El espacio vacío: arte y tecnica del teatro. Barcelona: Península, 1973.

CABRAL, Beatriz A. V. Avaliação em Teatro: implicações, problemas e possibilidades. In: Revista Sala Preta, v. 02, n. 01, 2002, p. 213-220.

COPEAU, Jacques. Hay que rehacerlo todo: escritos sobre el teatro. Madrid: Asociación de Directores de Escena de Espana, 2002.

GROTOWSKI, Jerzy. Em busca de um teatro pobre. [Tradução de Aldomar Conrado]. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1987.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. In: Revista Brasileira de Educação. Jan/Fev/Mar/Abr 2002, n. 19, p. 20-28.

STANISLAVSKI, Constantin. A preparação do ator. [Tradução de Pontes de Paula Lima]. 30ª. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013.

Downloads

Publicado

06.10.2014

Como Citar

Berselli, M., & Lulkin, S. A. (2014). Compartilhar e criar na vulnerabilidade e no risco: a experiência de uma aula de teatro com alunos surdos. Revista Da FUNDARTE, (28), P. 101–115. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/86

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.