PROCESSOS DE CRIAÇÃO E REGISTRO DAS DANÇAS PARA O AUDIOVISUAL EM TEMPOS DE PANDEMIA: UM PANORAMA GAÚCHO

Autores

  • Fellipe Santos Resende Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Daniel Silva Aires Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.19179/2319-0868/848

Palavras-chave:

Dança, Pandemia, Processo de criação.

Resumo

Este escrito apresenta um levantamento de dados sobre produções audiovisuais de dança realizadas em período de confinamento social decorrente da pandemia da COVID-19. Sob a perspectiva da crítica genética e da memória na internet, foram analisados e contextualizados reflexivamente os relatos de participantes artistas, gestores e docentes em Dança do estado do Rio Grande do Sul (Brasil), que responderam a um formulário distribuído digitalmente. Concluiu-se que há uma dimensão expandida dos processos de criação em dança para o audiovisual apresentando menor ênfase no aspecto analógico de sua documentação e um dissenso sobre o que considerar enquanto registro dos mesmos.

Biografia do Autor

Fellipe Santos Resende, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Artista da Dança; Doutorando e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGAC-UFRGS); Especialista em Dança (UFRGS); Bacharel em Fisioterapia pela Universidade Federal de Goiás (UFG); Intérprete-criador/Propositor na Cubo1 Cia. de Arte (RS).

Daniel Silva Aires, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Pesquisador de Danças e Visualidades; Doutorando e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGAC-UFRGS); Especialista em Dança (UFRGS); Bacharel em Artes Visuais pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Intérprete-criador/Propositor/Diretor cênico na Cubo1 Cia. de Arte (RS).

Referências

AIRES, D. S. Criação em videodança: corpos em contaminação. 2018. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas). Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2018.

BESSER, H. Longevidade digital. Acervo – Revista do Arquivo Nacional, Rio de Janeiro, v.23, n.2, jul./dez. 2010.

BRANCO, S. Memória e esquecimento na internet. Arquipélago Editorial Ltda, 2017.

BUENO, B. Resposta concedida aos autores através de questionário. Produções audiovisuais em Dança em tempos de confinamento – Formulário online. Abril de 2020.

CANARIM, S. Resposta concedida aos autores através de questionário. Produções audiovisuais em Dança em tempos de confinamento – Formulário online. Abril de 2020.

DIAS, L. Resposta concedida aos autores através de questionário. Produções audiovisuais em Dança em tempos de confinamento – Formulário online. Abril de 2020.

FREITAS, A. R. R.; NAPIMOGA, M.; DONALISIO, M. R. Análise da gravidade da pandemia de Covid-19. Epidemiologia e Serviços de Saúde, v. 29, p. e2020119, 2020. DOI: https://doi.org/10.5123/S1679-49742020000200008

IVANOFF, V. D. Resposta concedida aos autores através de questionário. Produções audiovisuais em Dança em tempos de confinamento – Formulário online. Abril de 2020.

LÉVY, P. Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 2010.

LOUPPE, L. Corpos híbridos. Lições de dança, v. 2, p. 27-40, 2000.

MAC, D. Resposta concedida aos autores através de questionário. Produções audiovisuais em Dança em tempos de confinamento – Formulário online. Abril de 2020.

PRADO, G. Arte Telemática: dos intercâmbios pontuais aos ambientes virtuais multiusuário. São Paulo: Itaú Cultural, 2003.

ROSA, T. D. Resposta concedida aos autores através de questionário. Produções audiovisuais em Dança em tempos de confinamento – Formulário online. Abril de 2020.

RUTKOWSKI, J. Resposta concedida aos autores através de questionário. Produções audiovisuais em Dança em tempos de confinamento – Formulário online. Abril de 2020.

SALLES, C. A. Crítica genética: fundamentos dos estudos genéticos sobre o processo de criação artística. São Paulo: EDUC, 2008.

SANTOS, O. D. Resposta concedida aos autores através de questionário. Produções audiovisuais em Dança em tempos de confinamento – Formulário online. Abril de 2020.

SILVA, G. S. Resposta concedida aos autores através de questionário. Produções audiovisuais em Dança em tempos de confinamento – Formulário online. Abril de 2020.

SIQUEIRA, D.D.C.O. Corpo, comunicação e cultura: a dança contemporânea em cena. Autores Associados, 2006.

SUQUET, A. O corpo dançante: um laboratório da percepção. In: COURTINE, J (Dir.). História do corpo: as mutações do olhar: o século XX. 2ª Ed. Petrópolis: Vozes, 2008.

TAVARES, L. C. O espetáculo Bundaflor, Bundamor: um estudo de fontes de informação sob o ponto de vista da crítica genética. Trabalho de Conclusão de Curso. Porto Alegre, 2014.

TOMAZZONI, A. Resposta concedida aos autores através de questionário. Produções audiovisuais em Dança em tempos de confinamento – Formulário online. Abril de 2020.

Downloads

Publicado

30.03.2021

Como Citar

Resende, F. S., & Aires, D. S. (2021). PROCESSOS DE CRIAÇÃO E REGISTRO DAS DANÇAS PARA O AUDIOVISUAL EM TEMPOS DE PANDEMIA: UM PANORAMA GAÚCHO. Revista Da FUNDARTE, 44(44), 1–16. https://doi.org/10.19179/2319-0868/848

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.