ENTRE ARTE E PEDAGOGIA EM TEMPOS DE PANDEMIA: ENSINO REMOTO E MEDIAÇÃO TEATRAL
DOI:
https://doi.org/10.19179/2319-0868/836Keywords:
ensino remoto, arte e educação, mediação teatralAbstract
Parte-se do relato de um curso de extensão universitária sobre análise de espetáculos e mediação teatral, ofertado pela Universidade Estadual de Maringá e realizado remotamente devido à pandemia Covid-19. O levantamento bibliográfico acerca do tema da mediação teatral, realizado em revistas da área das Artes Cênicas, afirma o campo como zona de intersecção entre práticas artísticas e pedagógicas, mas não versa sobre suas possibilidades remotas. Disso, objetivou-se flagrar neste estudo os deslocamentos catalisados pelo atual contexto do ensino remoto atinentes às novas configurações geográficas e temporais da relação professor/aluno no âmbito das associações entre a Arte e a Educação.
References
AGUIAR, Vera Teixeira de; BORDINI, Maria da Glória. Literatura e Formação do leitor: alternativas metodológicas. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1993.
ARAÚJO, Yara Rondon Guasque. Telepresença: interação e interfaces. São Paulo: EDUC/Fapesp, 2005.
AYRES, Amanda Aguiar. Processo criativo e atuação em telepresença na formação de professores de teatro. 2013. 173 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
BENJAMIN, Walter. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In.: ___. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994, p. 197-221.
BOAL, Augusto. A estética do oprimido: reflexões errantes sobre o pensamento do ponto de vista estético e não científico. Rio de Janeiro: Garamond, 2009.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 24 out. 2020.
CALLEGARO, T. Ensino da Arte na internet: contexto e pontuações. In: BARBOSA, A. M. (org). Inquietações e mudanças no ensino da Arte. São Paulo: Cortez, 2007, p. 139-49.
CURSO DE TEATRO INFANTIL. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, ed. 19964, 2° Caderno, p. 6, 27 abr. 1958.
DELDIME, Roger. Introduction. In.: La médiation théâtrale. Actes du 5e. Congrès internacional de Sociologie du théâtre. Morlanwelz, Lansman, p. 11-12, 1998.
DESGRANGES, Flávio. Mediação teatral: anotações sobre o projeto Formação de Público. Urdimento, Florianópolis, n. 10, p. 75-83, dez./2008. DOI: https://doi.org/10.5965/1414573101102008075
DIDI-HUBERMAN, G. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Editora 34, 2010.
DUBATTI, Jorge. Convívio y tecnovivio: el teatro entre infância y babelismo. Revista Lamparina, Belo Horizonte, v. 1, n. 5, p. 102-114, 2014.
LEVY, Pierre. O que é o virtual? São Paulo: Editora 34, 1996.
MACIEL, Patrícia Gusmão. Travessias do espectador escolar na contemporaneidade: concepções e reverberações do ato de fruir teatro. Aspas, São Paulo, v. 6, n. 1, p. 114-125, 2016. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v6i1p114-125
MONTEIRO, Gabriela Lírio Gurgel. Entre teatro e cinema: a reinvenção da imagem em E se elas fossem para Moscou?, de Christiane Jatahy. Revista Sala Preta, São Paulo, v. 15, n. 2, p. 302-316, 2015. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v15i2p302-316
MORAES, Martha Lemos de. Formação de espectadores na escola: mediações e desdobramentos estéticos do espetáculo “Axé Nzinga”. Urdimento, Florianópolis, v.1, n. 34, p. 204-223, mar./abr. 2019. DOI: https://doi.org/10.5965/1414573101342019204
MUNIZ, Mariana; DUNATTI, Jorge. Cena de Exceção: o teatro neotecnológico em Belo Horizonte (Brasil) e Buenos Aires (Argentina). Rev. Bras. Estud. Presença, Porto Alegre, v. 8, n. 2, p. 366-389, abr./jun. 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/2237-266069727
MUNIZ, M. L.; FALCI, C. H. A eficácia da presença na cena contemporânea mediada pela tecnologia: o caso Play Me. Visualidades, v. 16, n. 2, p. 127-150, jul./dez. 2018. DOI: https://doi.org/10.5216/vis.v16i2.48603
PIMENTEL, L. G. Tecnologias contemporâneas e o ensino da Arte. In: BARBOSA, A. M. (org). Inquietações e mudanças no ensino da Arte. São Paulo: Cortez, 2007, p. 113-121.
PUPO, Maria Lucia de Souza Barros. Luzes sobre o espectador: artistas e docentes em ação. Rev. Bras. Estud. Presença, Porto Alegre, v. 5, n. 2, maio/ago. 2015, n./p. DOI: https://doi.org/10.1590/2237-266050327
PUPO, Maria Lucia de Souza Barros. Mediação artística, uma tessitura em processo. Urdimento, Florianópolis, v. 2, n. 17, p. 113-121, 2011. DOI: https://doi.org/10.5965/1414573102172011113
RANCIÉRE, Jacques. O Espectador Emancipado. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2014.
RANCIÈRE, Jacques. O Mestre Ignorante. São Paulo: Autêntica, 2007.
SILVA, Almeida Igor. A criança e o sotão. Revista Sala Preta, São Paulo, v. 12, n. 1, p. 58-68, jun. 2012. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v12i1p58-68
SANTOS, Edméa Oliveira. Ambientes virtuais de aprendizagem: por autorias livre, plurais e gratuitas. Revista FAEBA, v. 11, n. 18, p. 425-435, jul./dez. 2002.
SOHSTEN, Arlene von. Falando sobre experiência estética para pensar o lugar da mediação. Sala Preta, São Paulo, v. 18, n. 1, p. 126-137, 2018. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v18i1p126-137
SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. São Paulo: Perspectiva, 2001.
VIDOR, Heloise Baurich. De como D. Quixote enfrentou os monstruosos moinhos: a mediação teatral e a escola na perspectiva da ação cultural. Sala Preta, São Paulo, v. 12, n. 1, p. 78-87, jun. 2012. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v12i1p78-87
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.