PERCEPÇÃO MUSICAL E VOCAL: PROBLEMAS E REFLEXÕES

Autores

  • catarina justus fischer Universidade Uninove

Palavras-chave:

Música, educação, percepção musical.

Resumo

O presente texto visa destacar algumas das dificuldades encontradas no ensino e no aprendizado da disciplina percepção musical nas salas de aula. A sonoridade, a maneira como se escuta e se memoriza apresenta dificuldades que até o momento atual não parecem ter sido resolvidas. A técnica empregada para o ensino da percepção musical ainda está caminhando a passos lentos e as dificuldades apresentadas pelos alunos apontam para a necessidade de mais estudos no intuito de inovar e facilitar o domínio desta técnica tão difícil para os alunos de música.

Referências

BOETHIUS. Fundamentals of Music. In: STRUNK, O. Source Readings in Music History. New York: W. W. Norton & Company,1998.

CAMPBELL, M.; GREATED, C. The Musician’s Guide to Acoustics. Oxford: Oxford University Press, 1987.

COLLINS, A. What if every child had access to music education from birth? TEDxCanberra. Publicado em: 27 out. 2014. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ueqgenARzlE>. Acesso em: 1 out. 2017.

CONCEIÇÃO, M. B. L. A Relevância dos Aspectos Cognitivos sobre a Integração Corpo-Mente-Instrumento na Arte Musical: Avaliação da Percepção por Profissionais, Acadêmicos e Estudantes de Música no Brasil. 2017. 368 f. Tese (Doutoramento em Ciências da Educação) – Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro, Vila Real, 2017.

CROSS, I. Music as a social and cognitive process. In: REBUSCHAT, P.; ROHMEIER, M.; HAWKINS, J. A.; CROSS, I. (Ed.). Language and Music as Cognitive Systems. Cambridge: Oxford University Press, 2012. p. 315-328.

DAL BELLO, M. P. Os Saberes Pedagógicos como Pressupostos da Docência em Música. In: BAPTISTA, A. M. H.; HUMMES, J. M.; DAL BELLO, M. P. (Org.). Arte & Educação: o diálogo essencial. São Paulo: Big Time, 2017. p. 33-49.

FISCHER, C. J. Arte (Música) e Educação: o diálogo necessário. In: BAPTISTA, A. M. H.; HUMMES, J. M.; DAL BELLO, M. P. (Org.). Arte & Educação: o diálogo essencial. São Paulo: Big Time, 2017. p. 109-121.

______. Culturas e Memórias: Paralelos entre a Linguagem e a Música. In: BAPTISTA, A. M. H.; TAVARES, M. (Org.). Culturas, Identidades e Narrativas. São Paulo: Big Time, 2014a. p. 51-71.

______. Interdisciplinaridade e Música: reflexões e possibilidades. Revista da Fundarte, Montenegro, RS, ano 14, n. 28, p. 116-135, jul./dez. 2014b.

______. Tempo-Memória na Música: a Percepção na Educação Musical. In: BAPTISTA, A. M. H.; ROGGERO, R.; MAFRA, J. (Org.). Tempo-Memória: Perspectivas em Educação. São Paulo: Big Time, 2015. p. 57-69.

______. Voz Cantada no Contexto Sócio-Cultural, Artístico e Educacional: problemas e reflexões. 2004. 156 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura) – Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2004.

GALLWEY, T. W. The Inner Game of Tennis: The Classic Guide to the Mental Side of Peak Performance. New York: Random House Publishing Group, 2010.

GARDNER, H. Multiple Intelligences: New Horizons. New York: Basic Books, 2006.

GREEN, B. The Inner Game of Music: By Barry Green (with W. Timothy Gallwey). New York: Doubleday, 1986.

HALLAM, S.; CROSS, I.; THAUT, M. (Ed.). Oxford Handbook of Music Psychology. Oxford: Oxford University Press, 2009

HILL, J. Kamayura flute music: A study of music as meta-communication. Ethnomusicology, v. 23, n. 3, p. 417-432, 1979.

HORGAN, J. A mente desconhecida: Por que a ciência não consegue replicar, medicar e explicar o cérebro humano. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

LEEDS, J. The Power of Sound: How to manage your personal soundscape for a Vital, Productive, & Healthy Life. Rochester/Vermont: Healing Arts Press, 2001.

MAGNANI, S. Expressão e Comunicação na Linguagem da Música. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1989.

MARETT, A. Songs, Dreamings, and Ghosts: the Wangga of North Australia. Middletown, CT: Wesleyan University Press, 2005.

OSTDIEK, J. Music, A Language We Can all Understand: Joel Ostdiek at TEDxUND. Publicado em: 27 fev. 2014. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=UYBiTZykLUY&feature=youtu.be>. Acesso em: 1 abr. 2016.

REID, C. L. Voice: Psyche and Soma. New York: Joseph Patelson Music House, 1982.

SHAFER, M. O Ouvido Pensante. São Paulo: Editora Unesp, 1992.

SNYDER, B. Music and Memory: an introduction. Cambridge: Massachusetts: The MIT Press, 2000.

STARER, Robert. Rhythmic Training. Milwaukee: MCA Publishing, 1969.

Downloads

Publicado

20.12.2017

Como Citar

fischer, catarina justus. (2017). PERCEPÇÃO MUSICAL E VOCAL: PROBLEMAS E REFLEXÕES. Revista Da FUNDARTE, 34(34), 45–63. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/460

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.