LABORATÓRIO DE EXPERIÊNCIAS CONVIVIAIS: DA PESQUISA EM TEATRO AOS QUINTAIS DA CIDADE

Autores

  • Marcia Berselli Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Natália Perosa Soldera Université Laval (UL - Canadá).

Palavras-chave:

Práticas de Criação Cênica, Experiência docente, Intervenções Cênicas.

Resumo

O presente artigo discute possibilidades de horizontalidade e flexibilização de lideranças em práticas de criação cênica. As questões apresentadas se originam de articulações entre estudos realizados em pesquisa de mestrado e em experiência docente das autoras e a criação de Os Quintais de Porto Alegre, um circuito de intervenções cênicas realizado em prédios históricos da cidade de Porto Alegre no ano de 2015. 

Biografia do Autor

Marcia Berselli, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professora do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Maria.

Natália Perosa Soldera, Université Laval (UL - Canadá).

Doutoranda na Université Laval (UL).

Referências

ALBRIGHT, Ann Cooper. Caindo na memória. In: Tempos de memória: vestígios, ressonâncias e mutações. Organização Marta Isaacsson (Coordenação); Clóvis Dias Massa; Mirna Spritzer; Suzane Weber da Silva. Editora AGE: Porto Alegre, 2013, p. 49-67.

BERSELLI, Marcia. Processo de criação do ator: a busca pela organicidade a partir do contato. 2014. 207 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.

DUBATTI, Jorge. Cartografía Teatral: introducción al Teatro Comparado. Buenos Aires: Atuel, 2008.

ISAACSSON, Marta. Cena multimídia, poéticas tecnológicas e efeitos intermediais. In: PEREIRA, A., ISAACSSON, M. e TORRES, W. L. (orgs.). Cena, Corpo e Dramaturgia: entre tradição e contemporaneidade. Rio de Janeiro: Pão e Rosas, 2012, p. 85 - 99.

MUNDIM, Ana Carolina. A composição em tempo real: um lugar de convívio artístico, político e afetivo. In: Dramaturgia do corpo-espaço e territorialidade: uma experiência de pesquisa em dança contemporânea. Uberlândia: Composer, 2012, p. 99/117.

RYNGAERT, Jean-Pierre. Jogar, representar: práticas dramáticas e formação. [Tradução de Cássia Raquel da Silveira]. São Paulo: Cosac Naify, 2009.

SOLDERA, Natália. O processo de composição da cena a partir da noção de intermedialidade. 2015. 189 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.

SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. São Paulo: Perspectiva, 1989.

WORTH, L.; POYNOR, H. Anna Halprin. London: Routledge performance pratictioners, 2004, 196 p.

Downloads

Publicado

20.12.2017

Como Citar

Berselli, M., & Perosa Soldera, N. (2017). LABORATÓRIO DE EXPERIÊNCIAS CONVIVIAIS: DA PESQUISA EM TEATRO AOS QUINTAIS DA CIDADE. Revista Da FUNDARTE, 34(34), 64–77. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/453

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)