Interdisciplinaridades artísticas
Keywords:
Pluridisciplinaridade, transdisciplinaridade, disciplinaridadeAbstract
Este artigo foi publicado com o mesmo título em Santana, Arão Paranaguá de (coord.), Visões da Ilha: apontamentos sobre teatro e educação (São Luís: UFMA, 2003), pp. 115-20. Comunicação homônima foi apresentada em São Luís (MA) durante o III Encontro Humanístico/Colóquio Teatro e Contemporaneidade da Universidade Federal do Maranhão em agosto de 2002. A numeração das páginas desta palestra segue a numeração da publicação de São Luís. Por isso alguns parágrafos ou frases foram reformatados para seguir a numeração da publicação mencionada e facilitar a citação, caso necessário. Este artigo/palestra/aula utiliza trechos de outra comunicação, ‘performanceS’ (2002), publicada nos Anais do VIII Congresso Internacional da ABRALIC, CD-ROM (Belo Horizonte, 2002), S41 – C9.pdf e posteriormente em Carreira, Villar, Grammont, Ravetti e Rojo (2003).
References
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Ascott, Roy, ‘Arte emergente: interativa, tecnoética, e úmida’, trad. Cléria Maria Costa, Anais do 1 Encontro Internacional de Arte e Tecnologia (Brasília: Universidade de Brasília, 1999), pp.19-29
Barthes, Roland, Image-Music-Text, trad. Stephen Heath (Nova York: Hill and Wang, 1977)
Butler, Judith, Gender Trouble (Londres e Nova York: Routledge, 1990)
Campbell, Patrick, ed., Analysing Performance: A Critical Reader (Manchester e Nova York: Manchester University Press, 1996)
Carlson, Marvin, Performance: A Critical Introduction (Londres e Nova York: Routledge, 1996)
Engler, Balz, ‘Postdisciplinarity’, in Language and Literature Today (Brasília: Universidade de Brasília, 1996), pp. 852-9
Fazenda, Ivani Catarina Arantes, Interdisciplinaridade: um projeto em parceria (São Paulo: Loyola, 1991)
Higgins, Dick, A Dialectics of Centuries (Nova York e Barton: Printed Editions, 1978)
Japiassu, Hilton, Interdisciplinaridade e patologia do saber (Rio de Janeiro: Imago, 1976)
Orthoff, Geraldo, Tradição e inovação, especialização e interdisciplinaridade no ensino das artes (Brasília: Editora D., 1994)
Villar, Fernando Pinheiro, ‘performanceS’, Anais do VIII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada (ABRALIC), Belo Horizonte, julho 2002, CD-ROM, arq. S41-C9.pdf [Nota para palestra: e em Carreira, André; Villar, Fernando Pinheiro; Grammont, Guiomar de; Ravetti, Graziela e Rojo, Sara, Mediações performáticas latino-americanas (Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2003), pp. 71-80]
Queiroz, Fernando Antonio Pinheiro Villar de, ‘Will All the World Become a Stage? The Big Opera Mundi of La Fura dels Baus’, Romance Quarterly, 46.4, (1999), pp. 248-54
______________, ‘Artistic Interdisciplinarity and La Fura dels Baus (1979-1989)’, tese de PHD, defendida e aprovada em 08 de janeiro de 2001, Senate House, University of London (2001).
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.