QUEERENTENA

NARRATIVES OF THE SELF AND EDUCATIONAL AFFECTATIONS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v67i67.1748

Keywords:

Pandemic; Queer art; Education.

Abstract

This article set out to investigate the educational affects mobilized by the virtual exhibition "Queerentena", at the Museum of Sexual Diversity in São Paulo (2020), in the gap between visual productions and narratives of the self. The "Queerentena" exhibition, bringing together visual artists and performers, sought to reflect on deeply unsettling works around looking and thinking about oneself in the period of confinement in a pandemic context. By analyzing 4 works from this exhibition, the text establishes a poetic narrative as a constitutive effect of the provocations pursued by the exhibition and presents flashes of thought as a reverberation of the visibilities it mobilized.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Robson Guedes da Silva, Universidade Federal da Paraíba - UFPB, João Pessoa/PB, Brasil

Professor Adjunto do Departamento de Metodologia da Educação, no Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba (DME/CE-UFPB), atuando junto a área de Didática. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGEdu-UFPE), atuando junto a linha de pesquisa em Subjetividades Coletivas, Movimentos Sociais e Educação Popular. Líder do Laboratório de Educação, Processos de Subjetivação e Sexualidades (ELÃ-UFPB/CNPq). Coordenador do Observatório LGBTQIAPN+ da UFPB (PROEX-UFPB). Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Especialista em Educação para a Sexualidade pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Pesquisa nas temáticas: didática, corpo e performance, teoria queer e práticas de educação para sexualidade. Além da experiência de ensino e extensão nas áreas de didática, gênero e sexualidades, e formação inicial/continuada de professores na Educação Básica.

References

AGAMBEN, Giorgio. Nudez. Tradução de Davi Pessoa Carneiro. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.

AGAMBEN, Giorgio et al (Orgs.). Sopa de wuhan. Madri: ASPO, 2020.

BLANCHOT, Maurice. A conversa infinita II: a experiência limite. São Paulo: Escuta, 2007.

BUTLER, Judith. Corpos em aliança e a política das ruas: notas para uma teoria performativa de assembleia. Tradução de Fernanda Siqueira Miguens. 5ª ed. - Rio de Janeiro: civilização Brasileira, 2023.

BUTLER, Judith. El capitalismo tiene sus limites. In: AGAMBEN, Giorgio et al (Orgs.). Sopa de wuhan. Madri: ASPO, 2020.

BUTLER, Judith. Os sentidos do sujeito. Coordenação de tradução de Carla Rodrigues. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2021.

BUTLER, Judith. Problemas de Gênero: feminismo e subversão da identidade. Tradução: Renato Aguiar. 8. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015.

BUTLER, Judith. Que mundo é esse? Uma fenomenologia pandêmica. Coordenação de tradução de Carla Rodrigues. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2022.

BUTLER, Judith. Vida precária: os poderes do luto e da violência. Tradução de Andreas Lieber. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Que emoção! Que emoção? São Paulo: Ed. 34, 2016.

HARAWAY, Donna. O manifesto das espécies companheiras: cachorros, pessoas e alteridade significativa. Tradução de Pê Moreira. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2021.

LE BRETON, David. A sociologia do corpo. Tradução de Sonia Fuhrmann. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2012.

MIRZOEFF, Nicholas. O direito a olhar. Revista ETD - Educação Temática Digital, v. 18, n. 4, p. 745–768, 2016.

OLIVEIRA, Thiago Ranniery Moreira de. No meio do mundo, aquendar a metodologia: notas para queerizar a pesquisa em currículo. Práxis Educativa, v. 11, n. 2, p. 332–356, 2017.

PRECIADO, Paul B. Dysphoria mundi: o som do mundo desmoronando. Tradução de Eliana Aguiar. Rio de Janeiro: Zahar, 2023.

PRECIADO, Paul B. Eu sou o monstro que vos fala: relatório para uma academia de psicanalistas. Tradução de Carla Rodrigues. Rio de Janeiro: Zahar, 2022.

PRECIADO, Paul B. Testo Junkie: sexo, drogas e biopolítica na era farmacopornográfica. São Paulo: N-1 edições, 2018.

REINAUDO, Franco; PROVAZI, Bruna. Queerentena. São Paulo: Museu da Diversidade Sexual, 2020.

SILVA, Robson Guedes da. Formação docente na pandemia: reverberações narrativas e afetações didático-curriculares. Revista Cocar, n. 17, p. 01-17, 2023.

SILVA, Robson Guedes da. Performance, Encenação e Paródias: os saberes queer e os modos de uso drag nas narrativas de Márcia Pantera. Revista Brasileira de Estudos da Presença, v. 14, n. 2, 2024.

Published

01/12/2025

How to Cite

Silva, R. G. da. (2025). QUEERENTENA : NARRATIVES OF THE SELF AND EDUCATIONAL AFFECTATIONS. Revista Da FUNDARTE, 67(67), e1748. https://doi.org/10.19179/rdf.v67i67.1748