DANÇA E ANCESTRALIDADE EM UM PROCESSO DE CRIAÇÃO COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA COMUNIDADE

Authors

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v60i60.1448

Keywords:

Dance, Ancestry, Process of creation

Abstract

This paper proposes a discussion from the perspective of art and education about how a process of creation in dance with a group of children and teenagers can enable the production of knowledge in meetings with the community as part of a multicultural proposal. That way, the children and teenagers are subjects of knowledge and doing and their cultural heritage tells stories that rework and affirm the pursuit of their citizenship, integrating values of Afro-Brazilian ancestry referenced within the community. Art and education are seen as in between places of producing knowledge in which the body, dance and ancestry act as powerful factors in the training of young artists.

Author Biographies

Giuliana Rocha da Rocha, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS, RS/Brasil

É professora de dança e diretora do Projeto de arte educação De Onde Nós Viemos de  Porto Alegre-Rs e Licenciada em Dança (UERGS). É artista pesquisadora, trabalha com dança, arte educação, improvisação em dança e danças urbanas.

 

Kátia Salib Deffaci, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS/RS, Brasil

Doutora em Educação (FE/Unicamp), com estágio de pesquisa realizado junto ao Early Childhood Research Centre/Roehampton University - London/UK. Mestra em Artes Cênicas (PPGAC/Ufrgs), licenciada em Pedagogia (Claretiano) e bacharel e licenciada em Dança (Unicamp). Atualmente é professora da Graduação em Dança: Licenciatura da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs/ 2013-), onde atua na formação de professores para educação básica com criação em dança e análise do movimento; práticas pedagógicas e estágios. 

References

REFERÊNCIAS

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília, 2019.

BRANDÃO, Ana Paula (Coord.). Saberes e Fazeres: modos de ver. v. 1. Rio de Janeiro: Fundação Roberto Marinho, 2006.

BRANDÃO, Ana Paula (Coord.). Saberes e Fazeres: modos de interagir. v. 1. Rio de Janeiro: Fundação Roberto Marinho, 2006.

DOMENICI, Eloisa; MACHADO, Lara; RODRIGUES, Éder (org.). Editorial - Corpo , Poética e Ancestralidade. Cadernos do GIPE-CIT – No. 42, dezembro, 2019.1. Salvador(BA): UFBA/PPGAC Disponível em: http://www.ppgac.tea.ufba.br/wpcontent/uploads/2019/09/cad_gipe_cit-42.pdf

FERNANDES, Ciane. O corpo em movimento: O sistema Laban/ Bartenieff na formação e pesquisa em artes cênicas. 2 ed. São Paulo, 2006.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra,1996.

ICLE, Gilberto. Pedagogia da Arte: Entre-Lugares da Escola. 2º v. Editora da UFRGS: Porto Alegre, 2012.

JACOB, Mingo. Método básico de percussão: universo rítmico. São Paulo: Irmãos Vitale, 2003.

MACHADO, Lara Rodrigues. Danças no jogo da construção poética. Natal: Jovens Escribas, 2017.

MACHADO, Lara Rodrigues. O jogo da construção poética: processo criativo em dança. 2008. 174 p. Tese (doutorado) - UNICAMP, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608421.

MEYER, Marlyse. Caminhos do Imaginário no Brasil. 2 ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2001.

PEIXOTO, Norberto.Os orixás e os ciclos da vida. Porto Alegre: Edições Besouro Box Ltda, 2017.

RODRIGUES,Graziela. Bailarino-pesquisador-intérprete: processos de formação. Rio de Janeiro: FUNARTE,1998.

SANTOS, Inaicyra Falcão dos. Da tradição africana brasileira a uma proposta pluricultural de dança-arte-educação. 1996. 220 p. Tese (Doutorado)- Faculdade Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1996.

SANTOS, Inaicyra Falcão dos. Corpo e ancestralidade: uma proposta pluricultural de dança- arte- educação. 2ed. São Paulo: Terceira Margem, 2006.

SANTOS, Inaicyra Falcão dos. Corpo e Ancestralidade: Tradição e Criação nas Artes Cênicas. Rebento: Revista das Artes do Espetáculo, v. 6, p. 99-113, 2017.

SILVA, Luciane. Corpo em Diáspora: Colonialidade, pedagogia de dança e técnica Germaine Acogny. São Paulo: UNICAMP, 2017.

SILVA, Ariadne Paz da. Nadir, Inaicyra e Amélia : mulheres negras, artistas, pesquisadoras, professoras, autoras e suas contribuições teóricas para o campo da dança. 2021. 110 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, UFRGS, Porto Alegre, 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/219187

SILVA SALES, S.; MACHADO, L. R. Danças, Poéticas E Os Saberes Corporificados. Arte da Cena (Art on Stage), Goiânia, v. 6, n. 2, p. 494–514, 2020. DOI: 10.5216/ac.v6i2.65093. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/65093. DOI: https://doi.org/10.5216/ac.v6i2.65093

TRINDADE, Azoilda Loretto da. Fragmentos de um discurso sobre afetividade. In: BRANDÃO, Ana Paula (Coord.). Saberes e Fazeres: modos de ver. v. 1. Rio de Janeiro: Fundação Roberto Marinho, 2006.

Published

08/08/2024

How to Cite

Rocha da Rocha, G., & Salib Deffaci, K. (2024). DANÇA E ANCESTRALIDADE EM UM PROCESSO DE CRIAÇÃO COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA COMUNIDADE. Revista Da FUNDARTE, 60(60), e1448. https://doi.org/10.19179/rdf.v60i60.1448

Issue

Section

Dossiê Artes, Comunidades e Educação- ARTIGO

Similar Articles

<< < 20 21 22 23 24 25 26 27 28 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.