PROJETO TEATRO DO OPRIMIDO NA COMUNIDADE NOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO E AUTOFORMAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v58i58.1353Keywords:
Autoformação. Pesquisa. Extensão e ComunidadeAbstract
The work presents part of the research report developed within the scope of the Arts Center of the Federal University of Pelotas - UFPel, entitled “The Theater of the Oppressed by Augusto Boal in the processes of Formation and self-formation.” Its main objective was to identify aspects of the Theater of the Oppressed in the Community-TOCO Extension Project, which contributed to the training and self-training of theater teachers and other subjects involved with the project in the communities. At the end of the research project, we obtained reflective material prepared in articles and conclusion works of the Theater-Licenciatura Course at UFPel, where students who participated in the Extension Project and research, discussed the formative and self-training possibilities of the Theater of the Oppressed
References
BARROS, Graziele Soares. A educação problematizadora de Paulo Freire e o ensino de teatro na escola Raphael Brusque. Trabalho de Conclusão do Curso de Teatro Licenciatura / Centro de Artes / Universidade Federal de Pelotas. 2014. https://wp.ufpel.edu.br/teatro/files/2015/12/TCC_Graziele_Soares_de_Barros_Vers%C3%A3o_Final.pdf Acessado em: 01de setembro de 2023.
DOMINICÉ, Pierre. Biografização e Mundialização: Dois desafios contraditórios e complementares. In: PASSEGGI, Maria da Conceição; SOUZA, Elizeu Clementino de.(Org). (Auto) biografia: formação, territórios e saberes. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo: PAULUS, 2008.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
LAGO, Lara Leivas. Reflexões sobre o processo de (auto)formação de uma Atriz- Licencianda em Teatro. Trabalho de Conclusão do Curso de Teatro Licenciatura / Centro de Artes / Universidade Federal de Pelotas. 2015. https://wp.ufpel.edu.br/teatro/trabalhos-de-conclusao/2015-2/ Acessado em: 01 de setembro de 2023.
LAPOINTE, Serge. Encontro de si em História de vida: o aporte das histórias de vida na formação em “sentidos e projeto de vida. In: VICENTINI, Paula P. ABRAÃO, Maria Helena Menna Barreto(orgs.) Sentidos, Potencialidades e usos da (Auto) biografia. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.
NÓVOA, A. Percursos de formação e de transformação. Portugal: Porto Editora, 1995.
SOARES Jr. Santos, Célio. Teatro do Oprimido na Comunidade: Á práxis em dois bairros periféricos da cidade de Pelotas. Trabalho de Conclusão do Curso de Teatro Licenciatura / Centro de Artes / Universidade Federal de Pelotas 2011. https://wp.ufpel.edu.br/teatro/files/2015/12/TCC_FINAL.pdf Acessado em 01 de setembro de 2023.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 FABIANE DA SILVEIRA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.