PROJETO TEATRO DO OPRIMIDO NA COMUNIDADE NOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO E AUTOFORMAÇÃO

Authors

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v58i58.1353

Keywords:

Autoformação. Pesquisa. Extensão e Comunidade

Abstract

The work presents part of the research report developed within the scope of the Arts Center of the Federal University of Pelotas - UFPel, entitled “The Theater of the Oppressed by Augusto Boal in the processes of Formation and self-formation.” Its main objective was to identify aspects of the Theater of the Oppressed in the Community-TOCO Extension Project, which contributed to the training and self-training of theater teachers and other subjects involved with the project in the communities. At the end of the research project, we obtained reflective material prepared in articles and conclusion works of the Theater-Licenciatura Course at UFPel, where students who participated in the Extension Project and research, discussed the formative and self-training possibilities of the Theater of the Oppressed

 

Author Biography

Fabiane Da Silveira, Universidade federal de Pelotas - UFPel, Pelotas, RS/Brasil

Pesquisadora e professora Associado III da Universidade Federal de Pelotas (UFPel ) está lotada no Centro de Artes desta Instituição. Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Artística pela UFPel (1994). Especialização em Educação pela Universidade Católica de Pelotas(1996), Mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos(2007) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas(2011). É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Teatro, Educação e Práxis Social. Atuou nos anos 90 até 2005 como atriz e diretora de Teatro. Foi coordenadora por 10 anos (1995-2005) do Projeto Teatro Universitário da UFPel. Foi Pró-Reitora de Graduação da UFPel de janeiro a dezembro de 2013 e Pró-Reitora de Assuntos Estudantis da UFPel de janeiro a dezembro de 2021. Foi coordenadora do PIBID/CAPES Teatro- UFPel e em 2015 foi Gestora de Projetos Educacionais do PIBID/CAPES/UFPel. Presidiu a Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas (Biênio 2017-2019). Seção Sindical do ANDES-SN. É coordenadora desde 2010 do Projeto de Extensão "Teatro do Oprimido na Comunidade"- TOCO. Seus principais projetos de pesquisa enfocam os seguintes temas: Pedagogia Teatral, estudos da obra de Paulo Freire e Augusto Boal.

References

BARROS, Graziele Soares. A educação problematizadora de Paulo Freire e o ensino de teatro na escola Raphael Brusque. Trabalho de Conclusão do Curso de Teatro Licenciatura / Centro de Artes / Universidade Federal de Pelotas. 2014. https://wp.ufpel.edu.br/teatro/files/2015/12/TCC_Graziele_Soares_de_Barros_Vers%C3%A3o_Final.pdf Acessado em: 01de setembro de 2023.

DOMINICÉ, Pierre. Biografização e Mundialização: Dois desafios contraditórios e complementares. In: PASSEGGI, Maria da Conceição; SOUZA, Elizeu Clementino de.(Org). (Auto) biografia: formação, territórios e saberes. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo: PAULUS, 2008.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

LAGO, Lara Leivas. Reflexões sobre o processo de (auto)formação de uma Atriz- Licencianda em Teatro. Trabalho de Conclusão do Curso de Teatro Licenciatura / Centro de Artes / Universidade Federal de Pelotas. 2015. https://wp.ufpel.edu.br/teatro/trabalhos-de-conclusao/2015-2/ Acessado em: 01 de setembro de 2023.

LAPOINTE, Serge. Encontro de si em História de vida: o aporte das histórias de vida na formação em “sentidos e projeto de vida. In: VICENTINI, Paula P. ABRAÃO, Maria Helena Menna Barreto(orgs.) Sentidos, Potencialidades e usos da (Auto) biografia. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.

NÓVOA, A. Percursos de formação e de transformação. Portugal: Porto Editora, 1995.

SOARES Jr. Santos, Célio. Teatro do Oprimido na Comunidade: Á práxis em dois bairros periféricos da cidade de Pelotas. Trabalho de Conclusão do Curso de Teatro Licenciatura / Centro de Artes / Universidade Federal de Pelotas 2011. https://wp.ufpel.edu.br/teatro/files/2015/12/TCC_FINAL.pdf Acessado em 01 de setembro de 2023.

Published

25/03/2024

How to Cite

Da Silveira, F. (2024). PROJETO TEATRO DO OPRIMIDO NA COMUNIDADE NOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO E AUTOFORMAÇÃO. Revista Da FUNDARTE, 58(58), e1353. https://doi.org/10.19179/rdf.v58i58.1353

Issue

Section

Relato de Experiência

Similar Articles

<< < 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.